terça-feira, 21 de junho de 2016

"Os governos devem entender que a arte é uma necessidade social"


MICHAEL FINDLAY | GALLERIST

O dono da galeria Michael Findlay preconiza um plano global para ajudar a criação artística



 COMPARTILHADO DE http://cultura.elpais.com / Angeles Garcia
Michael Findlay, ontem no CaixaForum Madrid.    Michael Findlay, ontem no Caixa Forum Madrid.  foto PAÍS

"Os governos têm de saber que a arte é uma necessidade social, não um luxo. Em Nova York, temos levantado a necessidade de criar um ecossistema que facilita o desempenho, exposição e venda de arte contemporânea. É incalculável o benefício econômico que isso pode significar para a cidade. ", a ideia essencial do dono da galeria Michael Findlay (Escócia, 1945) Diretor de refinadas Galerias Acquavella em Manhattan levantada na noite na intervenção na CaixaForum Madrid, no âmbito do ciclo de conferências organizado pela a Fundação arte e Mecenato que promove a fundação bancária "la Caixa". Findlay, com mais de metade de um século de experiência no negócio de arte acredita que entidades públicas e privadas precisam ser envolvidos em todo o processo de criação. "Se você entender e for capaz de fazê-lo, os benefícios serão incalculáveis. "
Findlay falou com entusiasmo do projeto. "Pedido pela primeira vez do governo com a realização de um plano abrangente. Acontece que ja existe incentivo para a moda ou teatro, mas não para a arte. Também os museus possuem, mas é inconsciente que a ajuda para os artistas, galeria e proprietários simplesmente não existem. " Seu plano passa por fornecer os alugueres baratos para os criadores, o financiamento para os seus projetos, o apoio a exposições ...
Quando se sugere que a especulação da habitação impulsiona a produção dos artistas de centros de criação nas grandes cidades e, especialmente, em Nova York, todos ganham inclusive o dono da galeria, porque fazem trocas. "Quando cheguei aos Estados Unidos, em 1964, havia muitos artistas que viveram nos espaços abandonados criados. Esses locais foram se tornando moda e ficando mais caro. Os artistas foram deslocadas quando na verdade eles são os únicos que alimentam a cidade. Algo semelhante aconteceu na Paris dos anos 20, então o centro indiscutível do avant-garde ".
O que seria, então, a capital da arte no século XXI?. "Eu acho que a coisa mais próxima que é Berlim . Porque é mais barato, lugares são largas e corresponde a energia da qual falamos. A diferença é que não é o mercado, mas os donos de galerias de todo o mundo sabe que muitos dos grandes artistas contemporâneos são-se lá ".
A responsabilidade dos proprietários de galeria de imagem especulativa que afeta o mercado de arte, algo que alguns consideram que a criação é um luxo, responde que este é um fenômeno "muito menor". Os grandes registros em leilões são página tema de jornais. Desde o advento da internet, informou a imprensa muito pouco sobre o mundo real da arte e prefere digitar informações top-ten do que quer. Isso não ajuda. "
Visitante regular de feiras, Michael Findlay considera Art Basel o mais importante no mundo. "Eu vi lá grandes negócios. Eles me disseram que a maioria das vendas foram cerca de US $ 100.000, esses montantes não estão a especular. E os artistas mais populares têm sido nomes como Lucio Fontana, Josef Albers e Jean Dubuffet ".
A insistir que as feiras também servem para, por exemplo, criar interesse em artistas chineses quando o que se busca é, na verdade, o dinheiro dos potentados chineses, responde que não podem ser alguns dos que, mas isso não é o que é predomina. "Eu mesmo já adquiriu obras de artistas chineses na década de 90, mas eles não são o regime está interessado em espalhar. Algo semelhante aconteceu em o final do século XX, com artistas venezuelanos neste país quando uma enorme quantidade de dinheiro mudou. Eles vieram à tona quantidade de artistas venezuelanos. Tempo que corrigido. Agora eu acho que o crescimento vai por artistas da Índia ".
E sobre o mercado espanhol, que parece não pintar qualquer coisa em qualquer lugar?. "Vou explicar em minha galeria New York Barceló", diz ele. "Mas se você perguntar para outros nomes, a verdade é que eles não entram em minha cabeça. O importante para um artista é vender seu trabalho em seu próprio país.De lá você pode dar o salto para o mercado internacional. Se a burguesia não está interessado em arte, a situação é ruim. Eu não acho que é culpa dos galeristas, porque em Espanha não são muito boas. O problema pode ser na educação daqueles que podem comprar arte ".
Quando são informados de que as vendas de artes são taxadas em 21% de impostos e a Espanha carece de uma Lei do Mecenato, suspira profundamente e lembre-se que uma grande parte dos museus americanos têm peças importantes em suas coleções através de doações de obras compradas por particulares com este benefício de isenção de impostos.
Michael Findlay intermediou a venda de bacon tríptico Três Estudos de Lucian Freud adjudicados por 142,4 milhões de dólares em 2013. O perito estava inconsciente de roubo em Madrid cinco pinturas pelo artista irlandês em uma casa particular. "Eu não sei, mas essas obras não têm saída no mercado. Esse tipo de roubo ocorre para o resgate. Se você não fizer, você pode acabar esmagado para apagar as evidências ".