sábado, 25 de maio de 2013

Museu de Arte Contemporânea do Paraná apresenta Exposição Lugar InComum


LUGAR INCOMUM REÚNE TRÊS ARTISTAS NIKKEI DO PR

Instalação "Jardim", de Erica Kaminishi.
Instalação “Jardim”, de Erica Kaminishi.
As artistas paranaenses Erica Kaminishi, Sandra Hiromoto e Julia Ishida têm algo a mais em comum além dos sobrenomes japoneses. As três nasceram no Paraná e fizeram cursos de artes em Curitiba.  Erica estudou Artes na Faculdade de Artes do Paraná,  Sandra, Design na PUC-Paraná e Julia, pintura  na Escola de Música e Belas Artes do Paraná.
Além dos cursos de arte, Erica e Sandra têm em comum a experiência de já ter vivido/exposto no Japão. Erica a partir de 1999, quando começa a estudar artes em terras nipônicas. Em 2010  expôs na Aichi Triennale e em 2012, na Echigo Trienalle. Sandra expôs em Kobe, Ehime, Yokohama e Kumamoto, em 2008.
Julia tem uma experiência mais innerland,  mas tem um importante prêmio no 57o. Salão Paranaense, em 2005. Erica foi premiada pela Funarte em 2010  com a obra exposta agora em Curitiba, o prêmio Mostra de Artistas no Exterior da Fundação Bienal de São Paulo e a Bolsa Produção em Artes Visuais, pela Fundação Nomura, do Japão, em 2011. Já Sandra foi premiada no  Salon  National de Beaux-Arts no Museu do Louvre e na  Biennale d’Art Contemporain Brésilian, ambos em  Paris .
"Introspecção", de Julia Ishida. Foto: divulgação.
Introspecção, de Julia Ishida. Foto: divulgação.
A primeira vez em que as três artistas estiveram juntas foi na exposição Wakane – a arte visual nipo-brasileira no Paraná, um mapeamento da arte nikkei contemporânea do estado, organizado pela professora e pesquisadora  Rosimeire Odahara Graça. O trabalho rendeu um livro e uma exposição em 2003. A partir desse encontro, Sandra e Julia passaram a pensar numa nova exposição com artistas nikkei de Curitiba. A morte da ceramista Alice Yamamura e do ilustrador (entre outras habilidades) Claudio Seto, em 2008, desanimou o grupo. E a conversa passou a ser apenas entre elas e e Erica Kaminishi, que já estava morando no Japão.
A exposição Lugar InComum apresenta não apenas as afinidades culturais entre as artistas mas também o olhar de cada uma delas sobre a paisagem urbana. Erica Kaminishi traz a escultura “Jardim”, inspirada no jardim japonês tradicional – a obra recebeu o Prêmio Funarte em 2010; Julia, o tríptico “Introspecção” e Sandra, a intervenção com pintura “Outras paisagens”. As três obras simultaneamente se atraem e distanciam, tendo como tema a paisagem tradicional e a paisagem contemporânea.
A exposição abre nesta quarta-feira (22), às 19 horas, na sala Theodoro de Bona, do Museu de Arte Contemporânea do Paraná e permanece até 14 de julho.
MAC – Rua Desembargador Westphalen, 16 – Centro – Curitiba. Visitas de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas e sábado e domingo, das 10 às 16 horas.
"Outras paisagens", de Sandra Hiromoto.
Outras paisagens, de Sandra Hiromoto.