quinta-feira, 2 de maio de 2013

Pioneira da ciberarte no Brasil palestra no Museu da Gravura





Pioneira da ciberarte no Brasil palestra no Museu da Gravura

O crescente uso de tecnologias desperta diferentes sentimentos por todo o tipo de parafernália eletrônica. Uma mescla de medo e fascinação, afeto, r elações políticas e sociais que criam um vínculo entre homens e máquinas. Essas questões, as principais pesquisas de ponta da atualidade da ciberarte e a história da arte robótica serão alguns dos temas da palestra da artista e pesquisadora Diana Domingues que acontece, no dia 3 de maio, no Museu da Gravura da Cidade de Curitiba. O evento faz parte da contrapartida da exposição“Ensina-me a Te Amar”, do artista Jack Holmer, que foi selecionada pelo Edital de Ocupação de Espaços de Exposições dos Museus da Fundação Cultural.

Pioneira da ciberarte no Brasil e uma das maiores autoridades sobre o assunto no mundo, Diana Domingues tem como linhas de pesquisa a arte e as novas mídias, ciberarte, interfaces e interatividade, criações litográficas híbridas, cibercultura e meios digitais, arte e tecnociência. Em Curitiba, a Fundadora e Diretora do Laboratório de Pesquisa em Arte e TecnoCiência – LART traçará um paralelo entre o trabalho desenvolvido por Jack Holmer e as relevantes produções da ciberarte da atualidade e se aprofundará em temas como a expansão sensorial e perceptiva por dispositivos de interação, comportamento evolutivo e software art.
Sobre a exposição – Aberta ao público até o dia 19 de maio, a mostra “Ensina-me a Te Amar” é dividida em três salas e tem como principal trabalho dois robôs desenvolvidos por Jack que têm a capacidade de retribuir o carinho que recebem a partir de estímulos de som, luz e toque. A exposição também é formada por duas instalações interativas. A obra “Seres de Luz” é composta por um painel com centenas de Tamagochis que podem ser acionados pelo público. Usando conceitos de biologia, a obra “Planetárias” reproduz a genética das planárias e simula o ciclo reprodutivo desses vermes. Os quatro monitores instalados na sala funcionam como aquários, e o público presente poderá participar do processo de reprodução dos seres virtuais alimentando as diferentes planárias com simples comando de um mouse.

Serviço
Palestra com Diana Domingues
Data: 3 de maio
Horário: 19h
Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba
Ingresso: gratuito