sexta-feira, 29 de março de 2013

A cara de Curitiba ... Blog Sacizento


Matéria copiada do blog 


SACIZENTO


Figuras que fazem Curitiba ser Curitiba.


29

mar




Tesão! hoje  é o dia em que se comemora os 320 anos de Curitiba. Uma cidade maravilhosa e cheia de “Curitibanices” uma cidade  cheia de gurias e de piás, tranquila e sossegada, a cidade do leite quente e do pinhão vendido na praça Osório, tranquila em partes, tirando a região do Centro Cívico que é a região mais perigosa da cidade, se é que você me entendeu… O reste é tesão nem te conto!
Mas falando de coisas boas, e é o que mais tem em Curitiba, estamos homenageando nossa cidade com essas figuras maravilhosas que são nossos artistas e que você só encontra aqui, nessa cidade, é uma simbiose maravilhosa Curitiba jamais existiria sem essas pessoas que lhes dão essa identidade a cada dia. Com vocês “Nós” essas figuras nossas de cada dia.
Quem não conhece o Nelson Rabelo? Não sabemos quantas pessoas conhecem o Nelson mas, o Oil Man todo mundo conhece, ele anda sem a peita, mesmo que esteja maior frio, só de sunga e com o corpo cheio de óleo. Curitiba só temos óleos para você!
Diz aí, nunca ouviu esta mulher gritando “Borboleta 13, corre hoje!” Sim o que seria da Rua XV sem a mulher da borboleta 13? Me conta piá!
E o som do Plá você já ouviu? O Cara arrebenta na Rua XV, pare um dia lá pra levar um papo com ele e esqueça a correria.
Quando anoitece é possível ver um risco azul e amarelo rasgando o  céu da cidade. Quando ele aparece vioando e as pessoas se perguntam:  É um passáro? É um avião? Você acerta na mosca! É um passáro sim.  Não é um avião, mas tem umas meninas que acham ele muito bonito, estamos falando do Gralha o Herói Curitibano.
E o Hélio Leites piá? esse é daqueles que tinha que tirar um xerox dele e colocar em várias cidades por aí,  o cara é fera, de um botão ele faz um carnaval, de uma batedeira velha uma bailarina! Nem precisa falar mais o cara é massa!
Efigênia Rolim, essa vovózinha é uma figura, ela é a Rainha do Papel e com a mesma agilidade que ela faz um passarinho de papel ele se joga no chão, salta, pula e rodopia! Não conheço ninguém que faça tudo isso com 80 anos de idade! Você jamais verá Efigênia com cara de tristeza, e muito menos nós curitibanos que temos a Efigênia.
O Palhaço da RuaXV, esse cara que fica seguindo os outros e imitando… Cara você algumas vezes enche o saco! Mas você já pensou o que seria da Rua XV sem o Palhaço? Ia ser mais ou menos como aqueles almoços de Domingo com frango e polenta e de repente alguém esqueceu de levar o frango, ou esqueceram de convidar aquele tio legal que faz todo o mundo rir!  Curitiba sem essas pessoas seria mais ou menos assim, tipo inverno sem pinhão e quentão,  sem graça. Obrigado
Curitiba é um tesão! Nem te conto!

PARA ACESSAR OU FAZER O SEU COMENTÁRIO CLICK AQUI: