domingo, 10 de março de 2013

100 anos da artista Tomie Ohtake


Exposição ‘Correspondências’ celebra 100 anos da artista Tomie Ohtake








Em comemoração aos 100 anos da artista nipo-brasileira Tomie Ohtake, o Instituto Tomie Ohtake recebe mostra "Correspondências" com obras abstratas nas mais de seis décadas de carreira da homenageada, até 24 de março.
A exposição relaciona as semelhanças e diferenças na cor, gesto e textura em quadros feitos desde a década de 50 de Ohtake com trabalhos de 43 artistas brasileiros contemporâneos, como Mira Schendel, Hércules Barsotti, Cildo Meireles e Nuno Ramos.
Essa é a primeira das três exposições que acontecem esse ano em celebração ao centenário de Tomie Ohtake preparadas pelo Instituto. A segunda está prevista para o final do 1º semestre e a última em novembro, junto com o aniversário da artista (21/11).






Características do abstratismo, as esculturas da artista podem ser encontradas em vários pontos da cidade, como "Escultura" na Av. 23 de maio, em comemoração aos 80anos da imigração japonesa, a arquitetura no Teatro do Auditório Ibirapuera, as pastilhas vitrificadas na estação Consolação do metrô, entre outras.
Serviço:
Tomie Ohtake - Correspondências
Data: até 24 de março.
Horário: terça a domingo, das 11h às 20h.
Local: Instituto Tomie Ohtake.
End.: R. dos Coropés, 88 - Pinheiros.
Tel.: (11) 2245-1900.
Grátis
www.institutotomieohtake.org.br