segunda-feira, 23 de junho de 2014

L'État du Ciel - Le Palais de Tokio

Exposição ESTADO DO CÉU

 Hiroshi Sugimoto

Le Palais de Tokio - Paris.

Até dia 07 de setembro de 2014


O estado do céu reflete a atenção de artistas, poetas, filósofos, físicos e as circunstâncias morais e políticos de nosso mundo. Nesta temporada vai ter mais de uma dúzia de propostas e exposições sobre o tema que  responde à fórmula e a sentença de André Breton sobre Giorgio de Chirico: "O artista, a sentinela na estrada e a perda de visão de alerta. "De fato, pelo menos desde Goya, a arte moderna e contemporânea carrega uma atenção ativa com o estado da realidade. Medos, alertas, propostas, revoltas, utopias, muitas vezes são usadas por  artistas com soluções poéticas para atender ou argumentar às circunstâncias para transformar a paisagem das nossas preocupações.


Inclinando-se sobre o mundo como nós olhamos para as imagens, hoje não é mais um bloco de destino, mas uma mutação da superfície por se expressar que pode ser alterado.

Estes resultados dão origem a novas formas de exposições que mais uma vez a palavra não é suficiente para definir. Assim, a transposição do tema da lamentação na linguagem do cinema, inspirado no Atlas Mnemosyne de Aby Warburg por Georges Didi-Huberman e Arno Gisinger, ou pensar sobre a queda do Muro de Berlim para as Torres Gêmeas, proposto Gérard Wajcman e Maria Brugerolle, ou a imensa facilidade eterna chama Thomas Hirschhorn sobre as relações entre arte e filosofia, que é ativado pela presença de cerca de 200 estudiosos e poetas que irá discutir como essas relações podem mudar nossa consciência.


Adicionar dez ficções projetados por Hiroshi Sugimoto sobre o tema do desaparecimento da humanidade, ou a exploração cuidadosa por Angelika Markul desastre de Chernobyl e Fukushima, ou virais hibridizações corpo-máquinas projetadas por David Douard e variações digitais Ed Atkins. É cada vez que os sintomas de uma condição do mundo giram em contemplação e ação. O Estado do céu - título inspirado no sonho de Victor Hugo  no qual ele escreve: "O estado normal do céu, esta é a noite" - refere se o tempo estiver bom, um tempo político um tempo em que ver já é uma forma de agir.

Mais informações sobre o tema no http://arte1.band.uol.com.br/fim-do-mundo/