quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Artista Carla Vendrami terá obra no Museu Oscar Niemeyer

A Artista Ponta-grossense Carla Vendrami que faleceu em 2009 aos 46 anos e foi um dos nomes mais ativos da arte produzida no estado do Paraná terá uma obra no Pátio das Esculturas do MON Museu Oscar Niemeyer. A entrega acontece neste sábado às 11 horas durante uma programação especial que vai das 10 às 18 horas.




Carla Vendrami

A síntese de várias direções do trabalho de Carla Vendrami pode ser vista durante sua 
trajetória entre ela destacamos: A exposição Três, que ocupou o Espaço 13. Obras 
formadas a partir da sobreposição de lâminas de acrílico que exploravam a matriz 
serigráfica em discursos cromáticos diferenciados tratavam da integração com o espaço do
 espectador. 
Carla morou em Milão (Itália), de 1985 a 1998, realizando exposições e projetos coletivos 

que se caracterizaram pelo questionamento do espaço urbano e envolvimento com 

realidades sociais particulares.
A Artista Carla Vendrami sempre foi uma grande referência tanto na sua obra como nas orientações aos alunos da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) e da Uni­ver­sidade Tuiuti do Paraná (UTP), onde Carla lecionava.
Nascida em 1962, Carla Vendrami era artista plástica, mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná, e bacharel em Pintura tanto pela Escola de Belas Artes e pela Accademia Di Belle Arti, de Milão – onde estudou com Luciano Fabro, um dos maiores expoentes da chamada arte povera.
Projeto Amarelo foi seu último projeto que estava desenvolvendo, de produção coletiva para a realização de exposições de instalações em Ruas da Cidadania de Curitiba. 
A amiga Simone Landau explica: “Para Carla, a contrapartida social não era um mero detalhe. Era a essência de todo o seu trabalho”