terça-feira, 20 de agosto de 2013

Abaixo assinado pede cancelamento da Bienal de Arte Contemporânea na Rússia


Protesto contra leis antigay pede cancelamento de mostra na Rússia



Já tem mil assinaturas um abaixo-assinado on-line que pede o cancelamento da Manifesta, tradicional bienal itinerante de arte contemporânea.
Marcada para junho do ano que vem em São Petersburgo, a exposição recebe apelos da comunidade artística internacional para mudar de país num protesto contra as leis antigay sancionadas pelo presidente Vladimir Putin.
Entre as medidas criticadas está a proibição da adoção de crianças nascidas na Rússia por casais gays no país e no resto do mundo e uma lei que autoriza a prisão de turistas gays ou suspeitos de serem homossexuais ou simpatizantes.
Criada pelo artista e curador irlandês Noel Kelly, o abaixo-assinado foi postado no site Change.org há quatro dias. "É importante mandar uma mensagem ao governo russo de que leis draconianas como essas não serão toleradas", diz o texto da petição.
Realizada em Limburg, na Bélgica, no ano passado, a Manifesta chegará no ano que vem à décima edição, já tendo passado por Murcia, na Espanha, Trentino-Alto Adige, na Itália, Nicósia, San Sebastián, na Espanha, Frankfurt, Liubliana, Luxemburgo e Roterdã.