domingo, 21 de abril de 2013

Eder Chiodetto nos conduz pela obra de Jair Lanes. ACERVO FAUNA GALERIA


Jair Lanes compõe Fauna em “Obras em Acervo / Acervo em Obras”



Na reta final do nosso percurso pelo acervo da FAUNA, Eder Chiodettonos conduz pela
obra de Jair Lanes.

TEMPO:DESEJO
Expor o arquivo. Libertar as séries de seus compartimentos.
Olhar retrospectivamente. Embaralhar. Tatear nos labirintos da criação um sentido poético, um conceito evanescente que sempre esteve inconscientemente presente.
Se expor.
Tempo:Desejo apresenta uma síntese da obra de Jair Lanes a partir de nove séries produzidas pelo artista nos últimos 18 anos. Imagens realizadas em diferentes tempos e por distintas motivações se reúnem agora neste mosaico errático, sob o signo dos instintos e das pulsões.
O desejo é o marcador do tempo, o motor que tira a matéria da inércia, enquanto a vida é um segmento de fluxo temporal alimentado continuamente pelo onipresente embate entre instinto e cultura. Quando a razão tende a paralisar uma ação, é o desejo que desconcerta, impulsiona, rompe barreiras, desequilibra, reinventa sentidos.
Nas imagens de Jair Lanes a excitação e os desejos latentes explodem em metáforas e antagonismos que justapõem virilidade e repouso, macho e fêmea, fantasia e realidade, foco e miopia, liso e áspero. É na convivência e no atrito destas polaridades que surge a centelha, a intersecção, a troca, o sexo, a violência, a dor e o prazer. Tempo:Desejo.


Fauna Galeria é uma galeria de arte contemporânea especializada em
fotografia. A Fauna representa artistas brasileiros das mais diversas
tendências abarcando a pluralidade da fotografia brasileira. Fundada em 2010
por Carolina Magano Prado e Patricia Cataldi, tem seu espaço expositivo
localizado na: