terça-feira, 22 de janeiro de 2013

FÓRUM DAS ENTIDADES CULTURAIS CURITIBA - PARANÁ


TERÇA-FEIRA, 22 DE JANEIRO DE 2013

NOVA CONVOCATÓRIA - ASSEMBLÉIA GERAL - MUDANÇA DE DATA

Importante: Nota do FEC à comunidade artístico-cultural de Curitiba e Paraná

"O FEC, entendendo a importância do 1º encontro de representantes do setor artístico-cultural com o novo Presidente da Fundação Cultural de Curitiba, está fazendo uma nova alteração na data da Assembléia Geral: do dia 30/01 para o dia 05/02, terça-feira, em virtude do compromisso em Brasília com a Exma. Sra. Ministra Marta Suplicy, para o qual o Presidente da FCC Marcos Cordiolli foi convocado juntamente com o prefeito Gustavo Fruet.

PEDIMOS ÀS ENTIDADES, ARTISTAS E PRODUTORES CULTURAIS, QUE FAÇAM, COM A MÁXIMA URGÊNCIA, SEUS CADASTROS JUNTO A SEEC para que estejam habilitados a participar do PROFICE."

Link para o cadastro de entidades:

Cadastramento de Entidades Culturais - SEEC/PR

CONVOCATÓRIA

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

´FÓRUM DAS ENTIDADES CULTURAIS - CURITIBA/PARANÁ

Através da presente e para que surta seus efeitos práticos e legais, convocamos as entidades filiadas e artistas independentes do supra citado Fórum, para Assembleia Geral Extraordinária a realizar-se no dia 05/02/2013 (terça-feira) na sede do SOLAR DO ROSÁRIO, Largo da Ordem – Curitiba-PR, com a primeira convocação às 18h30 e segunda convocação às 19h00, com qualquer número de presentes.

PAUTA:

1ª PARTE – 19h às 20h30

- Informes sobre o Fundo Municipal à Cultura / Exercício 2011/2012;

- referendo dos nomes para comporem a Comissão de Análise de projetos do PROFICE;

- apresentação pelas Entidades dos critérios de avaliação por área para o PROFICE, PAIC (Fundo e Mecenato) e Conta Cultura.

2ª PARTE – 20h30 às 22h

- Explanação do Plano de Trabalho da nova Gestão da Fundação Cultural de Curitiba: Presidente Marcos Cordiolli.

- Perguntas e Respostas, mediante inscrições

FORUM DAS ENTIDADES CULTURAIS DE CURITIBA - PARANÁ

Rua Treze de Maio, 644 – CEP.: 80510-030 – Curitiba-PR.

Fones (41) 32641835 – 96472857 - 91152010

CNPJ.: 05.207.957/0001-27

REUNIÃO DA FEC E ARTISTAS COM O NOVO PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA

No dia 15 de janeiro de 2013, das 14h30 às 17h00, foi realizada reunião com o novo presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Sr. Marcos Cordiolli e o novo Superintendente da Fundação Cultural, Sr. Igor Barros Cordeiro, com a presença de coordenadores do FEC, Eliane Berger (Teatro), Waltraud Sekula (Artes Plásticas), Jewan Antunes (Teatro), Jul Leardini (Literatura), Grace Torres (Música), Roberto Innocente (Teatro e Ópera), Vanderlei Lopes (Dança), Romana Alexandra de Alexandre (Cooparte-Artesanato), e de vários representantes das áreas culturais: Estevan Silveira (AVEC-Audiovisual), Salete Sirino (AVEC-Audiovisual), Juliana Cortes (Musipar-Música), Mara Fontoura (Musipar-Música). Estas pessoas vieram livremente, atendendo convocatória geral, amplamente divulgada pelo FEC.

Ø Sr. Marcos Cordiolli foi informado da nova data agendada com sua secretária, para a Assembleia Geral do FEC, cuja data foi alterada para dia 30 de janeiro, a seu pedido. (Mudado novamente para dia 05 de fevereiro - veja nova postagem no blog).

Ø O novo presidente da FCC fez longo relato de suas intenções frente à pasta, informando que vai procurar fazer uma transição pacífica, para bem gerir os 91 equipamentos culturais da FCC. Até o final de Março/2013 deverá ter diagnóstico geral sobre a situação herdada. Disse que vai procurar manter as coisas boas das últimas gestões, mas vai focar mais em alguns setores, como: economia digital e criativa, carnaval, cultura negra, diversidade de gêneros e diversidade geral, etnias, idosos, portadores de necessidades especiais e juventude. Vai lançar editais focando na cultura negra, com consulta ao IMAP. Vai dialogar mais com a Associação dos Funcionários da FCC, criando certificação para estes funcionários em todos os espaços da FCC. Elaborará planos e diretrizes para a Cultura, a médio e longo prazo em parceria com o FEC e Entidades em Geral. Já contatou o MinC para aderir ao Sistema Nacional de Cultura, adequando a gestão e o Conselho Municipal de Cultura para uma participação efetiva no SNC. A luta corporativa o preocupa, vai procurar focar mais no coletivo do que no corporativo. Vai repensar a renúncia fiscal da cidade, pretendendo dividir o orçamento, sendo uma parte para a FCC gerir e outra metade para o incentivo fiscal, alegando responsabilidade frente às ações culturais do governo. Pretende avançar com a Lei de Incentivo Municipal, melhorando seu funcionamento e trazendo mais benefícios para a sociedade. Pretende continuar com editais de fomento à produção, mas vai incentivar bem mais editais de circulação, intercâmbio, apoio à museus, pesquisa, projetos de experimentação e autorais, não comerciais. Criar critérios para fortalecer os produtores locais, dando suporte para continuidade de trabalhos. Criação de Fundo de Fomento à Cultura Retornável, apoiando projetos que precisam se alçar ao grande mercado, não ficando apenas no circuito local. Vai lutar para possibilitar aos artistas viverem de seus trabalhos. Debater com os próprios produtores, numa pactuação, sobre as contrapartidas, diminuindo a rigidez hoje existente sobre este assunto, dando possibilidade, se for o caso, de até diminuir a quantidade de apresentações de eventos propostos nos projetos. Isso vai depender também de diálogos com as Secretarias de Educação e outras entidades. Alegou que não pretende parar os editais que já estavam aprovados, para não criar problemas, mas os próximos editais passarão por consulta pública, buscando o fomento à produção, desconcentração e circulação. Fará parcerias com outras prefeituras, inclusive internacionais. Fará convites para pessoas notáveis, críticos, etc, para que aproximem-se da produção local e ajudem na difusão de nossa cultura. Pretende transformar o atual processo de fomento num sistema digital algorrítmico, aos moldes do MinC, com upload e criação de sistema de informações culturais, etc., além de fazer um portal no estilo do “Currículo Lattes” para os artistas.

Ø O novo superintendente da FCC, Sr. Igor, fez apelo ao pacto da cultura, visando um avanço substancial da cultura local.

Ø Sr. Marcos Cordiolli ainda falou de seu interesse em incrementar várias ações, como: fazer emergir uma cultura ainda subterrânea na cidade, inclusive através do Portal do Futuro, proposto pelo atual prefeito eleito, Exmo. Sr. Gustavo Fruet. Vai propor a criação de 01 cineclube em cada escola de ensino médio e nas universidades da cidade. Pontos de leitura em tubos de terminais de ônibus. Revezamento entre artistas estabelecidos com artistas de periferia, um visitando o local do outro. Transformar Curitiba numa rota de grandes shows. Parcerias com todos os festivais, grandes eventos, bienais, etc. Valorizar o autoral (música, artesanato, etc.), criando portal de produtos culturais locais. Criação de centro de indicadores culturais, através de boletins, anuários, etc. Manter a Comissão de Carnaval ativa o ano todo, mantendo um edital de pré-carnaval e edital de desfile. Criação de curso de formação de proponentes e acompanhamento de projetos. Vai procurar se inteirar sobre a Arena Cultural, para possibilitar ações culturais durante a Copa do Mundo. Em relação à diversidade, vai defender todas as etnias, especialmente a cultura afro e minorias, fomento à festas culturais indígenas, ocupação cultural da Feira do Artesanato do Largo da Ordem, valorizando o setor e criando distinções entre os produtos. Criar um Festival Étnico do porte da Oficina de Música. O bailarino Vanderlei Lopes sugeriu atenção ao patrimônio do bonequeiro Dadá e do carnavalesco Ney Souzah. Sr. Cordiolli concluiu, dizendo que vai mapear acervos e dar atenção especial ao nosso patrimônio vivo.

PARTICIPE DA REUNIÃO COM O SR. MARCOS CORDIOLLI NO DIA 05 DE FEVEREIRO, ÀS 20H30, NO SOLAR DO ROSÁRIO. ENTRADA LIVRE. TODOS ESTÃO CONVIDADOS.