quarta-feira, 12 de julho de 2017

Museu Guido Viário abre Exposição "RESILIÊNCIA" da Artista Adelina Nishiyama.

Adelina Takako Nishiyama inaugura dia 13 de julho às 19 horas, sua Exposição Pinturas "RESILIÊNCIA"  no Museu Guido Viaro, Curitiba, Paraná. 
A Curadoria de quase 70 obras tem a assinatura de Edilson Viriato e ocupa seis salas do Museu.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, close-up

A arte foi o terapeuta na superação da perda. Não nasci resiliente, tento aplicar as regras básicas da resiliência para melhorar como ser humano e resistir às intempéries involuntárias. 
Frequento perto de 20 anos o Atelier CACEV, e cursei a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UFPR.

Minha gratidão a Curador desta Mostra Edilson Viriato, para mim ele costura o resultado pictórico do artista, dando forma e poesia aos fragmentos da produção.

Teremos uma pequena apresentação do Grupo Taiko de Okinawa

A Exposição estará aberta de 13/07/2017 a 05/08/2017 no horÁrio de funcionamento do Museu.


Nenhum texto alternativo automático disponível.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Exposição "MOJE BABUSZKI" de Eloir Jr. no Aeroporto Afonso Pena.


Crédito: Lex Kozlik

A Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais, em parceria com a Infraero, realiza nesta quarta-feira 05/07, a exposição de Artes Visuais ”Moje Babuszki” no Aeroporto Afonso Pena. A mostra que já foi vista com grande sucesso na Casa da Cultura Polonesa Pe. Karol Dworaczek na Colônia Murici está em itinerância cultural e busca despertar o interesse na cultura e na arte da pintura de bonecas de encaixar através das obras do artista plástico Eloir Jr.

Babuszki em madeira


“Moje Babuszki”, que em polonês significa “Minhas Babuchkas” e carinhosamente “minhas vovozinhas”, é uma coletânea lúdica e sacra, com muita influência eslava, onde o artista expressa seu icônico e preferido tema pictórico através das tradicionais bonecas de encaixar, e neste processo surgem referências as grandes atrizes, lendas e demais personalidades que interagem também com santos católicos em cenários paranistas.  
Os bidimensionais de Eloir Jr. exteriorizam a riqueza cultural das milenares Ucrânia e Polônia, e seus personagens incorporam esta figuração geométrica em harmonia com gralhas azuis, pinhões, araucárias e lambrequins, remetendo a gênese da colonização paranaense.   

Matriochka Maria do Ingá

Crédito: Carla Schwab 
Sobre o artista:
Nascido em Curitiba-PR, Eloir Jr. é Artista Plástico e curador, pós-graduado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e graduado pela Universidade Tuiuti do Paraná. Colunista cultural do Sztuka Kuritiba e Arte&Cultura Paranaense da Revista Paulista.
Expõe profissionalmente seus trabalhos artísticos em mostras individuais, coletivas e salões de arte desde 1997 com participações em algumas edições da Casa Cor Paraná, e obtendo 12 premiações durante este período. Suas obras estão em coleções de acervos nacionais, internacionais e livros de arte e cultura.  
Em 2010 representou com suas pinturas o Estado do Paraná na cidade francesa de Vaire-Sur-Marne, em 2013 participou de exposição no Carrousel Du Louvre em Paris e em 2016 na Biblioteca Pública de Nova Iorque.
Há 20 anos é estudioso das etnias européias que imigraram e colonizaram a terra Paranaense, com enfoque principal na cultura eslava da Polônia e Ucrânia, onde não só expressa a pintura sobre tela, como também o artesanato cultural destes países.
Seu trabalho é alegre, colorido e resgata as memórias culturais trazidas pelos diversos povos. Inspirando-se nos folclores polonês e ucraniano, o artista consegue demonstrar a convivência harmoniosa das etnias com os ícones paranaenses como a gralha azul, araucárias e pinhões.

SERVIÇO:
Exposição de Arte: “MOJE BABUSZKI”
Local: Aeroporto Internacional Afonso Pena
Av. Rocha Pombo, 2730 – Águas Belas
São José dos Pinhais – PR                        
Abertura da exposição: 05/07 às 10h
Período expositivo: até 30/07/2017
Entrada: Gratuita

Classificação: Aberto a todos os públicos