quarta-feira, 22 de junho de 2022

Salão Arte em Vidro Brasil

Aconteceu ontem dia 21 de junho às 19 horas no Museu Municipal de Curitiba a abertura do Salão Arte em Vidro com a participação de autoridades, convidados e muitos Artistas de várias cidades do Brasil.

Esta mostra se integra aos eventos oficiais da ONU (Organização das Nações Unidas) para as comemorações do Ano Internacional do Vidro.  


Com esta mostra, Curitiba se insere no circuito das comemorações oficiais instituídas pela ONU em todo o mundo, para enfatizar a importância sustentável, cultural e econômica do vidro, o material mais puro e único 100% reciclável que existe. Exposições em diferentes países estão programadas para celebrar o passado, o presente e o futuro do vidro. 


Com apoio da Fundação Cultural de Curitiba, o Salão do Vidro foi idealizado pela artista curitibana Desirée Sessegolo, uma das mais premiadas e destacadas representantes do Brasil no cenário da arte vidreira internacional. Desirée se juntou à designer Edilene Guzzoni e aos produtores culturais Hugo Weber Júnior e Ana Paula Sessegolo Pimpão para organizar o salão. 

Desirée Sessegolo, idealizadora do Salão em Vidro.



O projeto expositivo do Salão Arte em Vidro Brasil transformou a sala Cecília Neves Lazzarotto no MuMA em uma caixa de joias para receber 100 obras de 80 artistas selecionados, vindos de 9 estados do Brasil. Temos representantes do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais e Espírito Santo.
Na seleção, feita por uma comissão julgadora formada por especialistas do Brasil, México e Argentina, estão peças decorativas, mosaicos, vitrais e joias contemporâneas, produções artísticas com nível técnico compatíveis com obras realizadas em países da Europa e Estados Unidos. 
  Confira quem são os artistas selecionados: Aironete Maria de Barros, Andreia Alves de Almeida, Ar.te Ateliê - Tatiana Paz, Jaqueline Stubert, Maria de Lourdes Hoffmann, Mônica Bastos, Beatriz Macedo, Coletivo Artes do Fogo Araucária - Eriberto, Lurdes Terezinha Czarnik, Marizete Correia Palhano, Rejane Gardin, Regina Bandeira, Solange Advina Rodrigues e Soleni Bernardete Poly, Carmem Leal, Carmem Seibert, Carolina Josie Paschalis Ellis, Celso Parubocz, Claudia Ruiz Carvalho, Cristina Yamada, Cristine Baena,Daniela Pereira, Denise Nissen, Denise Raasch Marcelino, Eliane Mara de Souza Chichof, Fernanda Czelujinski, Germana Stella Arthuzo Mendes, Henrique Gonzales, Ieda Galvão, Jacyra Engers Perim, Jacyra Rezak Calheira, Janayna de Oliveira Franco, José Carlos Gomes Costa, Leandro de Lima Borges Lins, Leoneli Knapik, Luciana Fonseca de Melo Adam, Luciana Nunes Guimarães, Luiz Carlos Corrêa Brand do Carmo, Marcia Fernanda Pietrobon Canteri, Marcia Lepage, Margarete Francisco Salorno, Maria Adalete Collares Ruwer, Maria Aurélia Macchi Pisani, Maria Elizabeth Ferreira dos Santos, Mariana Gomes Buarque de Gusmão, Marize Gonçalves Saboia, Odete Maria da Conceição, Patricia Piqué Dourador, Paula Pierri Bersch, Raquel Leal Zounar, Regina Lara Silveira Mello, Romilda Oliveira Santos, Sandra Cantão, Suzeli Blans Argoelho Valentina, Tânia Farias, Tatiana Gravina, Tatiana Paz, Thaís Lopes Spadaro, Vânia Ferreira, Vanusa Amábile Gasparetto, Vera Lucia Orsini, VeraLu, Vera Potthoff, Vinícius Gasparetto Danguy, 
Artistas Convidados: 
Artistas Vidreiros de Curitiba - Denise Nissen, Eliane Chichof, Loire Nissen, Marise Saboia, Selene Calafange e Silvane Burkot, Cristine Baena, Jaqueline Noleto, Maria Angela Tassi.

O evento conta com diversas palestras grátis, caso Você tenha interesse em participar as informações estão no folder abaixo.



A obra Solitário do Artista Celso Parubocz sendo apresentada pelo crítico Jean Blanchaert.



Fernanda e Luiz Gagliasti prestigiando a abertura da exposição. O escultor está com um projeto no Parque das Águas de Pinhais, o Projeto Ecopet, que tem uma escultura de tartaruga marinha com mais de seis metros de comprimento, seu casco é vazado e será preenchido com garrafas plásticas (pet) por pessoas que visitarem o local durante a exposição.

As traduções para as palestras com Jean Blanchaert, artista, curador e galerista vindo de Milão especialmente para o evento tiveram a parceria do Centro Cultural Ítalo Brasileiro Dante Alighieri.




O evento foi amplamento divulgado pela mídia paranaense, acompanhe nos links:

https://globoplay.globo.com/v/10683995/?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar&fbclid=IwAR3ZAqJ73wezcsZMq3OBjlqB-_W1tqF8A8EG4Gtnd3ihQXHVEipbm7NrA1s

https://topview.com.br/estilo/cultura/artes/curitiba-sera-a-capital-brasileira-da-arte-vidreira-com-mostra-de-80-criadores/?fbclid=IwAR0LHP9HajQ2Ul8bdzfl2W1p59FTdLk8f_vMp_sMGrAJP7ZmUJwxB4pnnqY

https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-sera-a-capital-brasileira-da-arte-vidreira-com-mostra-de-80-criadores/64234 

https://reinaldobessa.com.br/curitiba-sera-a-capital-brasileira-da-arte-vidreira-com-mostra-de-80-criadores-de-varios-estados/?fbclid=IwAR2y8dpV7rqXIlcAKA-GteDq5SH07RBoPWVdNUgPGIR6jcPbUeZKDjCsadQ

https://www.diarioinduscom.com.br/curitiba-realiza-salao-arte-em-vidro-brasil-2022/?fbclid=IwAR0NRzhOPbAVjCaxepgxCK9I8o0Y2zBQvNfM_Vp3iKUlaUFsg-xq5w53QZA