domingo, 17 de novembro de 2013

Roubaram a Mona Lisa?

Será que os nazistas roubaram a Mona Lisa?


O conto extraordinário dos ladrões nazistas que acreditavam ter escondido a pintura mais famosa do mundo, em uma mina de sal alpino.
Mona Lisa do Louvre original e cópia
Você consegue identificar o original? Uma das muitas cópias de da Vinci Mona Lisa está alojado no Museu do Prado de Madrid. Aparece o original do lado esquerdo.Fotografia: Jean-Pierre Muller-Javier Sorian / AFP / Getty Images
Com a recente descoberta em Munique de € 1 bilhão (£ 860m) no valor de arte saqueadas pelos nazistas , e o próximo lançamento de um longa-metragem, estrelado por George Clooney, com base nas façanhas dos Monuments Men , é um momento oportuno para saber como somos afortunados com tanta arte que sobreviveu à Segunda Guerra Mundial . A  divisão nazista de roubo de arte  tinha ERR
(Einsatzstab Reichsleiter Rosenberg), esta foi responsável pelo roubo de cerca de 5 milhões de obras: a partir do Louvre, a Uffizi e inúmeras igrejas, galerias e casas. Das obras famosas, como a de Michelangelo "Bruges Madonna" para a obra de arte mais frequentemente roubado na história, "Adoração do cordeiro místico" de Jan van Eyck, sendo que ambos apresentam no filme Clooney, a história dos saques durante a segunda guerra mundial é uma árvore com inúmeras raízes.Cada obra tem sua própria história, a proveniência destas surgem como uma intriga. Algumas das histórias individuais foram informados com menos em profundidade.
Entre os muitos mistérios duradouros dessa período está o destino da mais famosa da pintura do mundo a "Mona Lisa" de Leonardo da Vinci, que estava entre as pinturas encontradas na mina de sal Altaussee nos alpes austríacos, que foi convertido pelos nazistas em seu armazém secreto de arte roubada.
A pintura só "parece" ter sido encontrado lá porque informações contraditórias ao longo da história, onde a Mona Lisa não é mencionado em nenhum documento em tempo de guerra, nazista ou aliado, como tendo sido guardada na mina. Se ela  pode ter estado em Altaussee era uma questão que só se levantou quando os estudiosos analisaram o relatório executivo de Operações Especiais do pós-guerra sobre as atividades de agentes duplos austríacos que trabalhavam para os aliados. Este relatório afirma que a equipe salvou tais objetos de valor inestimável, como a "Mona Lisa" do Louvre. Um segundo documento, de um museu austríaco perto Altaussee datada de 12 de dezembro de 1945, afirma que "a Mona Lisa de Paris" estava entre "80 vagões de arte e objetos culturais de toda a Europa" tomado dentro da mina.
O Louvre manteve-se estranhamente silencioso sobre o paradeiro de seus tesouros durante a guerra. Mas depois de anos recusando-se a comentar, ele finalmente admitiu que a Mona Lisa havia estado de fato na mina Altaussee.
Por que, então, não houve registro dele? Os únicos documentos de guerra disponíveis sobre a Mona Lisa dizer que em 27 de agosto 1939, foi embalado em uma caixa especial em 1938, de madeira de álamo de dupla espessura. Junto com outras obras de arte de museus nacionais franceses, ela foi enviado para o armazenamento, primeiro para Castelo de Chambord, no Vale do Loire. Em 5 de junho de 1940, ela foi transferida para Chauvigny em uma maca acolchoada na parte traseira de uma ambulância, que havia sido selado para manter a umidade constante (o oficial que acompanhou a pintura chegou quase asfixiado pela falta de circulação do veículo fechado) . Em setembro, ela foi levada para o Museu Ingres, em Montauban, antes de um movimento final para Montal em 1942. De acordo com o Louvre, a Mona Lisa não era parte da maioria das obras de sua coleção, eventualmente armazenadas no Château de Pau, no sopé dos Pirinéus.
O último documento do Louvre compartilhado com estudiosos listou o retorno seguro da Mona Lisa para Paris em 16 de Junho de 1945. É o mesmo dia em que o primeiro dos tesouros Altaussee foram retirados para fora da mina. A menos que a pintura em particular tinha sido secretamente removido anteriormente, não poderia ter sido devolvido a Paris tão cedo quanto o 16 de Junho. Se estava ou não em Altaussee, existe um espaço de tempo de quase três anos - 1942 - 45 - que permanece em situação irregular.
O Louvre posteriormente alterou a sua história, alegando que a versão da Mona Lisa que tinha sido devolvido a partir da mina era uma excelente cópia, e não pintada por da Vinci. Um certo número de tais cópias existem. Foi uma delas encontrada na mina, mas porque não informaram ninguém?
O Louvre agora afirma que a cópia da Mona Lisa encontrada em Altaussee estava entre as milhares de obras guardadas no Musées Nationaux Récupération -cujos proprietários não poderiam ser localizados. Esta cópia de Mona Lisa foi marcado MNR 265 na lista. Depois que cinco anos se passaram sem aparecer o dono, a cópia foi apresentada ao Louvre para a custódia por tempo indeterminado. De 1950 até recentemente, está pendurada do lado de fora do escritório do diretor do museu.
Juntando os fatos, vamos tentar entender o que realmente aconteceu. A Mona Lisa teria sido certamente um alvo chave para os caçadores de arte nazistas: o TRE, o próprio Hitler, e o demônio arte e número dois nazista, Hermann Göring. Os nazistas teriam procurado a Mona Lisa sem descanso, exigindo que fosse entregue a eles depois de sua entrada em Paris. Cópias quase idênticas de pintura de Leonardo existiam e teria sido estrategicamente colocada nessa caixa de madeira especialmente marcada e rotulada de "Mona Lisa", e enviada para o armazenamento, enquanto a original foi astuciosamente escondido. O TRE, começou a perseguir o que eles acreditavam ser o original Mona Lisa, na caixa marcado como tal e, ao capturá-la, foi enviada para Altaussee para armazenamento. Ao mesmo tempo, o original era escondido e provavelmente nunca teria deixado Paris, aparecendo em 16 de Junho de 1945.
Esta é a única maneira de explicar como a "Mona Lisa" - número de restituição MNR 265, que agora fica em escritórios administrativos do Louvre - voltou de Altaussee. Ele também explica por que a Mona Lisa não foi observado em todos os registros relacionados a Altaussee - alguns oficiais reconheceram que a pintura encontrada em Altaussee era uma cópia, enquanto outros achavam que era a original.
Este artigo foi adaptado do livro de Charney os roubos da Mona Lisa: em roubar pintura mais famosa do mundo

Pintura Agora Tate Britain, Londres

Pintura Now: Cinco Artistas Contemporâneos - revisão

Tate Britain, Londres
Compartilhado de / The Guardian home
Tiremos o chapéu para Tate Britain para mostrar cinco artistas simplesmente porque seu trabalho merece um público mais amplo
Pintura Now: Cinco Artistas Exposição Contemporânea na Tate Britain, em Londres, Grã-Bretanha - 11 de novembro de 2013
Um visitante olha para Jeels (2012), um dos Tomma Abts das pinturas 'infinitamente diversos "abstratos. Fotografia: Ray Tang / Rex Features
Algo excepcional está acontecendo no Tate Britain . O museu está segurando uma demonstração de pintura contemporânea por absolutamente nenhuma razão em tudo que não seja a pura qualidade do trabalho. Pintura Agora apresenta cinco artistas em meio de carreira, a maioria na faixa dos 40, nenhum representante de uma tendência, grupo ou zeitgeist. A arte é aqui puramente para seu próprio bem.
Isso é tão old-fashioned uma idéia de como ser praticamente antigo. Mal posso me lembrar da última vez que eu vi um show de pintura grande em um grande museu que não tinha um machado para moer, um argumento para explicar ou alguma teoria curatorial especioso para elaborar, usando as pinturas como documentos comprovativos.
Cada pintor é dada a devida atenção e uma galeria inteira para suas obras. Este não é um punhado de amostra, como no prêmio Turner exposição, ou uma pequena sala como no final, lamentou Art Nowmostra na Tate Britain, que foram essas apresentações valiosas para novos artistas, mas até agora fora da trilha batida que eles eram freqüentemente abandonado . Não há proposições inflados sobre o estado da arte - apenas a arte em si, criteriosamente escolhida, muito bem apresentados.
ABTSZebe 2010 por Tomma Abts. © Tomma Abts, cortesia Leopold Deyer e Galerie Buchholz, Berlin / Colônia
O melhor é o primeiro. Tomma Abts faz quadros abstratos (não é uma contradição em termos, no caso dela) de grande elegância e sagacidade. Eles são pequenos, imaculadamente feitos e idênticos em tamanho, de modo que não se pode deixar de vê-los como uma série de variações, e com certeza eles empurram nas bordas da tomada da imagem.
Suas formas - de rolagem, em ziguezague, ondulando, geométrico, curvilíneo - são infinitamente variadas. Às vezes, a superfície é entalhado, relevo ou revestido como verdete em cobre, como se a imagem queria quebrar em três dimensões. Às vezes, a tela se divide em dois e uma sombra interna profunda aparece, como a caixa de um violino, ou a sombra é uma ilusão pintada. Há perspectivas impossíveis e interacções visuais que você não pode sondar exatamente, mas acima de tudo, há associações metafóricas lindo: o rifle de um fã, o brilho da arte deco moiré, blocos caindo de crianças em cascata constante.
Ela faz com que o ponto de que nenhuma pintura é sempre totalmente abstrato, mas mais do que Abts está inventando uma nova linguagem pictórica inteiramente dela própria.
donzelaUntitled 2012 por Simon Ling: 'Edward Hopper se mudou para o East End'. © Simon Ling / Tate Britain
Simon Ling não é de forma tão conhecido como ABTS ( um anterior vencedor do prêmio Turner ), e é bom para se familiarizar com o seu trabalho rico e surpreendente. Edward Hopper se mudou para o East End de Londres e empurrado sobre, cada pintura parece estranhamente fora de ordem. Em suas streetscapes, as portas parecem ficar fora de suas dobradiças, sinais bumbum em ângulos estranhos das paredes. A loja de televisão velho, as janelas cheias de relíquias, inclina-se perigosamente em direção ao espectador. É como se um tremor perturbou a cena urbana.
O que poderia ser banal - fascia, fachadas, janelas sujas - torna-se convincente alienígena, em parte porque as pinturas são tão ricamente trabalhado, cremoso, denso e sólido, em tons maravilhosos de cobalto, violeta e fusco, e em parte porque o mundo parece tão distorcida. Olho de Ling está se movendo tão intensamente sobre cada centímetro da cena que todas as suas esquisitices e dilapidations registrar com igual força nestas pinturas poderosas.
Catherine História de trabalho »s foi mostrado mais no exterior do que aqui, mas em ambos os casos, quase em todos. A partida final, que parece ter-se retirado da arte por vários anos depois da faculdade, seu trabalho é sem pressa, pensativo e particularmente impressionante, uma vez que suas formas são tão recherché. Na verdade, é muito difícil saber exatamente o que se está olhando em primeiro lugar.
históriaLovelock por Catherine Story. © Catherine História / Tate Britain
História faz imagens de objetos que não parecem existir no mundo real - bigornas com orelhas, levantando pedras esculpidas em formas canina, machados de sílex antigos que têm uma forte afinidade com a forma de postes modernos. Essas são apenas analogias, no entanto, em cada caso a pintura dá de ombros para os paralelos óbvios para inventar uma nova forma que história depois pinta com uma luz, toque preciso em desacordo com o peso de cada objeto.
Suas obras são enigmáticos, quase narrativa na medida em que implica um back-história, e como marmóreo como qualquer Magritte. E talvez ela é surrealista no sentido original de Picasso do termo para significar "algo que é mais real do que a realidade."
Lucy Mackenzie se sente como um estranho neste show. Ela está apresentando uma série de trompe l'oeil de trabalho - um pé-na colunata de mármore com veios com esforço pintado em madeira, quadros de avisos cobertos com pistas para diferentes épocas culturais e políticas, a partir da capa de um velho livro de Ayn Rand para uma fotografia de Lee Miller na banheira de Hitler. Eles nunca são tão meticuloso quanto às exigências da técnica, e eles nunca se somam a algo muito mais do que a soma de suas partes proverbial.
McKenzieQuodlibet XXII (nazismo) 2012 por Lucy McKenzie. © Galerie Micheline Szwajcer
Mackenzie é um artista conceitual - isto é, ela usa a pintura como ela também usa escultura propor certas idéias (a pintura pode ser um ambiente, por exemplo). Muitas pessoas estão interessadas em seu trabalho, por isso esta é uma oportunidade de fazer a sua própria mente.
Gillian Carnegie ainda está pacientemente trabalhando longe de sua grisalha distintivo, tons de cinza, com uma imensa gama de nuances. Um gato escuro senta-se no topo da escada, visivelmente perturbado pelo jogo de sombras na parede atrás dele. Uma escada em espiral torce-se através do espaço como as lâminas de um helicóptero em movimento lento, mas nada é no nível ou tão familiar quanto parece.
carnegieHanser 2010 por Gillian Carnegie. © Gillian Carnegie / Tate Britain
Pinturas de Carnegie estão cheios de halations vítreos e perspectivas ímpares de modo que se tem que mudar e para trás para ver o que se encaixa, onde e como. É como se a cena é desconfortável. No trabalho mais forte, um grupo de casas parecem ter alongado a uma altura desconfortável e vê-los através de uma névoa espessa, pairando no nível mais alto, como se fosse um sonho, sem peso e sem substância, como a própria imagem, apenas pigmento alisou sobre tela .
O trabalho de Carnegie não tenha sido excesso de exposição na Grã-Bretanha desde que ela foiindicado para o prêmio Turner 2005 . Quase todos Tomma ABTS's shows solo foram encenadas no exterior. Pintura Agora leva um longo olhar para artistas cujo trabalho tem sido difícil ou raramente mostrado em profundidade, e embora se possa argumentar que eles compartilham uma alta inteligência da exposição é todos contra tais generalizações e comparações. Vale a pena profunda atenção aos pintores vivos, arte contemporânea e da experiência do espectador. Este é um precedente maravilhoso que eu espero Tate Britain irá repetir a cada ano.

Pintura Agora - Tate Britain, Londers - Começa 12 de novembro e vai até 09 de fevereiro de 2014.

Artigo sobre Pincéis

Compartilhado do Blog do Arquiteto Alessandro Cacciari




Tamanho e materiais:

   • Pincéis artísticos:
Pincéis artísticos, em geral, têm tamanhos especificados por números, embora não haja padrão exato para suas dimensões físicas.
Do menor para o maior, estes tamanhos são:
   • 7/0, 6/0, 5/0, 4/0, 000, 00, 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 16, 18, 20, 22, 24, 25, 26, 28, 30.
   Os tamanhos 000 a 20 são os mais comuns.
   Os pêlos podem ser naturais —– qualquer cabelo macio ou cerda animal, como de porco ou marta —– ou sintéticos, geralmente filamentos de nylon extrudado. Os pêlos naturais mais utilizados: marta Kolinsky (os mais caros e raros), marta vermelha, doninha, marta russa, orelha de porco, texugo, mangusto, quati, esquilo, orelha de boi, camelo, pônei (para pincéis escolares), de cabra (para pincéis baratos e de maquiagem) e crina de cavalo (somente para escovas).
   Os cabos dos pincéis artísticos são feitos comumente de madeira, mas há os mais baratos, moldados em plástico. Muitos cabos fabricados em série são de madeira crua não-tratada; cabos de melhor qualidade obtêm-se com madeira de lei tratada. A madeira é selada e laqueada para dar ao cabo um alto brilho e acabamento à prova d'água, que protege contra sujeira e inchamento. Os cabos curtos servem para aquarela, guache e nanquim, enquanto que os cabos longos destinam-se a tinta a óleo e acrílica. As virolas, cintas metálicas que prendem as cerdas ao cabo, podem ser de alumínio polido, latão cromado, niquelado ou cobreado, cobre, níquel ou aço niquelado.

Composição:
   Um pincel é composto dos seguintes componentes:
o pêlo, a virola e o cabo com impressão.
   O pêlo é a parte mais importante do pincel. Dependendo do fim a que se destina, a qualidade e o preço, diversos tipos de pêlo são empregados.
Geralmente trata-se de pêlo de origem animal, apesar que durante o último decênio o uso de fibras sintéticas aumentou.
   Qualquer um dos tipos de pêlo tem qualidades diferentes, dando ao pincel seus próprio caracter.

Tamanhos:
   Em geral, têm tamanhos especificados por números, embora não haja padrão exato para suas dimensões físicas.
   Do menor para o maior, estes tamanhos são:
   • 7/0, 6/0, 5/0, 4/0, 000, 00, 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 16, 18, 20, 22, 24, 25, 26, 28, 30.
   Os tamanhos 000 a 20 são os mais comuns.
   Os pêlos podem ser naturais -- qualquer cabelo macio ou cerda animal, como de porco ou marta – ou sintéticos, geralmente filamentos de nylon extrudado.
   Os pêlos naturais mais utilizados: marta Kolinsky (os mais caros e raros), marta vermelha, doninha, marta russa, orelha de porco, texugo, mangusto, quati, esquilo, orelha de boi, camelo, pônei (para pincéis escolares), de cabra (para pincéis baratos e de maquiagem) e crina de cavalo (sómente para escovas).
   Os cabos dos pincéis artísticos são feitos comumente de madeira, mas há os mais baratos, moldados em plástico.
   Muitos cabos fabricados em série são de madeira crua não-tratada; cabos de melhor qualidade obtêm-se com madeira de lei tratada.
   A madeira é selada e laqueada para dar ao cabo um alto brilho e acabamento à prova d'água, que protege contra sujeira e inchamento.
   Os cabos curtos servem para aquarela, guache e nanquim, enquanto que os cabos longos destinam-se a tinta a óleo e acrílica.
   As virolas, cintas metálicas que prendem as cerdas ao cabo, podem ser de alumínio polido, latão cromado, niquelado ou cobreado, cobre, níquel ou aço niquelado.

Pêlo de Marta Vermelha Kolinsky:
   Do rabo da marta vermelha Kolinsky, que vive na Sibéria do Norte, extrai-se a melhor qualidade de pêlo para fazer pincéis para aquarela.
   O pêlo garante uma absorção excelente de água e tinta, e é sinônimo de elasticidade e longa vida útil.
   A vantagem da sua grande capacidade para absorver água é a possibilidade de pintar grandes superfícies sem que seja necessário molhar o pincel repetidas vezes na tinta. O feixe de pêlo do Kolinsky tem uma ponta formidável; indispensável para quem deseja pintar detalhes muito miúdos.

Pêlo de Marta Vermelha:
   Pincéis fabricados deste tipo de pêlo também dispõe de uma grande capacidade de absorção de água e tinta, uma elasticidade ótima e uma longa vida útil.
   Com o pêlo de marta vermelha igualmente permite a formação de um feixe em forma de uma ponta perfeita.
   Pincéis de pêlo de marta vermelha geralmente são empregrados para aquarela, mas tambémserve para trabalhos com gouache, aquarela líquida, etc. Além disso, os pincéis são muito apropriados para pintar detalhes com acrílico e óleo. As vantagens são quase iguais às dos pêlo Kolinsky. Só você mesmo pode notar a diferença!

Pêlo de Esquilo:
   O rabo do esquilo russo ou canadiano fornece uma espécie de pêlo que se distingue pela sua maciez e capacidade de absorção.
   Este tipo de pêlo (muitas vezes chamado de "Petit gris pur") é empregado quase exclusivamente para aquarela e seda.
   É famoso pelo seu caracter suave, e grande capacidade de absorção de água.
   Muito próprio também para lavar a pintura, como quando se faz um céu repleto de nuvens.

Pêlo de Porco Chinês branqueado (Hog Bristle):
   Pêlo de excelente qualidade. De origem chinesa, de uma raça de porco que vive na província Chunkim.
Este tipo de pêlo dispõe de certas características supremas: é duro mas ao mesmo tempo macio e elástico.
   Além disso, tem uma capacidade boa de absorção de tinta e é extremamente resistente ao desgaste. Características indispensáveis quando pintar com cores acrílicas ou óleo.

Pêlo de Porco:
   O pêlo de porco muitas vezes é branqueado e, geralmente, é razoavelmente rígido e tem uma boa capacidade de absorção e resistência ao desgaste.
Pela sua longa vida útil é muito usado nas escolas para pintar com gouache, acrílico, etc.

Pêlo de Orelha de Boi:
   Este pêlo é fornecido em várias cores ( a saber: preto, castanho claro e escuro) e geralmente é usado como uma alternativa econômica para o pêlo de marta vermelha.
   Suas características são: uma boa capacidade de absorção de água, elasticidade razoável e longa vida útil.
   Pincéis feitos com esta espécie de pêlo podem ser empregados independente do tipo de tinta.

Filamento Sintético:
   A escassez de pêlo de marta fez com que, no decorrer dos anos, houvesse várias tentativas de desenvolver uma espécie sintética de pêlo. A meta era um pincel com as mesmas qualidade que o de marta vermelha, mas com um preço mais econômico.
   Nos anos setenta foram alcançadas as primeiras tentativas com sucesso.
   Atualmente, fibras de polyester com uma ponta muito fina foram desenvolvidas. Sua características aproximam-se à qualidade do pêlo de marta vermelha, as características como elasticidade e resistência ao desgaste também são comparáveis às do pêlo de marta vermelha.
   Graças à sua ponta perfeita e longa vida útil, os pincéis de filamento sintético são apropriados para muitos tipos de tinta.

A Virola:
   Dizem os entendidos que um bom pincel começa por ter uma bela virola.
   Se o fabricante não teve o cuidado em escolher uma boa qualidade de virola para dar um bom acabamento ao pincel, que é uma coisa aparente tanto se imagina à escolha das cerdas.

O Cabo:
   O cabo deverá sobretudo dar um bom estar na mão, afinal "o pincel é a extensão da mão do artista".
O seus comprimento depende da finalidade para qual está sendo usado. Em princípio usa-se cabo curto para aquarelar ou fazer estudos e um longo ou muito longo para trabalhos com cores a óleo ou acrílico.
Mas o mais importante na verdade é a sua preferência!

A Impressão:
   Dá a indicação quanto ao número, marca e série do pincel que comprou.
   Quanto maior o número, mais pêlos o pincel tem.
   À parte do grande número de tipos de pêlo, também existem diversos tipos de fixação de pêlos.
Cada fixação tem seu modelo específico. Assim, sempre achará um pincel que combina bem com seus estilo de pintar.
   Usará sempre outros pincéis, dependendo da fase de acabamento em que se encontra o seu trabalho.
   De forma geral, as formas de pincéis são divididas em duas classes pincipais, o chato e o redondo.   Dentro de cada classe existem várias outras divisões.
fonte: Companhia do papel.