sábado, 27 de abril de 2013

NOVOS CONSELHEIROS DE CULTURA


COMPARTILHADO DO BLOG CULTURA PLURAL ... 27/4/2013

Eleitos novos conselheiros de Cultura

Votação aconteceu na Plenária Final da 14ª Conferência
A Plenária Final da 14ª Conferência Municipal de Cultura de Ponta Grossa, na tarde deste sábado, agitou os ânimos dos participantes. Cerca de 120 pessoas de diversos setores culturais estavam presentes. A primeira discussão girou em torno de quais seriam os sete segmentos culturais que teriam representatividade dentro do Conselho Municipal de Política Cultural (que engloba ainda representantes da Fundação Municipal de Cultura, Fundação Municipal de Turismo, Sistema S, UEPG, ACIPG, Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal de Patrimônio Cultural e União das Associações de Moradores de Ponta Grossa/UAMPG).
Música, Literatura, Artes Cênicas, Artes Populares, Artes Visuais, Cine-Foto-Vídeo e Escolas de Samba e Hip Hop eram os sete segmentos que tinham representantes, eleitos na 12ª Conferência, em 2011. A plenária de hoje sugeriu, e teve aprovação da maioria, de retirar a cadeira de Escolas de Samba e Hip Hop, dada à baixa participação dos conselheiros durante os últimos dois anos e por eles serem representados dentro de Artes Populares.
Outros dois segmentos foram sugeridos: Dança e Ópera-Musicais. Como os setores têm direito à sete cadeiras e havia a sugestão de oito segmentos, uma votação por exclusão decidiu pela não inclusão de Óperas-Musicais.
Novos conselheiros de Cultura
Divididos em grupos, todos os participantes que estiveram na setorial de sua área durante a semana receberam as cédulas de votação para elegerem os titulares e suplentes. Confira abaixo o resultado.
Artes Visuais
Titular: Nelson Silva Jr.
1º Suplente: Daniel Masetto do Amaral
2º Suplente: Matteo Domenico Digiorgio
Delegados: Celso Parubocz, Lenita Stark, Zunir Andrade, Erickson Artmann, Rosane Santos, Wilton Paz

Artes Populares
Titular: Diego Juraski
1º Suplente: Everton Gaudeda
2º Suplente: Edmundo Schwab

Artes Cênicas
Titular: José Fernando de Meira
1º Suplente: Noredim Bitencourt
2º Suplente: Terezinha Musardo
Delegados: Dayane Garret Peres

Cine-Foto-Vídeo
Titular: Eziquiel Ramos
1º Suplente: Cíntia Xavier
2º Suplente: Samuel Alves de Lara
Delegados: Sérgio Gadini e Rafael Schoenherr

Dança
Titular: Carmi Jasper
1º Suplente: André Assmann
2º Suplente: Andreliza Cristina de Souza
Delegados: Edson Luiz da Luz Barbosa

Literatura
Titular: Karina Janz Woitowicz
1º Suplente: Cesar Saad
2º Suplente: Ismael de Freitas

Música
Titular: Carla Roggenkamp
1º Suplente: Douglas Oliveira
2º Suplente: Johnny Bueno

Moções
Foram aprovadas ainda seis moções (algumas no mérito e outras com textos já definidos) a serem enviadas ao órgão gestor municipal, à Câmara de Vereadores e à Fundação Educacional de Ponta Grossa (Funepo). Confira abaixo, lembrando que o texto de algumas moções ainda serão alterados.
- Cobrar imediato encaminhamento dos editais do Fundo Municipal de Cultura, bem como a efetivação do calendário de atividades culturais.
- Cobrar a imediata nomeação dos conselheiros eleitos para fazer parte do Conselho da Funepo, representando a Conferência Municipal de Cultura, eleitos democraticamente na sua 13ª edição.
Cobrar junto à Câmara Municipal a imediata tramitação e aprovação da lei que prevê a aquisição de obras de artistas locais em áreas de circulação comum em edifícios residenciais e comerciais.
Cobrar do órgão gestor municipal da cultura a imediata gravação e distribuição dos DVDs assegurados nos concursos de vídeo documentários realizados via edital público em 2010, 2011 e 2012.
Garantir que o edital de concessão da rádio dos terminais de transporte de passageiros assegure espaço para divulgação da produção cultural local, envolvendo as produções laboratoriais das universidades locais.
- Cobrar compromisso da TV Educativa de Ponta Grossa com as diretrizes culturais aprovadas na 14ª Conferência Municipal de Cultura.