sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Museu Oscar Niemeyer tem 8 mil publicações para consulta

 Recebido da Agencia Estadual 
O Museu Oscar Niemeyer (MON) conta com um acervo de quase 8 mil publicações disponíveis no Setor de Documentação e Referência. Entre os títulos encontram-se livros sobre história da arte, revistas especializadas, catálogos de exposições, vídeos com depoimentos de artistas e curadores, e um arquivo fotográfico constituído por registros de obras e de artistas paranaenses, que estão sempre disponíveis para a consulta dos visitantes. As publicações podem ser consultadas somente no local.
Todo o material encontrado no Setor de Documentação e Referência vem de doações. Só em 2013 o museu recebeu mais de 560 títulos, todos eles são frutos de parcerias que o MON firma com centros culturais, museus, bibliotecas e programas voltados à cultura. Entre as obras adquiridas neste ano estão: “Amilcar de Castro – rigor e transparência”, “Mulheres na arte, que diferença isso faz?”, “Andersen- Pai da pintura Paranaense”, “Di Cavalcanti, cronista de seu tempo: desenhos 1921-1964”, “50x50 Luiz Felipe Noé”, “Presença africana no Brasil: história e cultura” e “Do Japão ao Brasil: a viagem da cerâmica oriental”, entre outros.
A coordenadora do Setor de Documentação e Referência do museu, Iolete Guibe Hansel, no cargo há 10 anos, conta que o material foi chegando aos poucos. “Quando eu entrei aqui nós tínhamos 23 ou 24 livros. Hoje já podemos dizer que somos um referencial em títulos sobre arte contemporânea”, diz.
Todo o material do setor está disponível para livre consulta. O acesso à biblioteca é gratuito e os usuários recebem acompanhamento especializado. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas, e no primeiro domingo do mês das 12 às 18 horas. A biblioteca fica no subsolo do Museu Oscar Niemeyer, na Rua Marechal Hermes, 999, no Centro Cívico de Curitiba.
Domingo + Arte
O Museu Oscar Niemeyer (MON) realiza em 5 de janeiro o “Domingo + Arte”, dia com entrada gratuita, das 10 às 18 horas. Neste domingo, excepcionalmente, não haverá programação especial. Porém, o Museu está repleto de exposições.
O público poderá conferir “Jayme Bernardo, designer”, “Ida Hannemann, entre o pincel e a pena”, “Meu Bem – Beatriz Milhazes”, “Anjo e Boneco – Nuno ramos, Salvando Aparências - João Osorio Brzezinski, “FotoBienal Masp”, “Roger Ballen: Transfigurações, fotografias 1968-2012”, “45 Manoel Coelho - Arquiteturadesign”, IDEA Brasil 2013, o melhor do design brasileiro”, Museu em Construção”, “Cones”, “Espaço Niemeyer” e o “Pátio das Esculturas”. Além das exposições, há ainda a sala em homenagem ao artista Waldemar Freyesleben e a intervenção com mais de quatro mil flores de cerâmica no jardim do MON. Mais informações: (41) 3350- 4400