sexta-feira, 1 de maio de 2015

Exposição fotográfica ‘Retratadxs pelo Feminismo’ integra atividades do Colóquio Mulher e Sociedade

 
Valéria Becher, participante do coletivo feminista Mais que Amélias, fotografada por Elaine Schmitt

A coleção de fotos produzida pela jornalista e fotógrafa Elaine Schmitt, é a principal atividade cultural que irá compor o Colóquio Mulher e Sociedade de 2015. Produzido pelo Grupo de Pesquisa Jornalismo e Gênero, o Colóquio acontece desde 2012 e procura incorporar em sua programação atividades culturais além dos painéis e apresentações de trabalhos acadêmicos.
 
 
Elaine conta que a coleção de fotos “Retratadxs pelo Feminismo” foi uma iniciativa sua para divulgar os trabalhos do Coletivo Feminista Mais que Amélia, de União da Vitória, que costuma fazer palestras e debates em escolas mas procurava uma forma diferente de chegar ao público.
Os participantes do Coletivo posaram para os 34 retratos individualmente ou em grupo.
A fotógrafa relata que o processo produtivo contou com muita colaboração e espontaneidade dos modelos. “Com ajuda de várias pessoas, levei um refletor e em umas duas horas eu tirei todas as fotos. O pessoal chegava e eu perguntava como eles queriam posar, alguns até tiravam a roupa”.
 
A colaboração dos participantes do Coletivo também foi fundamental para a produção da exposição. “Conseguimos imprimir em papel couché e colamos em cartolina preta, tudo por conta própria. Ficou um trabalho mais artesanal”, conta Elaine.
Além das fotografias, cada pessoa que se dispôs a ser retratado escolheu uma frase que definiria o porquê de ser adepto da causa feminista. As frases foram inseridas por Elaine nas próprias fotografias, junto com efeitos visuais coloridos que remetem a técnica de aquarela.


Primeiras impressões
Uma das organizadoras do Colóquio Mulher e Sociedade, Karina Janz Woitowicz, conferiu as fotografias e adianta suas impressões sobre a exposição. “Penso que se trata de uma proposta interessante promovida pelo coletivo feminista Mais que Amélias ao trazer retratos de pessoas que se reconhecem como feministas e propõem fortalecer a luta pela igualdade de gênero”, comenta. 
Karina também ressalta a contribuição da iniciativa cultural para o evento. “A participação das pessoas fotografadas no processo de composição das imagens é uma forma criativa de trazer mensagens que caminham do individual para o coletivo. Assim, a contribuição da exposição ao Colóquio está relacionada ao princípio da igualdade de gênero que pauta os painéis, com experiências e reflexões voltadas ao tema das políticas públicas”. 
 
A estudante do primeiro ano de Jornalismo, Gabriela Clair, também participa da organização do Colóquio e pôde ter uma prévia das fotos que estarão expostas durante o evento: “A exposição de fotos da Elaine é maravilhosa e mostra a visão pessoal da autora - e das pessoas que colaboraram - em relação ao feminismo. A linguagem corporal dos artistas é fascinante. Vale muito a pena conferir, é um modo muito legal de passar o real significado do feminismo”, relata Gabriela.
A série fotográfica “Retratadxs pelo Feminismo” está exposta no Espaço Cultural do Espaço Cultural da Câmara Municipal de Ponta Grossa. As 34 fotografias também podem ser conferidas na integra no site da fotógrafa: elaineschmitt.com.






 
 Escrito por Mariana Fraga
Compartilhado do Portal Comunitário Ponta Grossa
 

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1º de Maio dia de lembrar nossos heróis esquecidos pela mídia.

Triste morar em um País onde "criam-se" falsos heróis e os verdadeiros que por iniciativa de poucos acabam sendo imortalizados em outros Países aqui não são nem lembrados.

Compartilho da Revista Isto é a matéria sobre Aracy esta que deveria ser exaltada homenageada no lugar de falsos heróis que viveram no armário ou que nos enchem de vergonha pelo uso de drogas lutando como se fossem animais em uma rinha .....

Uma heroína quase esquecida
A fascinante história de Aracy Guimarães rosa, uma brasileira que ajudou a salvar dezenas de judeus do nazismo e foi colocada por Israel no mesmo patamar de mitos como Oskar Schindler

Por CLÁUDIO CAMARGO E HUGO STUDART


ACERVO DA FAMÍLIA TESS
PRÊMIO 
Em 1985, Aracy vê seu nome no Jardim dos Justos. Ao lado, o diploma do Museu do Holocausto
Dona Aracy está prestes a completar 100 anos. Mora com o filho único Eduardo e a nora Beatriz num apartamento no bairro dos Jardins, em São Paulo. Ela já não anda e não reconhece ninguém, à exceção do filho, vez por outra. Sofre do mal de Alzheimer. Sob os cabelos completamente embranquecidos, brilham olhos faiscantes. Um sorriso maroto, intermitente, brota de seu rosto, resgatando de maneira tênue a energia da mulher corajosa, determinada e inteligente que ela foi no passado. E, acima de tudo, discreta. Tão discreta que poucos conhecem a sua fascinante história.
Paranaense de Rio Negro, filha de pai brasileiro e mãe alemã, separada do primeiro marido, Johannes Edward Ludwig Tess, numa época em que o casamento era sagrado, Aracy Moebius de Carvalho mudou-se para a Alemanha em 1934 para morar com uma tia e com o filho Eduardo, então com cinco anos. Fluente em alemão, francês e inglês, encontrou trabalho no consulado brasileiro em Hamburgo, como chefe do setor de vistos. Chocada com a perseguição aos judeus promovida pelo nazismo, Aracy resolveu ignorar as determinações do Itamaraty para impedir a entrada dos "semitas" no Brasil e ajudou a conceder vistos a dezenas deles, talvez uma centena. Em 1938, o diplomata João Guimarães Rosa, que depois se tornaria um dos maiores escritores brasileiros, foi nomeado cônsul-adjunto em Hamburgo. Ele teve pleno conhecimento da "transgressão" de Aracy e lhe deu apoio. Casaram-se em 1940. Viveram em Hamburgo, sob bombardeios da RAF (Royal Air Force), até voltarem ao Brasil, em 1942. Grande sertão: veredas, de 1956, obra-prima da literatura brasileira, foi dedicado a Aracy, carinhosamente chamada de "Ara" por Guimarães Rosa. Dedicado, não; dado: "A Aracy, minha mulher, Ara, pertence esse livro".
HORROR O trabalho de Aracy evitou que muitos judeus tivessem o mesmo destino de milhões de vítimas dos campos de extermínio nazistas
A solidariedade do casal a perseguidos não se limitou à época do nazismo. Em 1964, eles ajudaram o jornalista e crítico literário Franklin de Oliveira a se exilar. Em 1968, quando as trevas do AI-5 desabaram sobre o País, Aracy, já viúva, escondeu em sua casa no Rio de Janeiro o cantor e compositor Geraldo Vandré, perseguido pela repressão política. Pelo seu trabalho em Hamburgo, em 1983 Aracy de Carvalho Guimarães Rosa foi incluída entre os quase 22 mil nomes que estão no Jardim dos Justos, no Museu do Holocausto, em Jerusalém. Tratase de uma homenagem e um reconhecimento que o Estado de Israel presta aos góim (não-judeus) que ajudaram judeus a escapar do genocídio. Entre os mais famosos estão o empresário alemão Oskar Schindler - que inspirou o filme A lista de Schindler, de Steven Spielberg - e o diplomata sueco Raoul Wallenberg. Apenas outro brasileiro, o embaixador Luiz de Souza Dantas (1876-1954), recebeu a mesma honraria, em 2003. "Discreta, sem jamais ter caído na tentação de se promover por ter sido quem foi, Aracy paga hoje o preço do esquecimento", diz o historiador e escritor René Daniel Decol, empenhado no resgate dessa personagem. "Até sua influência sobre o escritor tem sido negligenciada pela crítica, pelos historiadores da literatura e pela mídia."
Segundo a Concise Encyclopedia of the Holocaust, editada pela International School for Holocaust Studies, Yad Vashem, Aracy começou a ajudar os judeus depois do progrom ocorrido na noite de 9 de novembro de 1938, que ficaria conhecido como Kristallnacht - Noite dos Cristais. Naquela noite, hordas nazistas na Alemanha e na Áustria atacaram e destruíram sinagogas, residências e estabelecimentos comerciais judaicos, matando cerca de 90 pessoas, marcando o início da repressão aos judeus que terminaria na "solução final", o extermínio puro e simples. Apesar de ter um filho pequeno e a mãe que dependia dela, Aracy não se intimidou. "Minha mãe achava aquilo tudo injusto, ignorou a determinação do Itamaraty e, com a maior discrição, continuou a preparar os processos de vistos para judeus, à revelia de seus superiores", disse a ISTOÉ o advogado Eduardo de Carvalho Tess, filho de Aracy. Para tanto, ela contou com a cumplicidade de um funcionário da polícia de Hamburgo, que emitia passaportes para judeus sem o infame "J" vermelho que os identificava como tais. Isso viabilizava a emissão de vistos para eles, que passavam por europeus. "Depois, ela enfiava os vistos no meio da papelada que despachava com o cônsul-geral, que os assinava sem ver", diz Tess.
clandestinamente o carro do serviço consular para transportar judeus que se escondiam em sua casa e em casas de amigos e para distribuir entre eles alimentos que ela desviava da cota que o consulado recebia - na época da guerra, a Alemanha vivia sob racionamento. "Muitas vezes, ela transportou judeus no porta-malas do carro do consulado. Eu me lembro que era um Opel Olympia alemão. Chegou a levar uma pessoa até a Dinamarca", diz o filho. Personalidade forte, Aracy não se intimidava quando era parada pela Gestapo. Pelo menos uma vez, enfrentou os policiais de dedo em riste, desconcertando-os com seu alemão impecável. "Minha mãe exibia muita segurança e autoridade, os alemães respeitavam a autoridade."
FOTOS: WELLINGTON CEQUEIRA/AG. ISTOÉ
LONGEVIDADE 
Aos 100 anos, Aracy vive com o filho, Eduardo, e a nora, Beatriz
FOTOS: ACERVO DA FAMÍLIA TESS
TEMPOS SOMBRIOS 
Aracy e Guimarães Rosa em Hamburgo, em 1938, quando ele a ajudava a dar vistos a judeus perseguidos
Testemunhos de judeus que foram salvos por Aracy contam que ela os acompanhava até o camarote do navio para assegurar proteção diplomática e, muitas vezes, levava as jóias, bens e dinheiro dos refugiados em sua bolsa para evitar que fossem confiscados pela polícia nazista. Uma delas é Maria Margareth Bertel Levy, que também está prestes a completar 100 anos e, por problemas de saúde, já não pode mais falar. Em 2006, contudo, ela gravou um depoimento ao historiador René Decol: "Aracy me levou pessoalmente ao navio, usando seu passaporte diplomático." Margareth talvez seja a última das pessoas salvas por Aracy ainda viva. "Pelas informações que tenho, minha mãe deve ter salvo, no total, cerca de 100 pessoas", calcula Tess. Uma das poucas vezes que Aracy falou sobre si foi em 1983, quando recebeu a homenagem do Estado de Israel: "Nunca tive medo, quem tinha medo era o Joãozinho (o escritor Guimarães Rosa). Ele dizia que eu exagerava, mas não se metia muito e me deixava ir fazendo", disse Aracy ao Jornal do Brasil.
Aracy atuou espremida entre o nazismo alemão e o Estado Novo de Getúlio Vargas, no contexto maior de uma era que o filósofo britânico Isaiah Berlin definiu como "a mais terrível da história". O Brasil atravessava tempos de racismo e xenofobia. Desde 1921, sucessivos governos vinham criando barreiras à entrada dos "apátridas" da Primeira Guerra Mundial, em especial aos judeus russos fugidos da Revolução Bolchevique de 1917, tratados num documento oficial como "semitas indesejáveis para compor a população brasileira". Em 1933, Adolf Hitler tomou o poder na Alemanha e começou a perseguir judeus, ciganos, homossexuais, liberais, socialistas e comunistas. No Brasil, a Assembléia Constituinte de 1934 discutiu abertamente políticas de "branqueamento", a eugenia estava em alta, o assunto da hora era o "perigo amarelo" (os japoneses) e nossas elites acreditavam na relação entre a etnia e a ética. Chegou-se a discutir a proibição à imigração de japoneses e negros, mas logo essa aberração foi substituída por cotas de imigração, que privilegiavam alemães, portugueses e suecos. Em 1935, Hitler criou as Leis de Nuremberg contra os judeus e começou a avançar sobre o Leste Europeu. Aumentou então a fuga de judeus para as Américas. De início, eles entravam no Brasil na cota de alemães e austríacos. O Itamaraty reagiu com a Circular Secreta 1127, de 1937, restringindo a entrada de todos os "semitas".
As embaixadas brasileiras na Europa tinham ordens expressas do Itamaraty para não conceder vistos a judeus. As representações mais duras foram as da Alemanha, onde o embaixador Cyro de Freitas Vale era um germanófilo, anti-semita e simpatizante assumido do nazismo, e da Itália, onde o encarregado de negócios, Jorge Latour, também era um anti-semita agressivo. O chefe de Aracy, o cônsul-geral do Brasil em Hamburgo, Joaquim de Souza Ribeiro, não era anti-semita, mas um diplomata disciplinado. Dificultava ao máximo a concessão de vistos a judeus para não desagradar ao embaixador e ao governo. "Eram raríssimos os funcionários do Itamaraty que ajudavam os judeus", diz a professora da USP Maria Luiza Tucci Carneiro, autora de O anti-semitismo na era Vargas. "Se a Aracy facilitou, o fez correndo perigo."
ACERVO DA FAMÍLIA TESS
EFICIÊNCIA 
Aracy era uma diplomata meticulosa, que se preocupava em anotar detalhes do trabalho
De volta ao Brasil, ela se dedicou inteiramente a colaborar com a atividade literária do marido. Mas ainda voltaria a desafiar o arbítrio. O escritor Franklin de Oliveira relata no prefácio de 1992 de Grande sertão: veredas, que em 1964, quando começou a caça às bruxas, Aracy e Guimarães Rosa quiseram que ele fosse se esconder na casa deles. A oferta foi recusada, e então eles organizaram uma lista de embaixadas nas quais o escritor pudesse buscar asilo. Em 1968, pouco depois de ter se tornado viúva, Aracy participava de reuniões de intelectuais que se opunham à ditadura militar no País. No dia 13 de dezembro, quando o regime baixou o AI-5, um dos artistas caçados pela polícia encontrou guarida no apartamento de Aracy no Posto 6, Arpoador, com vista para o Forte de Copacabana. Era o compositor Geraldo Vandré, autor de Pra não dizer que não falei das flores. "Do apartamento, ele podia ver a movimentação de soldados e policiais na rua", diz Tess.
Aquela senhora centenária, quase esquecida num apartamento dos Jardins, não se lembra de mais nada disso. Reservada, no passado ela pouco falou de sua epopéia, que veio à luz através dos depoimentos de alguns de seus protegidos - quase todos mortos.

Duas pesquisadoras brasileiras, Adriana Jacobsen e Soraia Vilela, neste momento estão na Alemanha investigando a história de Aracy e de Guimarães Rosa naqueles tempos de trevas para produzir um documentário de longa-metragem. Talvez assim seja possível às novas gerações saber que um dia existiu uma brasileira chamada Aracy Guimarães Rosa, conhecida entre os judeus como "o anjo de Hamburgo".

Hoje assisti o filme documentário no canal Arte 1, que bom ter meios de comunicação para não deixar esquecer e difundir nossos verdadeiros heróis e heroínas como é o caso de Dona Aracy. Confesso que chorei diversas vezes em ver os tristes relatos e ao mesmo tempo saber que a mídia cria falsos heróis para um povo que continua "massa de manobra" de uma mídia consumista e pobre de reconhecimento que não tem a preocupação de mudar nosso País para melhor .....