segunda-feira, 5 de agosto de 2013

XXXIII COLÓQUIO DO COMITÊ BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA ARTE


  
A ARTE E SUAS INSTITUIÇÕES

Rio de janeiro, 23 a 27 de setembro de 2013


Segunda-feira 23/09 
  Credenciamento a partir das 14h00
   
  16h00
  Conferências de abertura
   
  Ulrich Grossman (Presidente do CIHA)
  Institutions for Art – Art for Institutions
   
  Peter Schneemann (Universidade de Berna/CIHA)
  Beholder and Public – Between Abstract Art Historical Reference and Target Group
   
  19h00
  Lançamento de livros
Coquetel de confraternização
   
   
  Terça-feira 24/09 - manhã
   
  Mesa-redonda 1 | (9h00 – 10h45)
Formas de exibição: lugares e estratégias (I)
   
  9h00-9h15:
  Elisa de Souza Martinez  (UnB/CBHA)
  Rembrandt e seu gabinete: naturalia e exotismo
   
  9h15-9h30:
  Jens Baumgarten (UNIFESP/CBHA)
  A re-apropriação da arte colonial entre o local e o global: Brasil e Filipinas
   
  9h30-9h45:
  Letícia Squeff (UNIFESP/CBHA)
  Exposições de arte no Brasil: modos de interpretação
   
  9h45-10h00:
  Ana Maria Tavares Cavalcanti (UFRJ/CBHA)
  Crítica de arte e originalidade artística nos Salões de Paris (1861, 1882 e 1899)
   
  10h00-10h15:
  Roberto Conduru (UERJ/CBHA)
  Brasil: terra de mágicos?
   
  
10h15-10h45:
  Debate
   
  10h45-11h00:
  Café
   
   
  Mesa-redonda 2 | (11h00 – 12h30)
Formas de exibição: lugares e estratégias (II)
   
  11h00-11h15:
  Vera Siqueira (UERJ/CBHA)
  Wanda Pimentel e o circuito expositivo brasileiro
   
  11h15-11h30:
  Almerinda da Silva Lopes (UFES/CBHA)
  A Arte Experimental e Política de Paulo Herkenhoff
   
  11h30-11h45:
  Marco Pasqualini (UFU/CBHA)
  A Galeria Whitechapel e a internacionalização da arte brasileira: duas exposições
   
  11h45-12h00:
  Nara Cristina Santos (UFSM/CBHA)
  Arte Contemporânea: exibição/disponibilização em redes colaborativas/telemáticas
   
  12h00-12h30:
  Debate
   
   
  Terça-feira 24/09 - tarde
   
  Mesa-redonda 3 | (14h00 – 15h45)
Crítica e curadoria: construções de sentido
   
  14h00-14h15:
  Bianca Knaak (UFRGS/CBHA)
  Construções de sentidos em curadorias de acervos artísticos institucionais
   
  14h15-14h30:
  Helouise Costa (MAC/USP e CBHA)
  A fotografia moderna no Brasil: do fotoclubismo ao sistema de arte
   
  14h30-14h45:
  Claudia Valladão de Mattos (Unicamp/CBHA)
  Hileia Amazônica no MASP: Arte e Ecologia na década de 70 no Brasil
   
  14h45-15h00:
  Marília Andrés Ribeiro (UFMG/CBHA)
  A crítica institucional e a estética da existência
   
  15h00-15h15:
  Ana Maria Albani de Carvalho (UFRGS/CBHA)
  Curadoria e potencialidade crítica na arte pós-autônoma
   
  15h15-15h45:
  Debate
   
  15h45 – 16h00:
  Café
   
   
  Mesa-redonda 4 | (16h00 – 17h30)
Mestres e artistas: práticas, formação e ensino (I)
   
  16h00-16h15:
  Ângela Brandão (UNIFESP/CBHA)
  Sobreposição de tarefas: uma leitura do Dicionário de Judith Martins
   
  16h15-16h30:
  Elaine Dias (UNIFESP/CBHA)
  Le Breton entre Humboldt e Bachelier: referências para o ensino artístico brasileiro
   
  16h30-16h45:
  Raquel Quinet Pífano (UFJF/CBHA)
  Felix da Costa e a Defesa da Nobreza da Pintura
   
  16h45-17h00:
  Sonia Gomes Pereira (UFRJ/CBHA)
  Paisagem e Academia: Agostinho José da Mota
   
  17h00-17h30:
  Debate
   
   
  Terça-feira 24/09 - noite
   
  18h00 – 20h00
  Apresentação presencial de pôsteres
   
   
  Quarta-feira 25/09 - manhã
  

  Mesa-redonda 5 | (9h00 – 10h30)
Narrativas e interpretações: inclusões e exclusões(I)
   
  9h00-9h15:
  Cybele Vidal Neto Fernandes (UFRJ/CBHA)
  As estratégias da arte nas celebrações luso-brasileiras
   
  9h15-9h30:
  Maraliz Christo (UFJF/CBHA)
  A Revolução Francesa no Chile e a pintura histórica de Raymond Monvoisin
   
  9h30-9h45:
  Paulo Knauss (UFF/CBHA)
  Índios no salão: Louis Rochet e a escultura etnográfica entre a França e o Brasil
   
  9h45-10h00:
  Mirian Nogueira Seraphim (IFMT/CBHA)
  Por uma cronologia das Artes Plásticas no Brasil do Dezenovevinte
   
  10h00-10h30:
  Debate
   
  10h30-11h00:
  Café
   
   
  Mesa-redonda 6 | (11h00 – 12h30)
Imagens da arte e interpretações do passado (I)
   
  11h00-11h15:
  Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho (CBHA)
  O programa escultórico da Catedral de Salvador – igreja do antigo Real Colégio da Bahia
   
  11h15-11h30:
  Maria Elizia Borges (UFG/CBHA)
  Aspectos do revival egípcio e classicista na arte funerária brasileira
   
  11h30-11h45:
  José Augusto Costa Avancini (UFRGS/CBHA)
  As Pinacotecas Municipais de Porto Alegre: A cidade na pintura de paisagem
   
  11h45-12h00:
  Renato Palumbo Dória (UFU/CBHA)
  Retratos à Margem: imagens invisíveis da arte no Brasil
   
  12h00-12h30:
  Debate
   
   
  Quarta-feira 25/09 - tarde
   
  Mesa-redonda 7 | (14h00 – 15h45)
Inventários, coleções e arquivos
   
  14h00-14h15:
  Maria Inez Turazzi (IPHAN/CBHA)
  Entre negociações e disputas: a doação da coleção Geyer ao patrimônio público
   
  14h15-14h30:
  Neiva Maria Fonseca Bohns (UFPel/CBHA)
  A vitrine invisível. Um estudo sobre o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo
   
  14h30-14h45:
  Mônica Zielinsky (UFRGS/CBHA)
  História da arte como instituição e como arquivo. A pintura de Marilice Corona
   
  14h45-15h00:
  Sandra Makowiecky (UDESC/CBHA)
  Experiências intermitentes: arquivos, inventários e coleções em Santa Catarina
   
  15h00-15h15:
  Maria do Carmo Freitas Veneroso (UFMG/CBHA)
  Livros de artista: seu lugar de produção e difusão no campo da arte contemporânea
   
  15h15-15h45:
  Debate
   
  15h45 – 16h00:
  Café
   
   
  Mesa-redonda 8 | (16h00 – 17h30)
Mestres e artistas: práticas, formação e ensino (II)
   
  16h00-16h15:
  Adalgisa Arantes Campos (UFMG/CBHA)
  Aprendizagem artística, pintura colonial mineira, pintores coloniais
   
  16h15-16h30:
  Luiz Alberto Ribeiro Freire (UFBA/CBHA)
  As maquinetas dos Humildes como representação do universo religioso feminino
   
  16h30-16h45:
  Ana Mae Barbosa (USP/CBHA)
  Cecília Meireles e o Ensino da Arte: o cinema e a educação infantil
   
  16h45-17h00:
  Angela Ancora da Luz (UFRJ/CBHA)
  O ateliê de Bandeira de Mello. Lugar de memória, de práticas e formação de mestres
   
  17h00-17h30:
  Debate
   
   
  Quarta-feira 25/09 - noite
   
  18h00 – 20h00
  Conferências
   
  Glória Ferreira (UFRJ)
  A querela da abstração e a formação dos museus de arte moderna no Brasil, anos 40
   
  Silvia Dolinko (Instituto Torquato de Tella)
  El Instituto Di Tella y su programa de modernización cultural y experimentación artística en Buenos Aires en los años sesenta. Devenir de un proyecto institucional y actualidad de un archivo
   
  
Jantar por adesão
   
   
  Quinta-feira 26/09 - manhã
   
  Mesa-redonda 9 | (9h00 – 10h45)
Instituições, fronteiras e marginalidade
   
  9h00-9h15:
  Paula Ramos (UFRGS/CBHA)
  MAC-RS: 21 anos de algumas conquistas, muitas crises e permanentes indefinições
   
  9h15-9h30:
  Sílvia Miranda Meira(USP/CBHA)
  A reflexão crítica como estratégia e proposição da Jovem Arte Contemporânea no MAC da USP nos anos 60
   
  9h30-9h45:
  Dária Jaremtchuk (USP/CBHA)
  CONTRABIENAL: exposição impressa ou manifesto político?
   
  9h45-10h00:
  Emerson Dionísio Gomes de Oliveira (UnB/CBHA)
  O público como instituição: interdependência e criação na arte contemporânea
   
  10h00-10h15:
  Maria Angélica Melendi (UFMG/CBHA)
  Ocorrências de arte contemporânea na natureza habitada
   
  10h15-10h45:
  Debate
   
  10h45-11h00:
  Café
   
   
  
Mesa-redonda 10 | (11h00 – 12h30)
Narrativas e interpretações: inclusões e exclusões(II)
   
  11h00-11h15:
  Marize Malta (UFRJ/CBHA) 
  A trivialidade da arte em casa: a coleção artística do Museu Casa de Rui Barbosa
   
  11h15-11h30:
  Ana Gonçalves Magalhães (MAC/USP e CBHA)
  Bienal de São Paulo/MAM: Revisitando a Constituição de um Acervo Modernista
   
  11h30-11h45:
  Felipe Soeiro Chaimovich (FAAP)
  Os museus de arte moderna e o conceito de moderno
   
  11h45-12h00:
  
Rosana Pereira de Freitas (UFRJ/CBHA)
  Orientalismo de vanguarda
   
  12h00-12h30:
  Debate
   
   
  Quinta-feira 26/09 - tarde
   
  Mesa-redonda 11 | (14h00 – 15h45)
Crítica e curadoria: construções de sentido
   
  14h00-14h15:
  Ana Paula Nascimento (Pinacoteca do Estado de São Paulo/CBHA)
  A contribuição editorial de Virgílio Maurício no jornal Gazeta de Notícias em 1923
   
  14h15-14h30:
  Maria Lúcia Bastos Kern (PUC/RS e CBHA)
  A Revista Martín Fierro e o projeto de arte moderna
   
  14h30-14h45:
  Maria Luisa Luz Távora (UFRJ/CBHA)
  A Gravura Informal no RESUMO - JB (1963-1972)
   
  14h45-15h00:
  Maria de Fátima Morethy Couto (Unicamp/CBHA)
  Rejeições ao pop: arte e crítica na América Latina dos anos 1960
   
  15h00-15h30:
  Debate
   
  15h30 – 16h00:
  Café
   
   
  Mesa-redonda 12 | (16h00 – 18h00)
Imagens da arte e interpretações do passado (II)
   
  16h00-16h15:
  Sheila Cabo Geraldo (UERJ/CBHA)
  Transversalização da arte e da história
   
  16h15-16h30:
  Ângela Maria Grando Bezerra (UFES/CBHA)
  Persistência do passado na arte presente de Bill Viola
   
  16h30-16h45:
  Paulo Silveira (UFRGS/CBHA)
  Reavaliando um insucesso de Ulises Carrión: o caso “O roubo do ano”
   
  16h45-17h00:
  Stéphane Huchet (UFMG/CBHA)
  Os três passados/clichês de Vik Muniz: a participação, a iconografia e o artista
   
  17h00-17h30:
  Debate
   
   
  Quinta-feira 26/09 - noite
  

  Conferências de encerramento | (18h00 – 20h00)
   
  Chantal Georgel (Institut National d’Histoire de l’art)
  O papel das coleções particulares na história das instituições museais na França
   
  Philipe Sénéchal (Institut National d’Histoire de l’art)
  Publier ce que l'on vend : le marchand d'art ancien et son réseau scientifique
   
   
  Sexta-feira 27/09 - manhã
   
  Assembleia do CBHA | (09h30-12h00)

EXPOSIÇÃO "AGOSTO AZUL"



AGOSTO AZUL - EXPOSIÇÃO DE TELAS COLETIVA 

Acontece nesta terça feira dia 13 de agosto de 2013 às 20h no Espaço Cultural do SESI PONTA GROSSA  a Exposição Coletiva Agosto Azul. O evento está inserido na programação do movimento criado em Ponta Grossa pela Rotariana Elizabeth Silveira Schmidt em parceria com todos os Rotarys de Ponta Grossa para alertar os homens para a necessidade de cuidar mais de sua saúde. Exames simples podem fazer a diferença em seu futuro, algumas doenças entre elas o câncer de próstata podem ser facilmente tratadas quando descobertas no início e o tratamento tem maior chance de cura neste estágio.
Participam desta exposição 12 artistas com telas em tons de azuis criando uma atmosfera mais alegre ao tema deste movimento mas sem procurar atingir o foco que é a prevenção da saúde masculina.