sábado, 16 de maio de 2015

Exposição na PROEX traz fotos de Garis trabalhando no seu dia a dia.

 
 
O Dia do Gari é comemorado dia 16 de maio e a Galeria da PROEX comemora este dia com uma exposição de 20 fotos em preto e branco que mostram garis entrevistados pelo fotógrafo Fayson Rodrigo Merege Barbosa durante um projeto que durou quatro anos e rendeu mais de 2 mil imagens.
 
 
Barbosa conta que começou a puxar conversa com os garis que encontrava pela cidade, há cerca de quatro anos. No começo, os varredores e coletores ficaram resistentes. O fotógrafo conta que ficou dois anos apenas conversando com os garis e, só depois disso, começou a fotografar a rotina dos profissionais.
O fotógrafo acredita que a desconfiança inicial se justifica pelo fato de a maioria dos garis passar despercebida na rotina de trabalho. “Muitos não dizem nem um bom dia para eles”.
A exposição na Proex foi bancada por alguns parceiros e especialmente pelo fotógrafo, que é formado em Educação Física e se especializou em Educação. A intenção, segundo ele, é escrever um livro com imagens e relatos da troca de experiências entre os Garis.
O serviço de limpeza pública em Ponta Grossa é feito por uma empresa contratada pelo município. Segundo a empresa, a cidade tem hoje cerca de 130 garis, que trabalham em escalas de sete a oito horas diárias.

A exposição fica até 15 de junho na Galeria da Proex
 Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Praça Marechal Floriano Peixoto, 129
De segunda a sexta. A entrada é gratuita.