sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

MARK KHAISMAN - ARTISTA DE FITA ADESIVA - Fonte: publicado em artes e ideias por diana guerra



MARK KHAISMAN - ARTISTA DE FITA ADESIVA

publicado em artes e ideias por 
Já alguma vez pensou em encomendar um auto-retrato seu que, em vez de ser pintado com tinta, seria feito através de fita adesiva? Mark Khaisman é um artista plástico que trabalha este material, pintando essencialmente cenas cinematográficas. Já foi arquitecto mas fartou-se porque a área não era suficientemente experimental...
  0 
 
  1  0
mark khaisman artista fita adesiva
A paixão pelo cinema levou o ucraniano Mark Khaisman a deixar a arquitectura de lado e a dedicar-se a uma coisa completamente nova: a arte de pintar com fita adesiva, de forma a que a sobreposição de camadas crie quadros originais, claro está, inspirados em imagens famosas de cinema.
A técnica é bastante simples de explicar: através da justaposição de um número diferente de camadas de fita adesiva, chega-se a sombras de intensidade distinta que, através da iluminação posterior, criam a ilusão de imagens reconhecíveis pelo espectador. Sendo um apaixonado pelo cinema, Khaisman recorre aos cenários dos seus filmes preferidos: O Anjo do Mal (de Jacques Lourcelles) e Os 39 Graus (de Alfred Hitchcock) são dois exemplos.
Khaisman chega a usar cem metros de fita e passa em média uma semana para realizar cada trabalho. Parte de um plano estruturado mas, a partir daí, o processo criativo pode levar a diversos caminhos, dependendo da motivação. Para ele, trabalhar com este material é como oscilar entre dois pólos - o do cálculo e o do aleatório - trabalhando para o fim último do reconhecimento, quer seja de uma sensação, de uma imagem ou de uma memória. Qualquer coisa como a existência de um trabalho de construção e desconstrução no mesmo quadro.
A inspiração para esta técnica surgiu-lhe da sua familiaridade com a pintura em vidro, que também tira proveito dos jogos de iluminação. Apercebeu-se, depois, que poderia continuar este diálogo com a luz, de uma forma completamente diferente, usando outros materiais além do vidro. Na fita adesiva encontrou a matéria-prima ideal para a projecção do seu trabalho.
Mark Khaisman reside actualmente em Filadélfia, Estados Unidos. Os seus quadros podem ser encomendados no seu website oficial. Enquanto que as reproduções de cenas cinematográficas previamente executadas custam 200 dólares, os quadros personalizados podem chegar aos 10 000.
mark khaisman artista fita adesiva
mark khaisman artista fita adesiva
mark khaisman artista fita adesiva
mark khaisman artista fita adesiva
mark khaisman artista fita adesiva
  0 
 
  1  0

diana
Sobre a autora: diana guerra é normalmente zote, mas dizem que também se interessa por arte, cultura e essas coisas óbvias. Saiba como fazer parte da obvious.


Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2010/01/mark_khaisman_artista_de_fita_adesiva.html#ixzz2J1egNZAD