terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

“Cartas para Quintana”, produzida pela artista plástica Kezia Talisin, no Café e Restaurante Quintana / Curitiba



Arte em pequenos detalhes




Foto / Divulgação

São muitos os significados das cores. O vermelho traduz paixão, amor, sentimento. Tons de verde trazem esperança, vigor, juventude, segurança e calma. O amarelo atrai o calor, a descontração e a prosperidade. O laranja traduz espontaneidade e o movimento. Já os tons de azul simbolizam lealdade, fidelidade e sutileza. Estas cores básicas, aliadas à arte da poesia, são um dos pontos principais da mostra “Cartas para Quintana”, produzida pela artista plástica Kezia Talisin, em cartaz no Quintana Café em Restaurante. O vernissage acontece no dia 21 de fevereiro, quinta-feira, em evento especial aberto ao público em geral no espaço gastronômico do Quintana Café e Restaurante, que abre neste dia entre às 19 e 23 horas. A ocasião traduz o sentimento e a paixão da artista vista em suas telas no cardápio do local, produzido especialmente para a ocasião.
O motivo de exemplificar o que significa cada cor no início deste texto é simples. As telas de Kezia são coloridas, espontâneas e atraentes. Trazem vida a um espaço com paredes brancas e decoração intimista, que se torna ainda mais rico em cultura com o apoio das obras. Seu referencial artístico em arabescos está presente em cada uma das telas, uma riqueza de curvas e formatos que traduzem a ideia do infinito. As telas, que seguem a série já desenvolvida pela artista intitulada Ornatos Pop, foram produzidas especialmente para o espaço. Ao desenhar, Kezia esquece o mundo, e se dedica apenas à arte a sua frente.
A riqueza de cores e frases de Mario Quintana, inspirador das telas ali exibidas, aumenta ainda mais com a utilização de elementos dos mais distintos. Jornais e tecidos permeiam as telas ao redor da tinta, o que amplia ainda mais o seu modo de se expressar. Materiais desperdiçados ganham vida por meio da arte. Trata-se de uma obra que já se inicia a partir de um referencial, e se mescla à obra de outros artistas e da vida cotidiana.
Ao se inspirar em Mario Quintana, Kezia exibe com exatidão uma singela frase do poeta inspirador do espaço gastronômico. “A arte de viver é simplesmente a arte de conviver”, já dizia o escritor. É por isso que, além das ricas paredes, o vernissage leva ainda esta inspiração ao cardápio. A chef Gabriela Vilar de Carvalho definiu um menu especial para a ocasião, que traz à mesa as mais diversas inspirações da vida da própria artista. Uma rica experiência que transcende a arte plástica, escrita e gastronômica.
Serviço: O vernissage acontece no dia 21 de fevereiro, quinta-feira, em evento especial aberto ao público em geral no Quintana Café e Restaurante, que abre neste dia entre às 19 e 23 horas.O Quintana fica na Avenida Batel, 1440; O telefone para contato é 3078-6044.