terça-feira, 2 de maio de 2017

Abre na França um Museu dedicado a Camille Claudel.

Camille Claudel, uma mulher e artista

França faz as pazes com a escultora que viveu na sombra de Rodin com a abertura de um museu dedicado à sua figura em Nogent-sur-Seine


Um dos o museu dedicado a Camille Claudel
Um dos o museu dedicado a Camille Claudel


Na cidade de cerca de 6.000 habitantes de Nogent-sur-Seine , situada no norte da França, acaba de abrir o Museu Camille Claudel (1864-1943). A sua abertura coincide com o centenário da morte de Rodin , a quem Camille foi intimamente ligada. 
Por que um museu com o seu nome naquela pequena cidade?
Claudel viveu lá quando criança com sua família , entre onze e catorze anos, no mesmo espaço onde o museu está hoje. Nogent-sur-Seine também está "registrado" na memória literária da França porque Flaubert summered estava lá frequentemente. E diz-se que alguns espaços e ambientes de suas obras derivam de suas paisagens.
A figura de Camille Claudel tem um caráter emblemático , porque sua trajetória expressa o quanto tem sido e ainda é difícil para uma mulher desenvolver uma atividade como um artista. Com a ideia de promover os estudos de seu único filho, Paul, para se tornar um diplomata, seu pai, convence sua esposa em 1881 a se instalar em Paris, com seus três filhos. O desejo do Pai foi cumprido e Paul Claudel se tornou diplomata anos mais tarde e também um excelente escritor.

Mulheres proibidas

Naquela época, a Escola de Belas Artes de Paris não admitia mulheres, e Camille começa nesse mesmo ano a estudar escultura em uma academia particular. O passo decisivo em sua carreira iniciou em 1884, quando começou a trabalhar no estúdio de Rodin. Com ele manteve uma relação tempestuosa: inspiração, modelo e amante. No entanto, Rodin decidiu não oficializar a sua relação íntima com Camille , não aceitou casar com ela, como fez alguns meses antes de sua morte em 29 de Janeiro de 1917, com Rose Beuret, que manteve uma relação estável desde 1863 . Sobre Camille, como diz uma citação datado em 1898, Rodin disse: "Eu lhe mostrei onde a encontrar ouro; mas o ouro que ela encontra é dela. "
Após a ruptura com Rodin, Camille tentou afirmar -se como uma escultora, mas muitas barreiras sociais e preconceitos na França tornou o desejo inviável. Ele sofreu transtornos mentais agudos , e em 1913 foi internado em um hospital psiquiátrico, e no ano seguinte transferiu para outro e assim foi até sua morte em 1943. Essa linha tão intensamente trágica de sua vida levou vários escritores e diretores a fazer alguns textos e filmes que mostram grande interesse pelo tema mostrando a extrema dificuldade em muitos contextos sociais e culturais para uma artista mulher.
Tempo, tão breve, em que Claudel foi capaz de desenvolver a sua atividade como uma escultora é a razão para a escassez de seu trabalho. No entanto, as peças que permanecem são poderosas e de uma plasticidade intensa e sugere que suas esculturas teriam sido desenvolvidas em plena liberdade de criação.

resgate Task

Este aspecto é o que dá sentido a um museu que leva seu nome, exercendo assim uma tarefa de resgate, em que 43 de suas esculturas, quase todos de pequeno formato mostrado. Não é , no entanto, um problema de escala na sua concepção. Dos seus 15 quartos apenas o último de quatro são dedicados a Claudel, enquanto nos últimos onze (espaços muito maiores que continuamente fazem começar a pensar sobre onde seu trabalho começa) desenvolve um vasto panorama da Escultura do século XIX Francês culminando na reconstrução da oficina de Rodin . Provavelmente a origem do problema vem do centro, dedicado acima, como um museu municipal e a escultura francesa desse período.
Em qualquer caso, pode-se apreciar as obras completas de Camille, o diálogo, hoje, com suas esculturas e podem apreciar o escopo de uma única voz piscando com o movimento, a intensidade e vibração de cada uma. Inevitavelmente em suas esculturas refletem Rodin. Mas, ao mesmo tempo que percebemos um fluxo expressivo em que as imagens de mulheres começaram a conseguir mais destaque , mas sempre a partir de uma posição de confronto ou dificuldade.
Entre eles, eu iria desenhar uma jornada pessoal através Crouching Mulher (c. 1884-1885), homem inclinado (c. 1886) Abandono (c. 1886), o busto de Rodin (1888-1889), quatro versões valsa (1889-1893), a idade média (h. 1890), Perseus e Gorgona (1897-1902), fortuna (h. 1900), a sirene ou a flauta toucher (h. 1905), e, de um modo muito especial, três versões do suplicanteou suplicante (h. 1894-1905). 
Esta última peça, uma figura feminina nua vem do grupo Midlife é para mim um grito intensamente dolorosa de Camille possuir, clamando por desgarradamente liberdade violados.


 - Atualizado: