domingo, 23 de junho de 2013

Artistas e curadores divulgam carta em repúdio à ação do governo e da prefeitura

Artistas e curadores divulgam carta em repúdio à ação do governo e da prefeitura

PUBLICIDADE

SILAS MARTÍ
Compartilhado da Folha de DE SÃO PAULO

Em repúdio à repressão e violência policial que marcou os protestos pela alta da tarifa do transporte público em São Paulo,


























artistas, galeristas, curadores e críticos de arte divulgaram na
tarde desta segunda (17) uma carta aberta endereçada aoprefeito Fernando Haddad (PT) e ao governador Geraldo Alckmin (PSDB).
"Nos últimos dias vivenciamos fatos que não nos permitem ficar em silêncio", diz o texto. "A atuação política dos senhores nos últimos dias foi contrária a essa diretriz básica da liberdade de expressão.
O aparato policial foi usado claramente para calar e violentar pessoas que tentavam exercitar um direito democrático duramente conquistado. Exigimos que a Constituição seja cumprida e que o aparato policial comandado pelo senhores não seja usado contra aqueles que se expressam."
Assinam a carta alguns dos nomes mais relevantes do cenário nacional das artes visuais, entre eles Afonso Luz, que dirige os museus municipais em São Paulo, Marcelo Rezende, diretor do Museu de Arte Moderna da Bahia, Alessandra d'Aloia e Marcia Fortes, sócias da galeria Fortes Vilaça, Luisa Strina, dona da galeria que leva seu nome, Ju Freire, da galeria Emma Thomas, os artistas Carlito Carvalhosa, Edith Derdyk, Efrain Almeida, Estela Sokol, Fabio Baroli, Gui Mohallem, José Resende, Júnior Suci, Lais Myrrha, Marilá Dardot, Maurício Ianês, Nino Cais, Paulo Pasta, Renata de Bonis, Rivane Neuenschwander, Rodolpho Parigi, Stephan Doitschinoff, os curadores Bitu Cassundé, Fernando Oliva, Marcio Doctors, Marcio Harum, Ricardo Sardenberg e os críticos Lorenzo Mammì e Rodrigo Naves, entre outros.
Segundo os signatários, a carta foi entregue nesta segunda (17) ao prefeito e será entregue ainda a um assessor do governador antes do protesto do Movimento Passe Livre marcado para as 17h no largo da Batata, em São Paulo.