quinta-feira, 18 de maio de 2017

Segunda edição do Buenos Aires Bienal

De hoje até 7 de junho, 2017, realizou a segunda edição do Buenos Aires Bienal Desempenho da Argentina, 
BP.17 , um importante evento que reúne mais de 30 projetos de artistas internacionais, incluindo performances
 ao vivo, ações, exposições, seminários e workshops, concebidos pelos curadores de instituições parceiras e equipe curatorial e 
gestão da bienal.
Durante 22 dias, diferentes áreas de Buenos Aires vai sediar performances de artistas como Liliana Porter,
 William Kentridge, Santiago Sierra, Grupo Etcetera e Carlos Huffmann, bem como um programa acadêmico
 que inclui acções do Coco Fusco, José Alejandro Restrepo e Ana Gallardo entre outros, dissolvendo assim
 as fronteiras entre pesquisa teórica, prática artística e ensino.
De acordo BP.17 organizadores, a "performance art" - "arte ação" ou "arte viva" - este evento promove "escapa 
definições duras ou de simplificação. Para aproximar a natureza essencial pode ser pensado como uma expressão
 interdisciplinar, -e orgânica, portanto, permanente mutação-liminar, expandido, excêntrico, em que o corpo do
 artista apresenta na sua potencial poético revolucionária".
William Kentridge, recusar a horas.  Ver o desempenho em 2011. Foto: John Hodgkiss
Alguns projetos artísticos
Uma das obras mais marcantes desta edição está prevista para o dia de encerramento: William Kentridge , 
artista Sul Africano internacionalmente aclamado por seus desenhos, colagens, gravuras, filmes de animação
 e teatro e ópera produções, apresentará Refuse the Hour Dia 7 de junho no Teatro Coliseo. Esta performance -
 instalação de vídeo em cada cinco cenário channels- é uma obra multimídia que entrelaça uma incrível variedade
 de linguagens visuais e sonoros, justapondo dança, música ao vivo, teatro, cinema e uma design scene dinâmico. Criado em conjunto com o físico Peter Galison, este trabalho é uma meditação sobre diferentes concepções históricas de tempo e 
legados complexos do colonialismo e da indústria. O resultado é uma viagem até os confins da ciência, teatro e 
arte. Recuse-se a Hora foi originalmente encomendado para Documenta de 2012.
grupo Etcetera está participando com o fim do inferno , uma obra cuja história começa em 1998, quando o artista argentino León Ferrari enviou uma petição ao Papa John Paul II, em nome da CIHABAPAI (Clube ímpios, hereges, apóstatas, blasfemos, ateus, pagãos, agnósticos e infiéis, fundado por ele) chamando para a abolição do inferno. Em dezembro de 2001, Ferrari escreveu uma segunda carta, sem sucesso. Em 2013, pouco antes de sua morte Ferrari, seu amigo-inimigo Mario Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires, foi nomeado papa. Em janeiro 2014 uma suposta mensagem do Papa Francisco sobre o inferno espalhou: "(...) A igreja já não acreditam em um inferno literal, onde as pessoas sofrem. Esta doutrina é incompatível com o amor infinito de Deus. Deus não é um juiz, mas um amigo (...) veja o inferno como um artifício literário. O inferno é apenas uma metáfora para a alma isolado". A veracidade destas afirmações ainda está em dúvida, mas provocou um debate feroz entre aqueles que interpretaram estas palavras como um fim e que argumentou que suas declarações eram tormento metafórica e eterno não se pode duvidar. No final do Inferno é uma campanha para pedir ao Papa Francisco esclarecer este ponto crucial, enquanto a sua abolição definitiva é solicitada. Ele também visa a disseminar esta petição e recolher as assinaturas necessárias para apoiar o pedido de uma audiência para fazer uma apresentação formal ao Sumo Pontífice durante 2017.
O artista espanhol Santiago Sierra apresenta os seus novos desempenho nomes dos mortos no conflito sírio desde 15 de Março de 2011 até 31 de dezembro de 2016 . O projeto envolve a leitura ao vivo dos nomes daqueles que foram mortos na Síria desde 15 de março de 2011. O desempenho ocorre entre 21 e 30 de Maio de 2017. A leitura é feita continuamente sem interrupção, até que tenham sido lidos todos os nomes dos quatro locais que co-produzir o projeto: o CCA Tel Aviv, o Vienna Festwochen, a Galeria Lisson, em Londres e BP.17. Pesquisa e compilação de nomes das vítimas está a cargo do Grupo de Pesquisa sobre o conflito na Síria (GICS), que faz parte do Departamento de Sociologia do Oriente Médio na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires (UBA ).
Yann Marussich apresenta sua ação Bleu Remix , onde um performer sentado em uma cadeira dentro de uma gaiola de vidro transparente começa, lentamente, para expulsar o líquido azul olhos, nariz e boca até que todo o seu corpo está coberto de azul. Por azul? De acordo com o artista, esta cor está associada com a sabedoria, serenidade e sonhos; Ele é onipresente entre nós, mas não existe dentro de nossos corpos. "Blue refere-se à vida, viagens e descobertas em sentido literal e figurado , " ele diz.
Enquanto isso, Emilio García Wehbi e Ricardo Ibarlucía com assistência artística Julieta Potenze mostrar Antihomenaje Dadá (101 anos Cabaret Voltaire), um projeto para reapropriar o legado explosivo do dadaísmo contra sua redução a um único capítulo na história do vanguardas do século XX.
Geumhyung Jeong, CPR Practice, 2013. Foto: Sang Hoon
Parte do programa acadêmico
Dentro do programa acadêmico enfatiza o seminário BP.17 desempenho e política: intervenções na esfera pública , por Coco Fusco . Focado na intersecção entre a arte da performance e da política, seu objetivo é para identificar e avaliar a variedade de maneiras em que a arte da performance convergem e interpretar discursos, sistemas políticos e projetos. Fusco apresenta aqui uma ampla gama de exemplos americanos, europeus e latino-americanos.
Além disso, em idade escolar. conferência performativa , o artista Argentina Ana Gallardo propõe uma reflexão sobre a violência na velhice de demarcar o território ocupado pelo velho hoje 's sociedade. A partir desta perspectiva, ele projeta uma escola onde você aprende a envelhecer.
Outro destaque é a participação de Orlan , que irá realizar conversações com Argentina artista Nicola Costantino sobre o desempenho como um gesto político.
Programação e a lista completa de artistas podem ser encontrados aqui .
Tide, o artista cubano Carlos Martiel.  Uma das obras a serem analisados ​​no seminário que dita Coco Fusco.  Foto cedida BP.17
parcerias
Eles acompanham e fazem parte de BP.17 reconhecidas instituições culturais públicas e privadas, tais como arteBA, Fortabat coleção, Fundação Proa, Malba, MNBA (Museu Nacional de Belas Artes de Buenos Aires), Parque de memória, UBA (Faculdade de Letras) Universidade nacional de Artes, Departamento de Arte da Universidade Torcuato di Tella, Ruth Benzacar Galeria, Galeria de Barro, Centro Cultural Recoleta, Bienal de Arte Jovem, o Cultural San Martin, MEDIF? Fundação Centro Cultural de Paco Urondo, Chela, Secretariado cultura da Câmara Municipal de Vicente López e o Teatro de Bicentenário de San Juan, bem como organizações internacionais: Goethe - Institut Buenos Aires, Embaixada da França, Embaixada da Colômbia, Pro Helvetia, Centro Cultural da Espanha, Centro Cultural coreano, Artes dinamarqueses Fundação e do Conselho Canadá das Artes. Além disso, para esta edição, durante a feira arteBA, BP.17 vai ArtexArte com uma caixa de desempenho com músicos ao vivo e uma selecção de vídeos de performances.