segunda-feira, 8 de abril de 2013

Museu da Imagem e do Som promove Mostra ....




CADERNO G / GAZETA DO POVO / Segunda-feira, 08/04/2013

Milla Jung/Divulgação
Milla Jung/Divulgação /
FOTOGRAFIA

O efervescente teatro dos anos 1990

Mostra promovida pelo Museu da Imagem e do Som do Paraná traz fotografias de seu acervo sobre a cena teatral paranaense do período

2
Publicado em 08/04/2013 | ISADORA RUPP - caderno g / gazeta do povo

Gilson Camargo/Divulgação
Gilson Camargo/Divulgação / Mostra traz 45 fotografias sobre o teatro paranaenseAmpliar imagem
Mostra traz 45 fotografias sobre o teatro paranaense
Exposição
A Imagem do Teatro
Secretaria de Estado da Cultura (hall de entrada) (R. Ébano Pereira, 240 – Centro), (41) 3321-4700. Inauguração amanhã, às 17 horas. Visitação de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Entrada franca. Até 5 de julho.
A década de 1990 foi de plena efervescência para o teatro paranaense. Em 1992, por exemplo, teve início o Festival de Teatro de Curitiba e surgiu nos palcos a parceria entre o ator Guilherme Weber e Felipe Hirsch, nomes hoje consagrados nacionalmente. Ao mesmo tempo, Edson Bueno e Marcelo Marchioro já eram referências teatrais na época, que contou ainda com a atuação consolidada do ator Mário Schoemberger (1952-2008). A partir de amanhã, será possível ver fotografias dessa época na mostra Imagem do Teatro, promovida pelo Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR).
Estarão expostas no hall da Secretaria de Estado da Cultura cerca de 45 fotografias feitas por Milla Jung, Chico Nogueira e Gilson Camargo – todas integram o acervo do MIS-PR. Com a exposição, a ideia é estender o clima do Festival de Teatro, diz o diretor do MIS-PR, Fernando Severo. “Queremos dar continuidade a essa celebração teatral, por isso, inauguramos a mostra propositalmente no fim do festival.”
Segundo o diretor, o Paraná sempre teve teatro de qualidade, porém, nos anos 1990, as companhias passaram a processar as influências de grandes nomes do teatro nacional. “Tivemos no festival Zé Celso, Gerald Thomas. A mostra ilustra esses primeiros anos.”
Marcas
Além do festival, Severo selecionou trabalhos de Milla e Nogueira que retratam espetáculos e diretores daquela década, e mesclou imagens feitas durante a apresentação das peças e também as realizadas para a divulgação das montagens. “Isso deu um efeito plástico mais interessante. O legal também é ver o quanto as pessoas que estão retratadas são atuantes ou deixaram marcar profundas na cena teatral”, salienta.