terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Domingo no Solar do Rosário lançamento do livro Outro voo de Rogério Dias



Outro voo de Rogério Dias



Imagem / Convite
O artista plástico Rogério Dias, paranaense de Jacarezinho, lança, no domingo dia 24, na Galeria de Arte Solar do Rosário, um álbum que traz momentos marcantes de sua vida profissional. Juntamente com o livro haverá uma exposição com mais de 30 obras, muitas inéditas. O livro é ilustrado com suas obras, fotografadas por Nego Miranda, e contado em texto da jornalista Adélia Maria Lopes, que deu ao livro o título de “Ave, Rogério”. A edição e organização é do próprio Rogério Dias e de Selma Albano, com projeto e produção gráfica de Guilherme Zamoner, em versão português/inglês. Elaborado por Mônica Drummond, da Cultural Office, o álbum contou com incentivo da Caixa Econômica Federal para sua concretização, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O título de livro, explica Adélia Lopes, deve-se ao fato de Rogério Dias ter uma história artística com os pássaros e porque ele deve mesmo ser saudado com a reverência à altura de seu talento. “O cartunista Solda e a crítica Adalice Araújo também fizeram essa mesma saudação ao artista”, observa a jornalista. Em tons biográficos, Ave, Rogério não faz uma abordagem acadêmica ou crítica. Nele se sabe, por exemplo, que os sobrenomes de Rogério, Dias e Moura, remontam a uma linhagem nobre, fundadora de Portugal. Nascido em 19 de junho de 1945, Rogério começou nas artes através do irmão, discípulo de Eugênio Sigaud, em Jacarezinho. Em Curitiba, onde mora desde 1965, se fez ator, cartunista, cenógrafo, desenhista, design gráfico, escultor, gravador, ilustrador, pintor, publicitário e vitrinista, seguindo a ordem alfabética do livro. No Salão Paranaense, em 1981, conquista o primeiro lugar com uma tela que traz os coloridos pássaros, que remetem ao viveiro de sua infância. A propósito, observa Rogério Dias: “Não é a pintura que contém os passarinhos. São os passarinhos que contêm a pintura”. Ao fim, o livro reserva palavras de jornalistas, críticos e outros artistas sobre Rogério. Serviço: Lançamento de livro de Rogério Dias com exposição das obras Dia 24/02/2013 às 11h – A exposição permanecerá até o dia 24 de março
Local: Galeria de Arte Solar do Rosário (Rua Duque de Caxias, 4- Largo da Ordem). (41) 3225-6232. www.solardorosario.com.br Entrada Gratuita Venda do livro R$ 50,00

“Cartas para Quintana”, produzida pela artista plástica Kezia Talisin, no Café e Restaurante Quintana / Curitiba



Arte em pequenos detalhes




Foto / Divulgação

São muitos os significados das cores. O vermelho traduz paixão, amor, sentimento. Tons de verde trazem esperança, vigor, juventude, segurança e calma. O amarelo atrai o calor, a descontração e a prosperidade. O laranja traduz espontaneidade e o movimento. Já os tons de azul simbolizam lealdade, fidelidade e sutileza. Estas cores básicas, aliadas à arte da poesia, são um dos pontos principais da mostra “Cartas para Quintana”, produzida pela artista plástica Kezia Talisin, em cartaz no Quintana Café em Restaurante. O vernissage acontece no dia 21 de fevereiro, quinta-feira, em evento especial aberto ao público em geral no espaço gastronômico do Quintana Café e Restaurante, que abre neste dia entre às 19 e 23 horas. A ocasião traduz o sentimento e a paixão da artista vista em suas telas no cardápio do local, produzido especialmente para a ocasião.
O motivo de exemplificar o que significa cada cor no início deste texto é simples. As telas de Kezia são coloridas, espontâneas e atraentes. Trazem vida a um espaço com paredes brancas e decoração intimista, que se torna ainda mais rico em cultura com o apoio das obras. Seu referencial artístico em arabescos está presente em cada uma das telas, uma riqueza de curvas e formatos que traduzem a ideia do infinito. As telas, que seguem a série já desenvolvida pela artista intitulada Ornatos Pop, foram produzidas especialmente para o espaço. Ao desenhar, Kezia esquece o mundo, e se dedica apenas à arte a sua frente.
A riqueza de cores e frases de Mario Quintana, inspirador das telas ali exibidas, aumenta ainda mais com a utilização de elementos dos mais distintos. Jornais e tecidos permeiam as telas ao redor da tinta, o que amplia ainda mais o seu modo de se expressar. Materiais desperdiçados ganham vida por meio da arte. Trata-se de uma obra que já se inicia a partir de um referencial, e se mescla à obra de outros artistas e da vida cotidiana.
Ao se inspirar em Mario Quintana, Kezia exibe com exatidão uma singela frase do poeta inspirador do espaço gastronômico. “A arte de viver é simplesmente a arte de conviver”, já dizia o escritor. É por isso que, além das ricas paredes, o vernissage leva ainda esta inspiração ao cardápio. A chef Gabriela Vilar de Carvalho definiu um menu especial para a ocasião, que traz à mesa as mais diversas inspirações da vida da própria artista. Uma rica experiência que transcende a arte plástica, escrita e gastronômica.
Serviço: O vernissage acontece no dia 21 de fevereiro, quinta-feira, em evento especial aberto ao público em geral no Quintana Café e Restaurante, que abre neste dia entre às 19 e 23 horas.O Quintana fica na Avenida Batel, 1440; O telefone para contato é 3078-6044.

Exposição “Fauna, Flora, Foz do Iguaçu


Exposição temática reúne obras coloridas e alegres

Divulgação
Obra de Katia Velo
A exposição “Fauna, Flora, Foz do Iguaçu – acontece no Hotel Mabu Foz e reúne 45 artistas, incluindo a proprietária da Rede Mabu Hotéis & Resorts, Jacyra Abujamra, e a conselheira de administração do Grupo Mabu,Denise Abujamra, além de outros artistas que frequentam o ateliê de Edilson Viriato, curador da exposição. A abertura da exposição aconteceu no dia 18 de novembro e vai até o final de fevereiro. Viriato idealizou a exposição para que os visitantes locais e hóspedes de vários lugares do mundo pudessem ver as belezas de Foz do Iguaçu, como as Cataratas, o Parque das Aves, as bromélias e orquídeas, entre outras belezas naturais da região pelo lado artístico. Todos os artistas convidados realizaram especialmente para a exposição, duas obras medindo 1,20 m x 0,50 cm. Resultado: uma exposição colorida, alegre e muito bonita. Sobre a exposição coletiva, Katia Velo que tem participado de várias exposições promovidas pela Rede de Hotéis Mabu e o artista plástico, orientador e curador Edilson Viriato, destacou “Além de ter a possibilidade de visitar um lugar maravilhoso, com artistas talentosos, a rede Mabu sempre me dá a maior sorte! Da outra vez, vendi duas obras para um hóspede chileno e agora também vendo as duas! E, na minha exposição individual no Mabu em Curitiba em 2009 vendi 04 obras. Embora, no momento da execução da obra, meu principal objetivo não seja a venda, imaginá-las decorando e alegrando outros lugares, me encanta.”

Projeto de Jaime Lerner para novos espaços públicos em Ponta Grossa


Que bom, o Mestre e sua equipe, tenho certeza que teremos um Projeto maravilhoso em pouco tempo, espero que nossa Pinacoteca fique pronta logo.


Rangel quer projeto de Lerner para novos espaços públicos

ImprimirEnviar por emailVersão PDF
Ponta Grossa deve receber, em pouco tempo, um novo plano urbanístico, com intervenções específicas, respeitando o Plano Diretor mas – adverte o prefeito Marcelo Rangel – privilegiando o esforço em favor da qualidade de vida da população. Nesta sexta-feira o prefeito reuniu-se com o arquiteto Jaime Lerner, para discutir a possibilidade de elaborar projetos para “alterar a imagem da cidade, e em especial alcançando uma oferta maior e melhor de espaços públicos de lazer, entretenimento e convívio”, registrou o prefeito.
Rangel já anunciou que pretende mudar radicalmente a forma como os espaços públicos ociosos vêm sendo ocupados: “se temos a oportunidade de oferecer à população uma nova área verde, um parque, um espaço de lazer, é isso que vamos fazer. Precisamos de equipamentos públicos e outros serviços, mas a qualidade de vida de nossa população também depende de lazer, convívio com a natureza, prática de esportes, hábitos saudáveis e espaços amplos, agradáveis, seguros e bonitos”. De acordo com o prefeito, o diálogo com o arquiteto e urbanista Jaime Lerner foi bastante proveitoso: “a capacidade de Lerner é lendária. Sua fama é global e suas idéias transformaram Curitiba numa cidade que é modelo planetário. Acredito que a população de Ponta Grossa também pode e deve receber o melhor. Quero e vou fazer o possível para que tenhamos intervenções inteligentes, saudáveis e ambientalmente corretas em nossa cidade. E rápido. O cidadão ponta-grossense merece viver numa cidade de que tenha orgulho, não só por ter uma economia forte, ou serviços, ou lojas, mas por ser também uma cidade agradável, bonita e o mais verde possível”. Segundo o prefeito, fazendo alusão ao Complexo Ambiental, alvo de muitas críticas por privilegiar espaços pavimentados e pouquíssima área verde, “a expressão ‘ambiental’, no nosso governo, vai ser levada a sério”.
Para o prefeito Marcelo Rangel, Ponta Grossa tem hoje “condições excepcionais” de oferecer melhores espaços públicos para a população: “estamos recuperando as áreas que eram ocupadas pelos trilhos de trem e que podem perfeitamente servir de base para um novo parque. Temos também diversas outras áreas, em vários pontos da cidade, que precisam de atenção e que podem ser empregadas, com inteligência e racionalidade, para sediar espaços públicos de lazer e recreação”.
As conversações com o arquiteto Jaime Lerner vão ser retomadas na próxima semana, com uma visita de arquitetos da equipe de Lerner a Ponta Grossa. “Vamos visitar, com técnicos do Instituto Jaime Lerner e nossos secretários, alguns dos pontos em que podem ser feitas intervenções e criados novos espaços públicos. Acredito que essa parceria será marcante para nossa cidade e para nossa população”.
O prefeito informou também que as conversações com Lerner ainda estão sendo feitas apenas como sondagens. “Obviamente que se decidirmos formalizar um acordo isso será feito dentro das normas e dos procedimentos legais. O que temos, por enquanto, é o nosso interesse e uma resposta muito pronta e positiva de Lerner”.