domingo, 11 de novembro de 2018

Atelier Irineu Graciano Alves abre nova Exposição em Castro.


A Casa da Praça de Castro abriu as portas para uma nova Exposição de trabalhos de seus Alunos e Artistas convidados com o tema Infância Dantes. A Mostra contou com mais de 30 participantes, muitas obras compondo um belíssimo cenário junto de alguns brinquedos antigos, que fizeram muitos espectadores voltar no tempo, aguçando as memórias afetivas.


 O evento prestigiado por Autoridades, muitos convidados contou com uma performance de um Ator que fez um monólogo sobre a infância de ontem e a de hoje, incentivando as crianças presentes a deixarem um pouco o celular de lado e brincarem mais nas ruas, nas praças e uns com os outros. Depois foi servido um coquetel aos convidados que seguiram em confraternização e apreciação das obras e da belíssima Casa da Praça com sua pintura toda renovada.



Artista Celso Parubocz e o Professor e Artista Irineu Graciano Alves.

                                                    Convidados durante a abertura do evento.

Diretora Municipal de Cultura Gisele Coradassi e Celso Parubocz

Convidados durante a abertura do evento.







O Artista e Professor Irineu Graciano Alves é natural de Castro Desde cedo trabalhou e em 1964 já ajudava o pai no transporte de boiadas do interior do município de Castro. Assumiu a função de office-boy da Cooperativa Central do Paraná em 1967. Transferiu-se para Ponta Grossa por um período para Ponta Grossa onde frequentou até o terceiro ano do curso de licenciatura em Administração na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Depois voltou a Castro para atuar como designer gráfico na Kugler Artes Gráficas. Produziu e ilustrou milhares de peças publicitárias, cartazes, revistas, livros, folders, cartões, etc. Ilustrou também a cartilha da "Turma do Camaradinha" que conta a história e como funciona a Câmara Municipal de Castro. 
Irineu já realizou e participou de exposições em Castro, Curitiba, Ponta Grossa, Carambeí, Balneário Camboriú, São Joaquim e São Paulo. 
Produziu mais de mil obras e muitas foram enviadas ao exterior para a Argentina, Holanda, Alemanha e EUA. 
É sócio-fundador da Associação dos Artistas Plásticos de Castro "Yapoarte", promove a formação básica em desenho e pintura de centenas de alunos em Castro e Castrolanda, sendo muitos carentes e bolsistas.









A Casa da Praça de Castro "fica localizada na Praça Nossa Senhora de Sant’ Ana, nº 10 no centro histórico de Castro. A construção original da casa data de 1870 e passou por restauração no ano 2000.", 
"O local, que já foi a residência do antigo prefeito da cidade, Pedro Novaes Rosa, é tombado desde 1982, e hoje abriga uma das mais importantes Galerias de Arte do Estado.