quinta-feira, 21 de agosto de 2025

EXPOSIÇÃO DESNUDAS OBRAS DE ADALICE ARAÚJO.

MUSEU CAMPOS GERAIS - PONTA GROSSA 

Aconteceu hoje dia 21 de agosto no Museu Campos Gerais em Ponta Grossa o vernissage da Exposição DESNUDAS, são obras da Artista e Crítica de Arte, Ponta-grossense  Adalice Araújo.

 

       A poetisa, professora, artista plástica, crítica de arte, historiadora e tantas outras profissões que podemos qualificá-la, nasceu em 1931 em Ponta Grossa e faleceu em 2012 em Curitiba e sem dúvida é uma das maiores críticas e referências da História da Arte do Paraná e quem sabe do Brasil.

Na reportagem para o portal ARede, Orlando conta que foi mais uma revelação sobre as muitas camadas de Adalice. "Ela foi a principal crítica de arte do estado do Paraná, que curiosamente, se revela agora como uma artista. Ela era uma mulher com muita densidade, muita cultura e muito carinho, acima de tudo, pela própria arte", afirma o curador.

O achado das obras foi uma revelação de grande valor para Orlando. "Sou amigo do sobrinho e afilhado de Adalice, que herdou o apartamento, pois o filho dela faleceu. Ele achou um pacote fechado atrás de um armário com desenhos absolutamente inéditos dela e me deixou com o inventário". Orlando conta que, após refletir sobre o que seria possível fazer com as obras, tomou frente com o projeto da exposição. "Quis apresentar a Adalice desconhecida como a artista que era. Se chama Desnuda exatamente porque mostra Adalice desnudada pela obra e apresentada como criadora. E será apresentado pela primeira vez em Ponta Grossa, onde ela nasceu. Pouca gente sabe disso!", diz o fotógrafo.

Reveja a matéria na integra neste link: 

https://arede.info/ponta-grossa/588848/museu-campos-gerais-sedia-exposicao-desnuda-que-revela-adalice-araujo-como-artista


O Curador da Mostra Orlando Azevedo durante sua fala na abertura da Exposição.

 Apesar de sua trajetória maravilhosa como Crítica de Arte e ser uma referência na História da Arte em nossa Cidade quase não é reconhecida, por isso é louvável este resgate histórico de suas obras e de sua história que fará parte de uma itinerância por diversos Museus do nosso Estado.


Nesta fotografia podemos ver o depósito de mate e fábrica dos Pais de Adalice no centro de Ponta Grossa onde funcionou muitos anos depois a famosa danceteria Mágic, um Espaço que merecia ser adquirido e transformado em Museu Adalice Araújo pela importância desta ilustre filha dos Campos Gerais.



Nesta fotografia Eu, Celso Parubocz, o Curador Orlando Azevedo e os irmãos, Beto, Jacinta e José Manoel, sobrinhos de Adalice, herdeiros de seu acervo.

Em 1975, por iniciativa da professora Adalice Araújo (foto) e o apoio do professor Temístocles Linhares, então Diretor do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Paraná, é criado o Departamento de Artes com os cursos de Comunicação Visual, Desenho Industrial e Educação Artística. O Departamento, entretanto, só será instalado, efetivamente, em 1980. Neste período, seus cursos ficam sob responsabilidade do Departamento de Filosofia.

adalice

Com a reforma do currículo mínimo, por iniciativa do Ministério da Educação, em 1987, os cursos de Comunicação Visual e Desenho Industrial são agrupados em um novo curso, denominado então de Desenho Industrial, com duração de cinco anos e com duas habilitações: Programação Visual e Projeto de Produto. Posteriormente, em consequência de decisão tomada nacionalmente pelos profissionais da área, o curso de Desenho Industrial é rebatizado de Curso de Design e suas duas habilitações passam a se chamar Design Gráfico e Design de Produto. No ano 2000, o curso deixa o Departamento de Artes para constituir o Departamento de Design.


 
O Reitor Miguel Sanches Neto esteve presente e fez questão de ressaltar a importância desta Exposição inédita e do trabalho de todos que não mediram esforços para realizá-la.

Adalice foi indicada e recebeu muitos prêmios entre eles, o Prêmio Mário de Andrade da Associação Brasileira dos Críticos de Arte, Adalice é um ícone e deixou um legado maravilhoso através de seu trabalho incansável no segmento de Artes.


Durante sua fala o Diretor do Museu Campos Gerais - UEPG, Niltonci Chaves, falou da  importância de trazer está exposição e inclui-la na programação que celebra os 75 anos do museu.

Em 2013 Paulo José da Costa fez esta bela homenagem e nos brindou com algumas fotografias maravilhosas de Adalice e sua Família, vale a pena conhecer.

Esta Exposição com obras inéditas que foram encontradas pelos herdeiros quando faziam a mudança do acervo de Adalice após seu falecimento. Adalice gostava de ser conhecida como Crítica de Arte e pelo seu senso crítico não gostava de mostrar sua obras e poucas pessoas conheciam este lado Artista dela.

. Adalice Araújo morreu antes finalizar a sua mais importante obra o Dicionário das Artes Plásticas do Paraná, cujos volumes 1 e 2 já foram lançados, esperamos ansiosos que um dia os outros volumes possam fazer parte destes dois primeiros volumes, contando a história de tantos e tantos artistas do nosso Estado.

Após sua morte recebeu diversas homenagens inclusive tendo sido inaugurado a Sala Adalice Araújo em sua homenagem no hall da Superintendência do Estado da Cultura.



http://www.artepg.com.br/2013/10/belissima-homenagem-de-paulo-jose-costa.html

Para maiores informações sobre a Exposição no Musue Campos Gerais: