terça-feira, 2 de maio de 2017

Espaço Cultural da Câmara abre exposição com a temática "FÉ"

Neste ano de 2017 o Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato comemora 25 anos e uma das exposições comemorativas acontecerá aqui no Espaço Cultural da Câmara Municipal de Ponta Grossa com a vinda da Exposição "FÉ" onde 13 Artistas Mulheres que fazem parte do Grupo ZR ART, passaram para as telas a sua visão sobre o tema. 


Edilson Viriato

Edilson Viriato formado pela escola de Belas Artes do Paraná é um dos mais expressivos Artistas Contemporâneos e mantém um Grupo selecionado de Artistas que discutem e trocam experiências sobre as suas produções e o momento da Arte no Mundo, também participam de Salões e Mostras de Artes onde sempre são destaques e recebem prêmios.

 é uma palavra que significa "confiança""crença""credibilidade"

A fé é um sentimento de total de crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa.

Ter fé implica uma atitude contrária à dúvida e está intimamente ligada à confiança. 
Em algumas situações, como problemas emocionais ou físicos, ter fé significa ter esperança de algo vai mudar de forma positiva, para melhor.
fé cristã implica crer na Bíblia Sagrada, na palavra de Deus, e em todos os ensinamentos pregados por Jesus Cristo, o enviado de Deus. 
Na Bíblia há inúmeras referências ao comportamento do cristão que age com fé. 
Uma das frases sobre o tema afirma que "a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem". (Hebreus 11:1)
O termo "fé" surge em algumas expressões populares e também no contexto legislativo. Alguns exemplos:
"Fazer fé": acreditar em alguém ou em algum ato; ter esperança.

"Dar fé": afirmar como verdade.

"Boa fé" : forma de agir honestamente, sem quebrar um compromisso.

"Má fé": agir de forma intencional para prejudicar terceiros.

ARTISTAS PARTICIPANTES DESTA EXPOSIÇÃO:

AKIKO MILÉO, CRISTIANEGONÇALVES, CYNTIA KAVA, DIRCE POLLI, FERNANDA ALONSO, 

GIOVANA HULTMANN, ILIANE BARCELOS, LISETE SCHIFFER, MARIA EMÍLIA MENDES, 

RITA BORTOLAN, SUSANA GOINENETXE, TELMA LUIZA, VERA SEHNEM.


AKIKO MILÉO, 



 CRISTIANE GONÇALVES, 

CYNTIA KAVA,

 DIRCE POLLI,

 FERNANDA ALONSO,

 GIOVANA HULTMANN, 

ILIANE BARCELOS, 

LISETE SCHIFFER,


 MARIA EMÍLIA MENDES,

 RITA BORTOLAN, 

SUSANA GOINENETXE, 

TELMA LUIZA,


 VERA SEHNEM.

Vista da Exposição na Câmara Municipal












Exposição FÉ - Grupo ZR Arte
Atelier Edilson Viriato
Curadoria Celso Parubocz
De 02 até 31 de maio
Aberto: das 13 às 18 horas.  
Espaço Cultural da Câmara Municipal de Ponta Grossa
Avenida Visconde de Taunay 880 Ponta Grossa
Fone 42 - 32 20 71 00

Abre na França um Museu dedicado a Camille Claudel.

Camille Claudel, uma mulher e artista

França faz as pazes com a escultora que viveu na sombra de Rodin com a abertura de um museu dedicado à sua figura em Nogent-sur-Seine


Um dos o museu dedicado a Camille Claudel
Um dos o museu dedicado a Camille Claudel


Na cidade de cerca de 6.000 habitantes de Nogent-sur-Seine , situada no norte da França, acaba de abrir o Museu Camille Claudel (1864-1943). A sua abertura coincide com o centenário da morte de Rodin , a quem Camille foi intimamente ligada. 
Por que um museu com o seu nome naquela pequena cidade?
Claudel viveu lá quando criança com sua família , entre onze e catorze anos, no mesmo espaço onde o museu está hoje. Nogent-sur-Seine também está "registrado" na memória literária da França porque Flaubert summered estava lá frequentemente. E diz-se que alguns espaços e ambientes de suas obras derivam de suas paisagens.
A figura de Camille Claudel tem um caráter emblemático , porque sua trajetória expressa o quanto tem sido e ainda é difícil para uma mulher desenvolver uma atividade como um artista. Com a ideia de promover os estudos de seu único filho, Paul, para se tornar um diplomata, seu pai, convence sua esposa em 1881 a se instalar em Paris, com seus três filhos. O desejo do Pai foi cumprido e Paul Claudel se tornou diplomata anos mais tarde e também um excelente escritor.

Mulheres proibidas

Naquela época, a Escola de Belas Artes de Paris não admitia mulheres, e Camille começa nesse mesmo ano a estudar escultura em uma academia particular. O passo decisivo em sua carreira iniciou em 1884, quando começou a trabalhar no estúdio de Rodin. Com ele manteve uma relação tempestuosa: inspiração, modelo e amante. No entanto, Rodin decidiu não oficializar a sua relação íntima com Camille , não aceitou casar com ela, como fez alguns meses antes de sua morte em 29 de Janeiro de 1917, com Rose Beuret, que manteve uma relação estável desde 1863 . Sobre Camille, como diz uma citação datado em 1898, Rodin disse: "Eu lhe mostrei onde a encontrar ouro; mas o ouro que ela encontra é dela. "
Após a ruptura com Rodin, Camille tentou afirmar -se como uma escultora, mas muitas barreiras sociais e preconceitos na França tornou o desejo inviável. Ele sofreu transtornos mentais agudos , e em 1913 foi internado em um hospital psiquiátrico, e no ano seguinte transferiu para outro e assim foi até sua morte em 1943. Essa linha tão intensamente trágica de sua vida levou vários escritores e diretores a fazer alguns textos e filmes que mostram grande interesse pelo tema mostrando a extrema dificuldade em muitos contextos sociais e culturais para uma artista mulher.
Tempo, tão breve, em que Claudel foi capaz de desenvolver a sua atividade como uma escultora é a razão para a escassez de seu trabalho. No entanto, as peças que permanecem são poderosas e de uma plasticidade intensa e sugere que suas esculturas teriam sido desenvolvidas em plena liberdade de criação.

resgate Task

Este aspecto é o que dá sentido a um museu que leva seu nome, exercendo assim uma tarefa de resgate, em que 43 de suas esculturas, quase todos de pequeno formato mostrado. Não é , no entanto, um problema de escala na sua concepção. Dos seus 15 quartos apenas o último de quatro são dedicados a Claudel, enquanto nos últimos onze (espaços muito maiores que continuamente fazem começar a pensar sobre onde seu trabalho começa) desenvolve um vasto panorama da Escultura do século XIX Francês culminando na reconstrução da oficina de Rodin . Provavelmente a origem do problema vem do centro, dedicado acima, como um museu municipal e a escultura francesa desse período.
Em qualquer caso, pode-se apreciar as obras completas de Camille, o diálogo, hoje, com suas esculturas e podem apreciar o escopo de uma única voz piscando com o movimento, a intensidade e vibração de cada uma. Inevitavelmente em suas esculturas refletem Rodin. Mas, ao mesmo tempo que percebemos um fluxo expressivo em que as imagens de mulheres começaram a conseguir mais destaque , mas sempre a partir de uma posição de confronto ou dificuldade.
Entre eles, eu iria desenhar uma jornada pessoal através Crouching Mulher (c. 1884-1885), homem inclinado (c. 1886) Abandono (c. 1886), o busto de Rodin (1888-1889), quatro versões valsa (1889-1893), a idade média (h. 1890), Perseus e Gorgona (1897-1902), fortuna (h. 1900), a sirene ou a flauta toucher (h. 1905), e, de um modo muito especial, três versões do suplicanteou suplicante (h. 1894-1905). 
Esta última peça, uma figura feminina nua vem do grupo Midlife é para mim um grito intensamente dolorosa de Camille possuir, clamando por desgarradamente liberdade violados.


 - Atualizado: