terça-feira, 28 de maio de 2013

Museu da Imagem de Breda, na Holanda mostra objetos feitos com lixo reciclável.


Artistas e designers criam objetos incríveis com reciclagem de lixo

Conheça alguns trabalhos da exposição My waste is your waste, que mostra como lixo reciclado vira obras de arte e objetos de design nas mãos de holandeses e brasileiros

Compartilhado Abril / Da Redação

O Museu da Imagem de Breda, na Holanda, fica em um prédio com mais de oitos séculos de idade que recebeu na década de 1990 anexos sofisticados com arquitetura industrial e grandes cortinas de vidro. Mas, até setembro, um dos principais temas debatidos entre as suas paredes será o lixo. É que o edifício recebe a exposição My Waste is your Waste (Meus restos são seus restos) com objetos úteis e obras de arte criadas por brasileiros e holandeses com base em embalagens, móveis quebrados, eletrodomésticos antigos e até pedaços de carros.

As peças incríveis ajudam a refletir sobre o valor do lixo. “Todos nós produzimos resíduos, independentemente de onde estivermos no planeta”, disseram as curadoras Joanna van der Zanden, da Holanda, e Mara Gama, do Brasil, em comunicado à imprensa. “Restos de embalagens, tecidos, lixo eletrônico, objetos quebrados, sucatas de veículos e entulho da construção são as sobras da nossa riqueza, consideradas inúteis e jogadas fora ou deixadas para trás. Mas os resíduos podem também ser relevantes e usados para criar novos produtos”, explicam.
Participam da exposição os brasileiros Thiago Bender e Rodrigo Bueno, artistas, e Christian Ullmann, designer; e os holandeses Klaas Kuiken, designer, Jan Eric Visser, artista visual, além do coletivo de arquitetos e designers Refunc. A primeira parte da exposição aconteceu em novembro de 2012, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. Nos dois países, os artistas trabalharam juntos em um ateliê aberto ao público.
Conheça na galeria abaixo 16 coisas incríveis que os artistas e designers da exposição My waste is your waste obtiveram com reciclagem do lixo.
Divulgação
Um canteiro. Rodrigo Bueno criou a peça a partir de uma cadeira antiga.