sexta-feira, 3 de maio de 2013

Arte contemporânea do Brasil terá leilão exclusivo em NY


Arte contemporânea do Brasil terá leilão exclusivo em NY


compartilhado da FOLHA DE SÃO PAULO / ILUSTRADA

A arte contemporânea do Brasil terá a partir da próxima semana seu primeiro leilão exclusivo em uma das grandes casas de Nova York, a Sotheby's, em mais uma mostra do crescimento do país no cenário internacional.
A exposição e leilão "Brasil Vívido", que inclui quase 50 obras de 16 artistas brasileiros, acontecerá de 10 a 29 de maio e coloca o país na vitrine do principal mercado mundial de venda de arte contemporânea, ao lado de Londres.
"Esta é a primeira vez que realizamos um evento deste tipo em Nova York e é particularmente importante para a Sotheby's", disse o porta-voz da tradicional casa de leilões, Dan Abernethy.
Lucas Lima/Folhapress
A artista plástica Adriana Varejão
A artista plástica Adriana Varejão
Até o momento, a arte do Brasil integrava os leilões de primavera (hemisfério norte, outono no Brasil) dedicados à América Latina, que este ano acontecerão entre 28 e 29 de maio. As obras dos artistas do país, no entanto, continuarão sendo oferecidas nesses eventos.
A outra grande casa internacional de leilões, Christie's, realizará suas vendas de arte latino-americana nos dias 29 e 30 deste mês.
Para o primeiro evento exclusivamente brasileiro, os especialistas da Sotheby's decidiram exibir um leque o mais amplo possível do dinâmico cenário das artes plásticas do país.
Foram selecionadas obras de artistas famosos no cenário internacional, como Adriana Varejão, Carlito Carvalhosa e Miguel Rio Branco.
Carvalhosa, por exemplo, se apresentou pela primeira vez nos Estados Unidos em 2011 com a monumental instalação sonora "A Soma dos Dias" no prestigioso Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York.
Varejão também já expôs no MoMA, além de ter mostras individuais na galeria Lehmann Maupin de Nova York, onde é uma das artistas de destaque.
Além dos nomes já conhecidos entre os colecionadores americanos, aparecem artistas jovens promissores como Lucas Arruda e Maria Nepomuceno.
A venda é organizada na denominada "S2", a galeria de arte global contemporânea da Sotheby's que tem um espaço na sede nova-iorquina da casa de leilões.
"Com o Brasil virando um crescente foco para a Sotheby's, estamos felizes de levar a riqueza criativa e sofisticação da arte contemporânea do país a nossa galeria 'S2'", afirmou Katia Mindlin Leite-Barbosa, presidente da Sotheby's Brasil.
A Sotheby's tem mostrado um crescente interesse pelo Brasil nos últimos anos, com a abertura de um escritório em São Paulo em 2011 e a expansão de seus funcionários no país.
"Com uma sede em São Paulo e representantes no Rio, a Sotheby's é a única casa de leilões internacional com uma presença formal no Brasil", destacou Katia Mindlin Leite-Barbosa.