segunda-feira, 12 de maio de 2014

Uma breve história da palavra 'curador'


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Uma vez que o único empregado para descrever a máquina de exposição, agora ele é usado para qualquer um de um programador de festival de música celebridade para um hipster de Williamsburg com uma conta iTunes.Britânica Art Show curador Tom Morton nos fala através das origens da palavra mais usada dos tempos modernos
Tom Morton, Curador da mostra de arte britânica
Tom Morton, Curador da mostra de arte britânica



 
Uma história muito curta da palavra "curador" pode ser executado da seguinte forma. Na Roma Antiga, curatores eram altos funcionários responsáveis ​​de vários departamentos de obras públicas, supervisionando aquedutos, balneários e esgotos do Império.Avançando para o período medieval, e nos deparamos com o curatus, um sacerdote dedicado ao cuidado (ou 'cura') das almas.
Até o final do século 20, 'curador' veio para descrever uma ampla categoria de tomadores de exposições, de funcionários do museu que passam anos trabalhando em modestos displays, escrupulosamente pesquisados ​​de cerâmica suméria, para freelancers que se aproximam em grande escala Bienais de arte contemporânea como um oportunidade de limpar a garganta auteurial.
Aqui no terceiro milênio, a palavra curador passou por mais uma mudança no uso. Apropriado pelos departamentos de empresas interessados ​​em imbuir seus produtos com um ar de distinção duramente conquistada e comercialização emprestado avant-garde legal, agora é usado para descrever qualquer pessoa a partir do programador celebridade de um festival pop para um estilista de moda que reúne um "coleção cápsula" de outono / inverno das ações de uma loja de departamentos. Um curador, aqui, é, essencialmente, um seletor pago de material para a venda, quer seja bilhetes para concertos ou abotoaduras. (Notavelmente, galerias de arte comerciais tendem a lutar tímido de descrever seu pessoal exposições como "curadores", deixando o título para os profissionais do sector não lucrativo que não o fazem, um, lucrar com as obras que eles escolhem para exibir).
Claro, há uma possibilidade de que os marketeers que empregam a palavra "curador" não tem mais interesse em evocar o mundo do museu do que eles fazem de evocar gerência média romana ou a igreja medieval. 
Talvez eles estão apenas respondendo à "virada curatorial 'mais amplo em padrões de consumo descrito na revista literária baseada em Nova York coleção n +1' s de ensaios Que era o Hipster? que argumenta que a atual geração de jovens elegantes coisas são 'prosumers' que preferem selecionar artefatos culturais, em vez de produzi-los, brandindo-los "como capital". O 'curador' de uma loja pop up ou um festival boutique torna mesmo essa forma atrofiada de criatividade redundante - como o comediante Stewart Lee escreveu em um artigo recente no Financial Times sobre a sua nomeação como o "curador" de um fim de semana de comédia no uma das principais artes de Londres venue "Eu sou um curador. Que palavra morta. Parece que alguém mexendo bosta em um vaso sanitário com uma vara." Então exatamente o que Lee faria da declaração de missão da surpreendentemente chamado Seattle PR firma Curador é divertido de se contemplar. Sem um traço de consciência histórica, o site da empresa afirma que "As marcas mais eficazes - sabendo a influência do consumidor com poder de hoje - irá criar produtos, serviços ou experiências que podem stand-up para a conversa do mercado." É um longo caminho desde o museu público, muito menos administração aqueduto ou o cuidado com a alma eterna.

Tom Morton, Curador da mostra de arte britânica

EXPOSIÇÃO DIA DO ARTISTA NO CREArte

Em comemoração ao Dia do Artista Plástico comemorado em 
08 de maio o CREArte abriu a Exposição Coletiva.
 Nesta exposição podemos ver telas de André Felber, 
Solange Leminski, Marcelo Schimaneski, Alceu Rogoski, 
Sidney Mariano, Erinilda Parubocz, Edson Costa (+), 
Werner Wrobel (+), João Carneiro, Osires Guimarães, 
Glaura Barbosa Pinto e Ana Maria Marochi.

CREArte Centro de Referência e Ensino de Arte
Rua Ricardo Wagner 105 Olarias
Aberto das 14 às 17 h entrada gratuita


A Galeria funciona em um Espaço multi uso onde acontece oficinas de pintura, leitura, teatro, apresentações de videos e eventos culturais.


No proximo dia 28 de maio (quarta feira) teremos o lançamento do livro Infantil "Tá pintando um clima no brejo" de Alfredo Mourão, junto com o evento teremos uma apresentação de Cassiano Caron contando histórias infantis e contos e causos, os ingressos já estão a disposição pelo fone 9962 5952 no valor de R$ 30,00 com direito a um livro autografado e depois coquetel.... Lembrando que o local terá lotação de 100 pessoas.


08 de maio - Dia do Artista Plástico Brasileiro

A data foi escolhida em homenagem ao pintor 

José Ferraz de Almeida Júnior, um dos 

artistas brasileiros mais importantes - século XIX.

 Nasceu em Itu (SP), no dia 8 de maio 1850. 

Aos 19 anos entrou para a Academia Imperial de Belas

 Artes, no Rio de Janeiro, onde foi aluno de Jules 

Lê Chevrel, Victor Meirelles e Pedro Américo. 

Em 1876, recebeu uma bolsa de estudos 

do Imperador dom Pedro II e seguiu para Paris, 

onde participou da exposição arte mais badalada 

da época, o Salon Offíciel dês Artistes Français. 

O pintor produziu cerca de 300 obras, e entre 

seus quadros mais famosos estão Violeiro, 

Picando Fumo e Caipiras Negociando, que retratam

o dia-a-dia do homem do campo. 

Almeida Júnior morreu assassinado dia 13

de novembro de 1899, em Piracicaba (SP). 

Em 1950, 8 de maio foi oficializado como 

Dia do Artista Plástico Brasileiro.






CREArte Centro de Referência e Ensino de Arte
Rua Ricardo Wagner 105 Olarias
Fone 9962 5952
Ponta Grossa Paraná
https://www.facebook.com/CREArtepg


Museu UEPG promove exposição sobre a propaganda


Compartilhado do Diário dos Campos

O Museu Campos Gerais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), promove a exposição. “A propaganda liga a cidade", que traz uma série de objetos pertencentes ao acervo do museu, à Casa da Memória Paraná, ao Museu Época e ao Museu da Família Hass. A promoção faz parte da 12ª Semana Nacional de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), em comemoração ao Dia Internacional de Museus, de 12 a 18 de maio.
A diretora técnica do Museu Campos Gerais, Elisabeth Johansen (professora do Departamento de História), explica que durante esta semana as instituições museológicas de todo o Brasil promoverão atividades relacionadas ao tema “Museus: as coleções criam conexões”. “Dessa maneira, o Museu Campos Gerais pensou a propaganda local como temática que interliga diferentes coleções, ou seja, promovendo conexões, que revelam aspectos da história da cidade de Ponta Grossa relacionados ao comércio, figuras políticas, espaços culturais, festividades locais, dentre outros”.
A exposição “A propaganda liga a cidade" terá início nesta terça-feira e permanecerá aberta até 31 de julho no Museu Campos Gerais (Rua Engenheiro Schamber, 686, Centro). Para atender a demanda do público que tenha interesse em visitar esta exposição o Museu coloca-se a disposição para o agendamento de monitorias pelo telefone (42) 3220-3470 ou pelo e-mailmuseucamposgerais@uepg.br.
(Fonte:UEPG)
Divulgação
A exposição “A propaganda liga a cidade" terá início amanhã