quinta-feira, 28 de maio de 2015

Museu Guido Viaro abre exposição de desenhos de Jair Mendes

 
 
O Museu Guido Viaro abre nesta sexta-feira, dia 28 de maio, às 19 horas, a exposição Novos Desenhos do artista Vicente Jair Mendes. A mostra com 32 desenhos feitos entre 2014 e 2015 e outros 20 desenhos produzidos em 1981 para o filme “Cerco da Lapa”, de Valêncio Xavier.

 
Com uma longa carreira artística, Jair, como é conhecido, tem uma obra consistente, com extremo vigor nas formas e traços.  Com mais de 30 exposições individuais em Curitiba e uma centena realizadas em outras cidades do Brasil, Argentina, México, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Itália, França, fez estágios no Centro Georges Pompideau, em Paris, e na Academia de Brera, em Milão, em 1980.
Para o crítico português Rodrigues Vaz, a pintura de Jair emociona.  “Estas obras rigorosas, às vezes de forma maciça e pesadas, quase herméticas, são interessante lição esotérica, acabando por nos deixar em profundo sentimento de poder e de rigor interior”, disse.
Sobre a exposição Carmela e o Lobisomen, Valêncio Xavier escreveu:  “A bem sucedida via-sacra de um amor bem sucedido por um pintor que, no apogeu da juventude de sua arte, pode se dar ao luxo de jogar nas telas toda a liberdade de seu pensamento. E não é isso que exigimos de um artista, que ponha em sua obra toda a liberdade do pensar e do sentir?”
 
 
O professor e crítico Fernando Bini lembra que Jair Mendes sempre se recusou a aderir a abstração informal, certamente não por comodismo de estar integrado nas correntes figurativas, mas por sua ideologia em relação ao seu próprio trabalho plástico. Já Nilza Procopiack ressalta que tanto no desenho como na pintura de Jair Mendes se fazem presentes os três requisitos básicos de um verdadeiro artista; o conhecimento da história da arte e do uso histórico dos materiais e o domínio no uso destes mesmos materiais.
A exposição Novos Desenhos estará aberta ao público até o dia 27 de junho de 2015, com visitas de terça-feira a sábado das 14 às 18 horas. A entrada é franca. O Museu Guido Viaro fica na Rua XV de Novembro, 1348, em frente à reitoria da UFPR.
 

Exposição "Massacre 29 de abril" no Espaço Cultural da Câmara.


 
 
Exposição “Massacre 29 de abril: gás, tiro e bomba contra os professores do Paraná".
A Mostra de fotografias acontece  a partir do dia 29 de maio até o dia 5 de junho no hall da Câmara Municipal de Ponta Grossa onde funciona o Espaço Cultural.

O responsável pela exposição é o Professor Rafael Schoenherr, do departamento de Jornalismo da UEPG.

Serão expostas fotografias de alguns participantes do projeto de extensão Lente Quente, projeto de fotojornalismo da UEPG. Os alunos que terão obras expostas são: José Gabriel Tramontin, Pedro Estevam Guimarães, Angelo Rocha, Victor Ribas, Rodrigo Menegat, André Lopes.

A exposição fotográfica retrata o massacre ocorrido no dia 29 de abril deste ano, quando professores de todo o Estado foram à Assembleia Legislativa do Paraná protestar contra o projeto que lhes retirava o fundo previdenciário. Durante o protesto, a Polícia Militar do Paraná usou de força desproporcional contra os professores, jogando bombas de efeito moral, tiros de bala de borracha, e muito gás lacrimogêneo e de pimenta. Esta ação resultou em mais de 200 feridos, e agravou a crise política vivida pelo governo.

O projeto Lente Quente esteve presente e registrou detalhes do massacre que entrou para a história como um dos capítulos mais tristes da política paranaense, e agora pretende expor em espaços públicos o trabalho realizado para que jamais se esqueça esta data.
José Gabriel Tramontin
Também foi realizado um documentário sobre o tema 'Massacre 29 de abril".

 
EXPOSIÇÃO  "MASSACRE 29 DE ABRIL"
projeto de extensão Lente Quente, fotojornalismo da UEPG.

Abertura dia 29 de maio
A Exposição ficará aberta ao público até dia 05 de junho

Espaço Cultural da Câmara Municipal de Ponta Grossa
Horário das 13 às 19 horas.

Av. Visc. de Taunai, 880 - Ronda, Ponta Grossa
Fone (42) 3220-7100