sábado, 25 de maio de 2013

ARTE? Artista tira terço do anus em Salão de Artes .....





“Artista” plástico e tira um terço do anus em Salão de Artes Visuais em Natal


Uma performance do artista plástico Pedro Costa, realizada no 13º Salão de Artes Visuais de Natal na sexta-feira passada, está causando polêmica. Membro do grupo “Solange Tô Aberta!”***Costa tirou a roupa em frente ao público e, de quatro, tirou um terço… do ânus. A performance foi filmada e está em exibição, na galeria Newton Navarro, da Funcarte. O terço também está sendo exposto. O Salão, promovido pela Prefeitura de Natal, ficou aberto à visitação até 30 de abril. O artista explicou que sua obra representa a “a descolonização do corpo através da excretação [sic] do terço, um dos símbolos do domínio colonialista”.

Salão artes visuais performance pedrx
Há poucos meses lancei um livro intitulado “A Grande Feira – Uma reação ao vale-tudo na arte contemporânea”.  Uma das obras que cito como sintomática da situação de deriva e da falta de critérios de julgamento na arte contemporânea é “Piss Christ”, do artista internacionalmente aclamado Andres Serrano. Trata-se da fotografia de um crucifixo mergulhado em urina. Se esse tipo de obra é reconhecido e valorizado pelo sistema da arte, é natural que vire modelo a ser copiado, em países periféricos, por artistas em busca de 15 minutos de fama.
O que chama a atenção é o silêncio da classe artística diante dos exemplos de extravagâncias e escatologias que se multiplicam, apresentadas como arte em museus e galerias como obras relevantes e inovadoras. Há dois anos, quando o artista costa-riquenho Guillermo Habacuc amarrou um cachorro faminto no canto de uma galeria, os protestos vieram de sociedades protetoras de animais. Idem no mês passado, quando o belga Wim Delvoye expôs porcos com tatuagens de Jesus Cristo e de Aparecida.
Cadê a sociedade protetora da arte?
*** Grupo Solange To Aberta – Banda brasileira de música eletrônica. “Fazemos apo­lo­gia ao tra­ves­tismo e somos con­tra os dog­mas da igreja cató­lica, o bina­rismo e a hete­ro­nor­ma­ti­vi­dade. Apoiamos a lega­li­za­ção do aborto, o movi­mento negro, o movi­mento GLBTT, as mulhe­res e todos os sujei­tos silen­ci­a­dos.” Fonte: http://revistaogrito.ne10.uol.com.br/page/blog/2008/01/14/entrevista-solange-to-aberta/
por Luciano Trigo
Fonte: http://g1.globo.com/platb/maquinadeescrever/2010/03/27/performance-em-natal-gera-polemica/