domingo, 9 de dezembro de 2012

Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões




Pinturas, desenhos e objetos são algumas das opções da agenda 2013 que acaba de ser definida pela comissão responsável pelas atividades do Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões.

Das 37 propostas apresentadas, foram selecionados seis projetos para compor o calendário de exposições do próximo ano, que contará também com a participação de artistas convidados.

A comissão formada por funcionários do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), mantenedor do Espaço Cultural,  contou com a assessoria da crítica de arte Simone Landall, também professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que coordenou a seleção dos trabalhos.

De acordo com Simone Landall, a motivação para escolher os trabalhos foi, em linhas gerais, a qualidade das propostas apresentadas, que deveriam conter coerência entre o texto de apresentação e as imagens, além da compatibilidade com o espaço disponível.

A professora destaca a importância das obras para o público. “Nesta seleção e em outras similares existe um pressuposto de que as obras selecionadas tem o potencial de gerar experiências estéticas a partir de sua fruição, cuja intensidade está na medida do repertório e disponibilidade de cada um”, explicou Simone Landall.

Palacete dos LeõesConsiderado um espaço nobre por artistas, o casarão da Avenida João Gualberto por si só é uma obra de arte. Construído  em 1902, a edificação é tombada pelo patrimônio histórico e é testemunho do ciclo da erva mate, um dos períodos mais prósperos da economia paranaense. Inaugurado em junho de 2005 como o Espaço Cultural BRDE, o Palacete dos Leões já recebeu artistas dos mais variados segmentos. Além do incentivo a exposições, o espaço também é propício para apresentações de grupos musicais, concertos e lançamentos de livros.


Confira os projetos selecionados:
1 - Edilson Viriato (pintura)
2 - Flavia Fernandes (pintura)
3 - Linha da Alma – Isabela Zanchi (desenho)
4 - Mirian Fischer e Thiago Autran (pintura)
5 - Silvio Rodolfo dos Santos (pintura)
6 - Magma Terra – Vanessa M. do Amaral (objeto/instalação)

Fonte: Assessoria de Comunição BRDE