quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

FÓRUM NACIONAL DE CULTURA / Brasília DF.


PARANAENSES PARTICIPAM DO FÓRUM NACIONAL DE CULTURA
De 13 a 15 de dezembro foram realizados em Brasília-DF os Fóruns Nacionais Setoriais com representantes das diversas manifestações culturais de todas as regiões do Brasil.
O evento teve abertura da Ministra da Cultura Marta Suplicy e participação de João Roberto Peixe, secretário de Articulação Institucional do MinC e de Antonio Grassi, presidente da Funarte.

Os Fóruns têm como objetivo a renovação do Conselho Nacional de Política Cultural – CNPC que reúne um representante de cada Colegiado Setorial, entre eles: arte digital, arquitetura e urbanismo, design, artesanato, patrimônio material, patrimônio imaterial, culturas afro-brasileiras e arquivos, artes visuais, circo, culturas populares, culturas indígenas, dança, moda, música, teatro e livro, leitura e literatura.

Do Paraná, três pessoas representaram o setor de artes visuais: Sabine Feres Stanisca Koprik (Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná), Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto (Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná e Comissão de Assuntos Culturais da OAB/PR) e Denise Bandeira. Destes, todos foram eleitos membros titulares do novo Colegiado Setorial de Artes Visuais – CSAV.
Por uma questão de nomenclatura fixada pelo CNPC, Sabine Feres foi eleita pelo segmento Artístico, Luiz Gustavo Vidal pelo segmento da Produção e Denise Bandeira foi eleita pela região. 

Os titulares do Colegiado elegeram como titular de Artes Visuais do CNPC Davy Alexandrisky e Miguel Chikaoka como suplente. Toda o processo eleitoral foi acompanhado por Xico Chaves - Diretor do Centro de Artes Visuais da Funarte e também de Charles Narloch, atual representante das Artes Visuais do CNPC.

Aos 30 eleitos do Colegiados Setoriais (15 titulares e 15 suplentes) foram atribuídas uma série de funções, como discutir as políticas para cada setor, debater, analisar, acompanhar e fornecer subsídios ao plenário do Conselho para definição de políticas, diretrizes e estratégias dos respectivos setores culturais.

A relação dos eleitos sairá no Diário Oficial da União-DOU com o período do mandato de 2 anos, a partir de 2013. “O Colegiado Setorial de Artes Visuais, antiga Câmara Setorial de Artes Visuais, que tem sua trajetória iniciada em 2003,  tem como objetivo propor a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento e o fomento das artes visuais em todo o território nacional, mas enfatizando as peculiaridades e necessidades de cada segmento, bem com de cada região do país”, declarou Luiz Gustavo Vidal. 
PARANAENSES DAS ARTES VISUAIS PARTICIPAM DO FÓRUM NACIONAL DE CULTURA

Legenda foto Marta Suplicy (Crédito: LGVidal): Na abertura do evento, a ministra destacou a aprovação do Sistema Nacional de Cultura - SNC, que vai criar bases sólidas para a implantação de políticas culturais no país.
_______________________________________________________________________
Informações para a imprensa: Alice Varajão jornalista – Diretora de Conteúdo
alicevarajao2010@hotmail.com (41) 3342-6229/9991-0102.