terça-feira, 1 de abril de 2014

Artista conclui projeto de vitrais no Pilarzinho

Ultima etapa (foto: Valquir Aureliano)
As peças ilustram passagens marcantes da vida de Jesus, capturadas do Evangelho de João. O projeto “Vitrais na Arte Contemporânea”, teve duração total de 4 anos e apresenta um foco cultural, pois resgata e divulga uma das mais importantes e tradicionais formas de arte desenvolvidas em Curitiba. Desde 1946, data da fundação do estúdio de vitrais Arte Decorativa, a capital paranaense é um centro de criação e desenvolvimento de obras em vitrais.

“A aprovação de projetos culturais pela Lei Rouanet, que envolvam restauro, execução e pesquisa de novas técnicas na confecção de vitrais, é de suma importância para o Brasil, que ainda não tem tradição nesta proposta artística. Os vitrais contemporâneos, de que trata este projeto em especial e que na verdade é a atualização de uma arte secular com uma nova linguagem plástica, já há muito vem sendo trabalhado por artistas europeus e americanos. Com o propósito inicial de preencherem os espaços deixados pelas destruições nos monumentos históricos provocadas pela Segunda Guerra Mundial, artistas contemporâneos, comprometidos com as novas correntes artísticas, produziram magníficas obras de arte como os 12 vitrais de Marc Chagall para a sinagoga Hadassah-Hebrew University Medical Center, de Israel.

O grande desenvolvimento na criação dos vitrais nos últimos anos tem produzido obras de grande importância para a arte contemporânea, tanto na Europa como nos Estados Unidos. A divulgação de trabalhos realizados por vitralistas brasileiros, como os de Loire Nissen, deve contribuir de maneira significativa para o surgimento de escolas especializadas que nos permita atingir o mesmo grau de excelência alcançado em outros países”.

Maria Cecília Araujo de Noronha é professora de História da Arte e Estética e membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte.

Loire Nissen, graduada em Pintura e Licenciatura em Desenho pela Escola de Musica e Belas Artes do Paraná (EMBAP), com formação em vidraria na Alemanha, no atelier de Stefan Schmidtmann, curso de “fusing” vidro modelado, na cidade de Brugge. Também é formada na Escola VolkshochSchule, na cidade de Colonia, na técnica de “tiffany”. Recebeu o título de “Maesta Vetre”, com formação em vitral, “tifany” e “fusing” pelo Centro de Cultura Italiana de Curitiba/Pr