segunda-feira, 5 de agosto de 2013

XXXIII COLÓQUIO DO COMITÊ BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA ARTE


  
A ARTE E SUAS INSTITUIÇÕES

Rio de janeiro, 23 a 27 de setembro de 2013


Segunda-feira 23/09 
  Credenciamento a partir das 14h00
   
  16h00
  Conferências de abertura
   
  Ulrich Grossman (Presidente do CIHA)
  Institutions for Art – Art for Institutions
   
  Peter Schneemann (Universidade de Berna/CIHA)
  Beholder and Public – Between Abstract Art Historical Reference and Target Group
   
  19h00
  Lançamento de livros
Coquetel de confraternização
   
   
  Terça-feira 24/09 - manhã
   
  Mesa-redonda 1 | (9h00 – 10h45)
Formas de exibição: lugares e estratégias (I)
   
  9h00-9h15:
  Elisa de Souza Martinez  (UnB/CBHA)
  Rembrandt e seu gabinete: naturalia e exotismo
   
  9h15-9h30:
  Jens Baumgarten (UNIFESP/CBHA)
  A re-apropriação da arte colonial entre o local e o global: Brasil e Filipinas
   
  9h30-9h45:
  Letícia Squeff (UNIFESP/CBHA)
  Exposições de arte no Brasil: modos de interpretação
   
  9h45-10h00:
  Ana Maria Tavares Cavalcanti (UFRJ/CBHA)
  Crítica de arte e originalidade artística nos Salões de Paris (1861, 1882 e 1899)
   
  10h00-10h15:
  Roberto Conduru (UERJ/CBHA)
  Brasil: terra de mágicos?
   
  
10h15-10h45:
  Debate
   
  10h45-11h00:
  Café
   
   
  Mesa-redonda 2 | (11h00 – 12h30)
Formas de exibição: lugares e estratégias (II)
   
  11h00-11h15:
  Vera Siqueira (UERJ/CBHA)
  Wanda Pimentel e o circuito expositivo brasileiro
   
  11h15-11h30:
  Almerinda da Silva Lopes (UFES/CBHA)
  A Arte Experimental e Política de Paulo Herkenhoff
   
  11h30-11h45:
  Marco Pasqualini (UFU/CBHA)
  A Galeria Whitechapel e a internacionalização da arte brasileira: duas exposições
   
  11h45-12h00:
  Nara Cristina Santos (UFSM/CBHA)
  Arte Contemporânea: exibição/disponibilização em redes colaborativas/telemáticas
   
  12h00-12h30:
  Debate
   
   
  Terça-feira 24/09 - tarde
   
  Mesa-redonda 3 | (14h00 – 15h45)
Crítica e curadoria: construções de sentido
   
  14h00-14h15:
  Bianca Knaak (UFRGS/CBHA)
  Construções de sentidos em curadorias de acervos artísticos institucionais
   
  14h15-14h30:
  Helouise Costa (MAC/USP e CBHA)
  A fotografia moderna no Brasil: do fotoclubismo ao sistema de arte
   
  14h30-14h45:
  Claudia Valladão de Mattos (Unicamp/CBHA)
  Hileia Amazônica no MASP: Arte e Ecologia na década de 70 no Brasil
   
  14h45-15h00:
  Marília Andrés Ribeiro (UFMG/CBHA)
  A crítica institucional e a estética da existência
   
  15h00-15h15:
  Ana Maria Albani de Carvalho (UFRGS/CBHA)
  Curadoria e potencialidade crítica na arte pós-autônoma
   
  15h15-15h45:
  Debate
   
  15h45 – 16h00:
  Café
   
   
  Mesa-redonda 4 | (16h00 – 17h30)
Mestres e artistas: práticas, formação e ensino (I)
   
  16h00-16h15:
  Ângela Brandão (UNIFESP/CBHA)
  Sobreposição de tarefas: uma leitura do Dicionário de Judith Martins
   
  16h15-16h30:
  Elaine Dias (UNIFESP/CBHA)
  Le Breton entre Humboldt e Bachelier: referências para o ensino artístico brasileiro
   
  16h30-16h45:
  Raquel Quinet Pífano (UFJF/CBHA)
  Felix da Costa e a Defesa da Nobreza da Pintura
   
  16h45-17h00:
  Sonia Gomes Pereira (UFRJ/CBHA)
  Paisagem e Academia: Agostinho José da Mota
   
  17h00-17h30:
  Debate
   
   
  Terça-feira 24/09 - noite
   
  18h00 – 20h00
  Apresentação presencial de pôsteres
   
   
  Quarta-feira 25/09 - manhã
  

  Mesa-redonda 5 | (9h00 – 10h30)
Narrativas e interpretações: inclusões e exclusões(I)
   
  9h00-9h15:
  Cybele Vidal Neto Fernandes (UFRJ/CBHA)
  As estratégias da arte nas celebrações luso-brasileiras
   
  9h15-9h30:
  Maraliz Christo (UFJF/CBHA)
  A Revolução Francesa no Chile e a pintura histórica de Raymond Monvoisin
   
  9h30-9h45:
  Paulo Knauss (UFF/CBHA)
  Índios no salão: Louis Rochet e a escultura etnográfica entre a França e o Brasil
   
  9h45-10h00:
  Mirian Nogueira Seraphim (IFMT/CBHA)
  Por uma cronologia das Artes Plásticas no Brasil do Dezenovevinte
   
  10h00-10h30:
  Debate
   
  10h30-11h00:
  Café
   
   
  Mesa-redonda 6 | (11h00 – 12h30)
Imagens da arte e interpretações do passado (I)
   
  11h00-11h15:
  Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho (CBHA)
  O programa escultórico da Catedral de Salvador – igreja do antigo Real Colégio da Bahia
   
  11h15-11h30:
  Maria Elizia Borges (UFG/CBHA)
  Aspectos do revival egípcio e classicista na arte funerária brasileira
   
  11h30-11h45:
  José Augusto Costa Avancini (UFRGS/CBHA)
  As Pinacotecas Municipais de Porto Alegre: A cidade na pintura de paisagem
   
  11h45-12h00:
  Renato Palumbo Dória (UFU/CBHA)
  Retratos à Margem: imagens invisíveis da arte no Brasil
   
  12h00-12h30:
  Debate
   
   
  Quarta-feira 25/09 - tarde
   
  Mesa-redonda 7 | (14h00 – 15h45)
Inventários, coleções e arquivos
   
  14h00-14h15:
  Maria Inez Turazzi (IPHAN/CBHA)
  Entre negociações e disputas: a doação da coleção Geyer ao patrimônio público
   
  14h15-14h30:
  Neiva Maria Fonseca Bohns (UFPel/CBHA)
  A vitrine invisível. Um estudo sobre o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo
   
  14h30-14h45:
  Mônica Zielinsky (UFRGS/CBHA)
  História da arte como instituição e como arquivo. A pintura de Marilice Corona
   
  14h45-15h00:
  Sandra Makowiecky (UDESC/CBHA)
  Experiências intermitentes: arquivos, inventários e coleções em Santa Catarina
   
  15h00-15h15:
  Maria do Carmo Freitas Veneroso (UFMG/CBHA)
  Livros de artista: seu lugar de produção e difusão no campo da arte contemporânea
   
  15h15-15h45:
  Debate
   
  15h45 – 16h00:
  Café
   
   
  Mesa-redonda 8 | (16h00 – 17h30)
Mestres e artistas: práticas, formação e ensino (II)
   
  16h00-16h15:
  Adalgisa Arantes Campos (UFMG/CBHA)
  Aprendizagem artística, pintura colonial mineira, pintores coloniais
   
  16h15-16h30:
  Luiz Alberto Ribeiro Freire (UFBA/CBHA)
  As maquinetas dos Humildes como representação do universo religioso feminino
   
  16h30-16h45:
  Ana Mae Barbosa (USP/CBHA)
  Cecília Meireles e o Ensino da Arte: o cinema e a educação infantil
   
  16h45-17h00:
  Angela Ancora da Luz (UFRJ/CBHA)
  O ateliê de Bandeira de Mello. Lugar de memória, de práticas e formação de mestres
   
  17h00-17h30:
  Debate
   
   
  Quarta-feira 25/09 - noite
   
  18h00 – 20h00
  Conferências
   
  Glória Ferreira (UFRJ)
  A querela da abstração e a formação dos museus de arte moderna no Brasil, anos 40
   
  Silvia Dolinko (Instituto Torquato de Tella)
  El Instituto Di Tella y su programa de modernización cultural y experimentación artística en Buenos Aires en los años sesenta. Devenir de un proyecto institucional y actualidad de un archivo
   
  
Jantar por adesão
   
   
  Quinta-feira 26/09 - manhã
   
  Mesa-redonda 9 | (9h00 – 10h45)
Instituições, fronteiras e marginalidade
   
  9h00-9h15:
  Paula Ramos (UFRGS/CBHA)
  MAC-RS: 21 anos de algumas conquistas, muitas crises e permanentes indefinições
   
  9h15-9h30:
  Sílvia Miranda Meira(USP/CBHA)
  A reflexão crítica como estratégia e proposição da Jovem Arte Contemporânea no MAC da USP nos anos 60
   
  9h30-9h45:
  Dária Jaremtchuk (USP/CBHA)
  CONTRABIENAL: exposição impressa ou manifesto político?
   
  9h45-10h00:
  Emerson Dionísio Gomes de Oliveira (UnB/CBHA)
  O público como instituição: interdependência e criação na arte contemporânea
   
  10h00-10h15:
  Maria Angélica Melendi (UFMG/CBHA)
  Ocorrências de arte contemporânea na natureza habitada
   
  10h15-10h45:
  Debate
   
  10h45-11h00:
  Café
   
   
  
Mesa-redonda 10 | (11h00 – 12h30)
Narrativas e interpretações: inclusões e exclusões(II)
   
  11h00-11h15:
  Marize Malta (UFRJ/CBHA) 
  A trivialidade da arte em casa: a coleção artística do Museu Casa de Rui Barbosa
   
  11h15-11h30:
  Ana Gonçalves Magalhães (MAC/USP e CBHA)
  Bienal de São Paulo/MAM: Revisitando a Constituição de um Acervo Modernista
   
  11h30-11h45:
  Felipe Soeiro Chaimovich (FAAP)
  Os museus de arte moderna e o conceito de moderno
   
  11h45-12h00:
  
Rosana Pereira de Freitas (UFRJ/CBHA)
  Orientalismo de vanguarda
   
  12h00-12h30:
  Debate
   
   
  Quinta-feira 26/09 - tarde
   
  Mesa-redonda 11 | (14h00 – 15h45)
Crítica e curadoria: construções de sentido
   
  14h00-14h15:
  Ana Paula Nascimento (Pinacoteca do Estado de São Paulo/CBHA)
  A contribuição editorial de Virgílio Maurício no jornal Gazeta de Notícias em 1923
   
  14h15-14h30:
  Maria Lúcia Bastos Kern (PUC/RS e CBHA)
  A Revista Martín Fierro e o projeto de arte moderna
   
  14h30-14h45:
  Maria Luisa Luz Távora (UFRJ/CBHA)
  A Gravura Informal no RESUMO - JB (1963-1972)
   
  14h45-15h00:
  Maria de Fátima Morethy Couto (Unicamp/CBHA)
  Rejeições ao pop: arte e crítica na América Latina dos anos 1960
   
  15h00-15h30:
  Debate
   
  15h30 – 16h00:
  Café
   
   
  Mesa-redonda 12 | (16h00 – 18h00)
Imagens da arte e interpretações do passado (II)
   
  16h00-16h15:
  Sheila Cabo Geraldo (UERJ/CBHA)
  Transversalização da arte e da história
   
  16h15-16h30:
  Ângela Maria Grando Bezerra (UFES/CBHA)
  Persistência do passado na arte presente de Bill Viola
   
  16h30-16h45:
  Paulo Silveira (UFRGS/CBHA)
  Reavaliando um insucesso de Ulises Carrión: o caso “O roubo do ano”
   
  16h45-17h00:
  Stéphane Huchet (UFMG/CBHA)
  Os três passados/clichês de Vik Muniz: a participação, a iconografia e o artista
   
  17h00-17h30:
  Debate
   
   
  Quinta-feira 26/09 - noite
  

  Conferências de encerramento | (18h00 – 20h00)
   
  Chantal Georgel (Institut National d’Histoire de l’art)
  O papel das coleções particulares na história das instituições museais na França
   
  Philipe Sénéchal (Institut National d’Histoire de l’art)
  Publier ce que l'on vend : le marchand d'art ancien et son réseau scientifique
   
   
  Sexta-feira 27/09 - manhã
   
  Assembleia do CBHA | (09h30-12h00)