quarta-feira, 29 de outubro de 2025
OUTUBRO FASHION SHOW
quarta-feira, 8 de outubro de 2025
Encontro de Acervo…
Discutir Arte com Artistas é tudo de bom, Todos melhoram seus conhecimentos e o segmento fortalece …
Fiquei muito feliz ontem de estar participando desta iniciativa do Secretário Municipal de Cultura Beto junto ao Departamento de Artes Visuais. O frio é a chuva sempre são problemas para o povo sair do conforto de seu lar, principalmente Artistas. O pequeno grupo assistiu uma apresentação do Secretário que tem formação na área, Tenho certeza que a rápida explanação de alguns assuntos com imagens, a troca de informações com os participantes fez crescer o vocabulário de alguns ou relembrar um pouco da história da Arte, mas de uma maneira bem diferente do que muitos estão acostumados. Depois cada participante escolheu uma obra do acervo e discutimos sobre ela, cada um mostrando sua visão e sentimento sobre a mesma… Tenho certeza que será um novo projeto que deve trazer os Artistas de volta ao seu reduto para apreender, discutir, confraternizar, de uma maneira profissional, para acrescentar conhecimento à Todos, atividade esta, que faltava para reunir os Artistas…. Parabéns Beto e toda equipe do segmento.
Participantes do evento na sala de estudos de obras de Artes que fica junto ao acervo equipada com multimídia e iluminação própria para o local….
segunda-feira, 6 de outubro de 2025
Exposição O Papel do Tempo.
A Universidade Estadual de Ponta Grossa inaugurou um novo Espaço Expositivo, a nova Galeria fica na Sala 41 na Central de Salas no Campus de Uvaranas da UEPG.
A exposição ‘O Papel do Tempo’, do artista Sebastião Natálio foi organizada por discentes do curso de Artes Visuais, como parte da disciplina de História das Artes Visuais III. A curadoria da mostra ficou por conta da estudante Amanda Baba e da professora Ariane Salgado, em uma ação de extensão.
A Exposição carregada de simbolismo traz uma parcela da produção do Artista, trabalhos produzidos durante a pandemia e num período que precisou fazer um tratamento de saúde.Utilizando materiais alternativos como suporte, papelão, caixas e muita criatividade nas pinceladas e mensagens registradas nas obras… trabalhos marcantes, algumas séries dignas de prêmios em Salões de Arte…
‘O Papel do Tempo’ foi contemplada pelo edital de seleção de trabalhos artísticos da Pró-reitoria de Assuntos Culturais (PROEX). O edital foi realizado entre abril e maio deste ano. Além disso, foi premiada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc.
quinta-feira, 11 de setembro de 2025
14 ª Expo&Flor apresenta obras de Arte de Marga Cominato.
Durante os dias de 05 à 15 de setembro no Parque Ambiental de Ponta Grossa acontece a 14ª edição da Expo&Flor, evento organizado pelo Rotary Clube Ponta Grossa Alagados cuja renda do evento é destinada para os projetos do Rotary.
Este ano os visitantes podem apreciar as belas obras da Artista Marga Cominato, são telas em estilo acadêmico na técnica óleo sobre tela.
O valor das obras vão de R$ 800,00 até R$ 1200,00, uma porcentagem da venda das obras será revertida para os projetos do Rotary.
Marga Cominato já pintou mais de 7 mil obras de arte, recebeu diversos prêmios e participou de centenas de exposições. Hoje, aos 90 anos, a artista se diz realizada, pois além de pintar tem dois livros editados.
“A arte faz parte da minha vida desde a infância, pois comecei a pintar quando ainda era criança.
EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS "FOTOGRAFIA É MOMENTO. É TIMING. É SENSO DE OPORTUNIDADE.
Aconteceu no dia 10 de setembro uma confraternização na Estação Saudade - SESC Ponta Grossa entre o autor das fotografias, Fabrício Bittencourt da Cruz, seus amigos, parentes e demais convidados.
Fabrício acompanhou um seleto grupo pelas imagens e comentou algumas informações e histórias ricas em detalhes, mostrando as oportunidades que teve de registrar alguns momentos que ali estavam retratados.
O evento assinado pelo Curador Celso Parubocz mostrou este outro lado do autor que atua como Juiz Federal em nossa Cidade e tem este lado artístico humanista e registra estes momentos, aproveitando o tempo e a oportunidade que cada um foi proporcionado, imagens do cotidiano com sua Família, outras em viagens ou em passeios capturando as imagens que surgiam e despertavam este sentimento de mantê-las registradas e com incentivo do Curador do evento, porque não mostrá-las ao público?
O local SESC Estação Saudade é um dos mais representativos na cena cultural de nossa Cidade tanto pela beleza do imóvel histórico bem como pela movimentação de eventos que acontecem no dia a dia e também mantém um agradável café frequentado por saudosistas que um dia tiveram o privilégio de embarcar nestas plataformas da antiga Estação, viajar de trem e também pelos amantes da Cultura e demais visitantes.
A Exposição é uma realização do CREArte e contou com apoio cultural do SESC Estação Saudade, Rotary Clube Ponta Grossa Alagados, sendo mais uma atração cultural durante a 14ª Expo&Flor, a exposição começou dia 05 /09 e termina dia 18/09, aberta ao público, mais informações sobre a ESTAÇÃO SAUDADE SESC, acesse o link:https://share.google/JWfEqOO4jcTjla01G
quinta-feira, 21 de agosto de 2025
EXPOSIÇÃO DESNUDAS OBRAS DE ADALICE ARAÚJO.
MUSEU CAMPOS GERAIS - PONTA GROSSA
Aconteceu hoje dia 21 de agosto no Museu Campos Gerais em Ponta Grossa o vernissage da Exposição DESNUDAS, são obras da Artista e Crítica de Arte, Ponta-grossense Adalice Araújo.
Na reportagem para o portal ARede, Orlando conta que foi mais uma revelação sobre as muitas camadas de Adalice. "Ela foi a principal crítica de arte do estado do Paraná, que curiosamente, se revela agora como uma artista. Ela era uma mulher com muita densidade, muita cultura e muito carinho, acima de tudo, pela própria arte", afirma o curador.
O achado das obras foi uma revelação de grande valor para Orlando. "Sou amigo do sobrinho e afilhado de Adalice, que herdou o apartamento, pois o filho dela faleceu. Ele achou um pacote fechado atrás de um armário com desenhos absolutamente inéditos dela e me deixou com o inventário". Orlando conta que, após refletir sobre o que seria possível fazer com as obras, tomou frente com o projeto da exposição. "Quis apresentar a Adalice desconhecida como a artista que era. Se chama Desnuda exatamente porque mostra Adalice desnudada pela obra e apresentada como criadora. E será apresentado pela primeira vez em Ponta Grossa, onde ela nasceu. Pouca gente sabe disso!", diz o fotógrafo.
Reveja a matéria na integra neste link:
https://arede.info/ponta-grossa/588848/museu-campos-gerais-sedia-exposicao-desnuda-que-revela-adalice-araujo-como-artista
Em 1975, por iniciativa da professora Adalice Araújo (foto) e o apoio do professor Temístocles Linhares, então Diretor do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Paraná, é criado o Departamento de Artes com os cursos de Comunicação Visual, Desenho Industrial e Educação Artística. O Departamento, entretanto, só será instalado, efetivamente, em 1980. Neste período, seus cursos ficam sob responsabilidade do Departamento de Filosofia.
Com a reforma do currículo mínimo, por iniciativa do Ministério da Educação, em 1987, os cursos de Comunicação Visual e Desenho Industrial são agrupados em um novo curso, denominado então de Desenho Industrial, com duração de cinco anos e com duas habilitações: Programação Visual e Projeto de Produto. Posteriormente, em consequência de decisão tomada nacionalmente pelos profissionais da área, o curso de Desenho Industrial é rebatizado de Curso de Design e suas duas habilitações passam a se chamar Design Gráfico e Design de Produto. No ano 2000, o curso deixa o Departamento de Artes para constituir o Departamento de Design.
Em 2013 Paulo José da Costa fez esta bela homenagem e nos brindou com algumas fotografias maravilhosas de Adalice e sua Família, vale a pena conhecer.
Esta Exposição com obras inéditas que foram encontradas pelos herdeiros quando faziam a mudança do acervo de Adalice após seu falecimento. Adalice gostava de ser conhecida como Crítica de Arte e pelo seu senso crítico não gostava de mostrar sua obras e poucas pessoas conheciam este lado Artista dela.
. Adalice Araújo morreu antes finalizar a sua mais importante obra o Dicionário das Artes Plásticas do Paraná, cujos volumes 1 e 2 já foram lançados, esperamos ansiosos que um dia os outros volumes possam fazer parte destes dois primeiros volumes, contando a história de tantos e tantos artistas do nosso Estado.
Após sua morte recebeu diversas homenagens inclusive tendo sido inaugurado a Sala Adalice Araújo em sua homenagem no hall da Superintendência do Estado da Cultura.
http://www.artepg.com.br/2013/10/belissima-homenagem-de-paulo-jose-costa.html
Para maiores informações sobre a Exposição no Musue Campos Gerais:
quarta-feira, 20 de agosto de 2025
NAQUELA MESA TINHA CARNAVAL

1º LUGAR LUXO INDRA O DEUS SOL

























%20-%20Copia.jpg)
.jpg)




.jpg)






.jpg)


