terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Projeto de Jaime Lerner para novos espaços públicos em Ponta Grossa


Que bom, o Mestre e sua equipe, tenho certeza que teremos um Projeto maravilhoso em pouco tempo, espero que nossa Pinacoteca fique pronta logo.


Rangel quer projeto de Lerner para novos espaços públicos

ImprimirEnviar por emailVersão PDF
Ponta Grossa deve receber, em pouco tempo, um novo plano urbanístico, com intervenções específicas, respeitando o Plano Diretor mas – adverte o prefeito Marcelo Rangel – privilegiando o esforço em favor da qualidade de vida da população. Nesta sexta-feira o prefeito reuniu-se com o arquiteto Jaime Lerner, para discutir a possibilidade de elaborar projetos para “alterar a imagem da cidade, e em especial alcançando uma oferta maior e melhor de espaços públicos de lazer, entretenimento e convívio”, registrou o prefeito.
Rangel já anunciou que pretende mudar radicalmente a forma como os espaços públicos ociosos vêm sendo ocupados: “se temos a oportunidade de oferecer à população uma nova área verde, um parque, um espaço de lazer, é isso que vamos fazer. Precisamos de equipamentos públicos e outros serviços, mas a qualidade de vida de nossa população também depende de lazer, convívio com a natureza, prática de esportes, hábitos saudáveis e espaços amplos, agradáveis, seguros e bonitos”. De acordo com o prefeito, o diálogo com o arquiteto e urbanista Jaime Lerner foi bastante proveitoso: “a capacidade de Lerner é lendária. Sua fama é global e suas idéias transformaram Curitiba numa cidade que é modelo planetário. Acredito que a população de Ponta Grossa também pode e deve receber o melhor. Quero e vou fazer o possível para que tenhamos intervenções inteligentes, saudáveis e ambientalmente corretas em nossa cidade. E rápido. O cidadão ponta-grossense merece viver numa cidade de que tenha orgulho, não só por ter uma economia forte, ou serviços, ou lojas, mas por ser também uma cidade agradável, bonita e o mais verde possível”. Segundo o prefeito, fazendo alusão ao Complexo Ambiental, alvo de muitas críticas por privilegiar espaços pavimentados e pouquíssima área verde, “a expressão ‘ambiental’, no nosso governo, vai ser levada a sério”.
Para o prefeito Marcelo Rangel, Ponta Grossa tem hoje “condições excepcionais” de oferecer melhores espaços públicos para a população: “estamos recuperando as áreas que eram ocupadas pelos trilhos de trem e que podem perfeitamente servir de base para um novo parque. Temos também diversas outras áreas, em vários pontos da cidade, que precisam de atenção e que podem ser empregadas, com inteligência e racionalidade, para sediar espaços públicos de lazer e recreação”.
As conversações com o arquiteto Jaime Lerner vão ser retomadas na próxima semana, com uma visita de arquitetos da equipe de Lerner a Ponta Grossa. “Vamos visitar, com técnicos do Instituto Jaime Lerner e nossos secretários, alguns dos pontos em que podem ser feitas intervenções e criados novos espaços públicos. Acredito que essa parceria será marcante para nossa cidade e para nossa população”.
O prefeito informou também que as conversações com Lerner ainda estão sendo feitas apenas como sondagens. “Obviamente que se decidirmos formalizar um acordo isso será feito dentro das normas e dos procedimentos legais. O que temos, por enquanto, é o nosso interesse e uma resposta muito pronta e positiva de Lerner”.