terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

PALESTRA DE ABERTURA DO PRÊMIO EDP DAS ARTES 2014 - AMANHÃ 12/02/2014

edp-620x400
O que é?  Há 4 edições o Prêmio EDP nas Artes vêm orientando e fomentando artistas e pesquisadores em arte contemporânea, dando oportunidades à formação e profissionalização de jovens artistas como pontapé inicial para o currículo do artista. Este ano o Prêmio realiza uma palestra gratuita de apresentação de sua 4° edição no Instituto Tomie Ohtake, em SP. Leia abaixo mais sobre o Prêmio e como participar!
Quando? Dia 12 de fevereiro às 19h.
Onde? O evento acontece na sede do Instituto Tomie Ohtake, e contará com a presença do curador Agnaldo Farias, da artista plástica Geórgia Kyriakakis e do artista plástico Virgilio Neto, vencedor da última edição.
Instituto Tomie Ohtake - R. Coropé, 88 – Pinheiros, São Paulo
Concebido para estimular a produção contemporânea entre o público universitário, o prêmio é voltado para alunos das instituições que oferecem cursos de artes regulares ou livres. Esta ação é fundamental para a formação de uma rede de diálogo entre os professores e os estudantes de artes, fomentando a discussão sobre formação e profissionalização de jovens artistas. As inscrições para a palestra são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 11 2245 1932 ou pelo e-mailpremio@institutotomieohtake.org.br.
Prêmio EDP nas Artes é compostopor Cursos de FormaçãoPalestrasSeminárioEdital de Seleção, Premiação,Exposição Publicação e tem como objetivo estimular e formar novos talentos artísticos em todo o país, além de proporcionar uma primeira inserção profissional através da exposição dos trabalhos selecionados na sede do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.
Para abarcar participantes de todo o Brasil, sobretudo das regiões distantes do eixo Rio/São Paulo, uma das atividades do projeto é a realização de cursos de formação em outras regiões do país. Além de trazer reflexões sobre vários processos de criação, propostas de novas práticas e conceitos contemporâneos, os professores orientam sobre a confecção de portfólios, garantindo aos jovens melhores condições de concorrer ao prêmio.
Um dos aspectos mais importantes que o programa promoveu nas edições passadas foi aproximar os artistas residentes nas cidades por onde passou. A partir dos encontros e palestras promovidos pelo Prêmio, houve maior interlocução entre eles e o interesse pela formação de um meio artístico mais estruturado e atento a questões da arte contemporânea e suas múltiplas tendências.
Sobre o Instituto EDP – Instituição sem fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento e coordenação das ações ambientais e sócio-culturais da EDP e suas controladas.
Sobre a EDP Energias do Brasil – EDP Energias do Brasil, que adota a marca EDP, é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição (EDP Bandeirante e EDP Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal.
Sobre o Instituto Tomie Ohtake – Inaugurado em 2001, em São Paulo, o Instituto Tomie Ohtake é referência na América Latina por seu espaço diferenciado para exposições e por sua forte atuação no campo das artes no Brasil e no exterior. Consagrou-se por desenvolver um amplo e criativo trabalho de educação por meio da arte, fundamentado na pesquisa, produção de material e no treinamento de professores, em programa que já alcançou, com profundidade, 10 mil educadores da rede pública. Inovou ainda ao criar novas propostas para o ensino da arte contemporânea e com isso compartilha esta produção de conhecimento realizando projetos em outras organizações. Mantém também uma programação de cursos voltada ao público em geral na qual reúne temas que vão da filosofia à história da arte.  Desenvolve ainda atividades com alunos de escolas públicas e privadas que contam com visitas guiadas às exposições combinadas com ateliês e material pedagógico especialmente desenvolvido.

Gostou? Compartilhe!