quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

O Carnaval de Rua de Ponta Grossa.

Para quem não conhece as manifestações Culturais de nossa Cidade, aqui está um pouquinho sobre nosso carnaval de Rua e sua história.
Hoje o Carnaval é mantido pelo amor de algumas Famílias que são descendentes dos primeiros Carnavalescos ou que neste caminho apaixonaram - se por alguma Escola de Samba e pelo Carnaval de Rua. 
Apesar de poucos recursos e estrutura, estas Famílias fazem um verddaeiro milagre para manter a mais antiga Tradição Cultural de nossa Cidade que leva milhares de pessoas para a Avenida Vicente Machado assistir a apresentação.
Muitas críticas ouvimos de pessoas que não gostam de Carnaval e generalizam a festa dizendo que só tem bêbados e prostituição? Faço questão de responder que a pessoas que fala isto é mal informada e nunca participou ou visitou o local onde as Escolas se organizam para mostrar um Carnaval alegre e bonito.
O Carnaval não pode ser visto apenas como uma Festança, existe todo um lado comercial que começa com as lojas que vendem os materiais para as Escolas, mão de obra de costureiras, Artistas e o comércio informal que ajuda pessoas em um momento complicado do ano, onde todos temos muitas contas a pagar. Investindo em Carnaval de Rua estamos atraindo visitantes para nossa Cidade que aqui deixaram um bom investimento em hotéis, restaurantes, lanchonetes, postos de gasolina, táxis (sim Táxis, basta conversar com um motorista na frente do terminal central e ver a diferença de movimento em uma noite) e todo tipo de geração de renda. Tibagi que investe no Carnaval e principalmente na divulgação de seu Carnaval em uma única noite atrai 40 mil pessoas para ver o seu desfile, contabilize se cada pessoas gastar R$ 20,00 a Cidade fica com R$ 800.000,00 sim oitocentos mil reais em uma só noite.
Precisamos parar de reclamar do que não gostamos, respeitar quem gosta e investir no pouco que ainda resta da Cultura Popular local.
Agora para quem ainda não ouviu nossa História segue algumas informações:
Maximiliano Caillot, vindo da França junto com um grupo de imigrantes comandados por Jean Maurice Faivre para colonizar uma grande área de terras chamada de Colônia Thereza Cristina, nos Campos Gerais. 
Dedicados à música, sua adaptação as terras acabou não acontecendo e Maximiliano Caillot transferiu-se para Ponta Grossa. Conheceu e casou com Maria Madalena.
Tiveram três filhos: Paulo, Maximiliano e Gabriel. A família, alem de outras atividades dedicavam-se ao circo
Gabriel conheceu uma negra chamada Floripa e logo estavam apaixonados, apesar do preconceito que havia na época, os negros eram escravos alforriados ou descendentes deles, mesmo assim o Amor falou mais alto e Ele casou-se com Floripa e foram morar na região conhecida hoje como bairro de Olarias.
 A família reunia amigos para Saraus com muita música. unindo com a tradição cultural de sua esposa negra, o batuque da capoeira e do candomblé, religião dos negros está mistura só podia dar em samba.
Entre as décadas de 1940 e 1950 surgiram os primeiros blocos de carnaval criados pelos filhos de Gabriel e Floripa: Raul Caillot, Alcides e as filhas Dalva e Evanira, esses blocos cresceram e deram origem as primeiras Escolas de Samba.
O gosto pelo samba e pelo carnaval incentivou outras famílias e já tivemos sete escolas de samba organizadas participando do Carnaval de Rua.

Escolas de Samba: 

CES Portal das Águas Vila Ana Rita
ES Ases da Vila (Vila Clóris
Resultado de imagem para Escola de Samba Ases da Vila
Carro alegórico criação e confecção dos Artistas Celso Parubocz e Andrè Felber.

ES Baixada Princesina - bairro Santa Mônica

ES Gaviões da Beira da Linha - Vila São Marcos

ES Globo de Cristal - Vila Mariana

Resultado de imagem para Escola de Samba de Ponta Grossa

GRCES Nova Princesa - Bairro de Olarias

SRES Águia de Ouro (Vila Central

Imagem relacionada

    NO link abaixo a primeira reportagem da RPC TV contando mais sobre o Carnaval de Ponta Grossa, do Corso carnavalesco, os desfiles de blocos e nos Clubes da Cidade.

    http://g1.globo.com/pr/parana/videos/v/conheca-a-historia-do-carnaval-nas-ruas-e-nos-clubes-de-ponta-grossa/3970140/





































    Créditos das fotos: Algumas de meus arquivos e outras do Google.


    Celso Parubocz 
    Artista, Carnavalesco, 
    um apaixonado por Carnaval de Rua.
    (42) 9 9962 5952