segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Exposição: Tomie Ohtake – 100 anos

Câmara dos Deputados expõe 13 obras da artista plástica Tomie Ohtake em homenagem aos 100 anos de nascimento da artista. Visitação a partir do dia 23 de novembro.
Em homenagem aos 100 anos de nascimento de Tomie Ohtake, o gabinete da Presidência da Câmara dos Deputados inaugura no dia 23/11 uma mostra com 13 obras da artista plástica japonesa. São 12 gravuras em metal e uma em acrílica sobre tela, que ficarão expostas ao público até 26 de janeiro de 2014. A entrada é franca. 

O conjunto de gravuras foi realizado em diferentes períodos, a partir de 1968, quando a artista começou a produzir em série. Suas obras conjugam as formas, o estudo das cores e a geometria, nas quais trabalha com várias técnicas: pintura, serigrafia, litografia, gravura em metal e escultura.

Tomie Ohtake nasceu em 1913, em  Kioto, no Japão, e fixou residência no Brasil em 1936, em São Paulo. No final da década de 50 iniciou seu trabalho com pintura, que, a princípio, era figurativa e foi sofrendo mudanças até chegar à abstração. Desde então participou de salões de arte e passou a realizar exposições individuais e coletivas em diversos museus e galerias no Brasil e no exterior, destacando-se em eventos como a 36ª Bienal de Veneza (1972) e em várias edições da Bienal Internacional de São Paulo. A mostra na Câmara é uma parceria da instituição com o Instituto Tomie Ohtake, de São Paulo.


Serviço

Exposição: Tomie Ohtake – 100 anos

Data: de 23 de novembro de 2013 a 26 de janeiro de 2014
Local: Gabinete do Presidente da Câmara dos Deputados – Edifício Principal
Visitação: Finais de semana e feriados
Hora: das 9 às 17 horas
Visita guiada, com saída a cada meia hora do Salão Negro
Entrada franca

C.André Laquintinie
Divulgação
Centro Cultural Câmara dos Deputados