domingo, 22 de dezembro de 2013

Artistas nacionais expõem obras inéditas de cerâmica em Curitiba


Evento ocorre até o dia 30 de março de 2014, na Casa Andrade Muricy.
Exposição reúne 56 obras contemporâneas de 30 artistas brasileiros.

Do G1 PR
Comente agora
Obra 'Tensão Escultural' foi a primeira colocada na seleção oficial do evento (Foto: Andrey Zignnatto/ Divulgação)Obra 'Tensão Escultural' foi a primeira colocada na
seleção oficial do evento (Foto: Andrey Zignnatto/
Divulgação)
Trinta ceramistas de todo o Brasil foram selecionados para participar do 4º Salão Nacional de Cerâmica, que ocorre na Casa Andrade Muricy, em Curitiba, até o dia 30 de março de 2014. O evento reúne 56 obras que mostram a produção contemporânea da cerâmica. A entrada é gratuita. 
Ao todo, 200 artistas de todo o país se inscreveram para participar da seleção oficial. Ponta Grossa está representada pelo Artista escultor Eduardo Luiz de Freitas (https://www.facebook.com/profile.php?id=100001775951599&ref=ts&fref=ts).  Os dois primeiros lugares, além de participarem da exposição, receberam um prêmio em dinheiro de R$ 10 mil e R$ 5 mil. O artista Andrey Zignnatto, de São Paulo, foi o primeiro colocado. A obra do paulista, chamada de Tensão Escultural, mostra peças semelhantes a um grande tijolo. "Eu vi casos de pessoas achando que era de borracha. Na verdade é a cerâmica do tijolo mesmo. Interessante é justamente este estranhamento", disse o artista.
O segundo lugar ficou com a porto-alegrense Alexandra Eckert. A obra da ceramista reúne vários livros com um coração de porcelana dentro deles. Segundo Alessandra, a ideia é mostrar que precisamos ficar em silêncio para ouvir o que o coração tem a dizer. "Não temos mais tempo para gente, a gente só tem tempo para correria, para o trabalho", complementou Alessandra.
  •  
Artistas nacionais expõem obras inéditas de cerâmica em Curitiba (Foto: Marcello Kawase / Divulgação )Artistas nacionais expõem obras inéditas de cerâmica 
(Foto: Marcello Kawase / Divulgação )
Esta edição do 4º Salão Nacional de Cerâmica apresenta algumas novidades. O Salão não será mais divido em categorias, o que justifica o número menor de participantes. Além disso, o público vai pode ver a exposição das obras de duas artistas convidadas, a Curitiba Lirdi Jorge e a boliviana Norma Grinberg.
Ações paralelas
Para divulgar o 4º Salão Nacional de Cerâmica, duas ações paralelas estão acontecendo em Curitiba. No Museu Oscar Niemeyer (MON), 4 mil flores brancas de cerâmica estão fixadas no gramado próximo ao espelho d’ água. A intervenção vai ficar até o dia 20 de janeiro de 2014.
No Museu Alfredo Andersen (MAA), entrou em cartaz na quinta-feira (19), a exposição “Retrospectiva dos Premiados dos Salões de Cerâmica”. A mostra reúne os trabalhos premiados de 25 artistas que participaram dos salões entre os anos de 1980 e 2012.
Serviço:
4º Salão Nacional de Cerâmica
Local: Casa Andrade Muricy
Endereço: Alameda Dr. Muricy, 915, Centro - Curitiba
Data e horário: até 30 de março de 2014 (terça a sexta-feira, das 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 10 às 16h)
Entrada gratuita
Intervenção das 4 mil flores de cerâmica
Local: Museu Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico - Curitiba
Data: até 20 de janeiro de 2014
Exposição Retrospectiva dos Premiados dos Salões de Cerâmica
Local: Museu Alfredo Andersen
Endereço: Rua Mateus Leme, 336, São Francisco - Curitiba
Data e horário: até 30 de março de 2014 (terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados e domingos, das 10h às 16h)
Entrada gratuita