domingo, 25 de novembro de 2012

"ARTES VISUAIS, LEITURA DE IMAGEM E ESCOLA"


"ARTES VISUAIS, LEITURA DE IMAGEM E ESCOLA"

Matéria compartilhada do: http://www.uepg.vwi.com.br/noticia/115/ARTES+VISUAIS,+LEITURA+DE+IMAGEM+E+ESCOLA
O livro "ARTES VISUAIS, LEITURA DE IMAGEM E ESCOLA"- Editora UEPG, tendo a profª Drª Ana Luiza Ruschel Nunes, lotada no departamento de Artes Visuais da UEPG,  teve seu lançamento em Ponta Grossa por ocasião do Prêmio Extensão Universitária, em 20 de novembro de 2012, no salão da Proex- UEPG.
A convite do Portal das Licenciaturas, Ana Luiza concede uma entrevista na qual os aspectos relevantes desta obra são destacados.
Portal: Qual foi o intuito de sua obra?
Ana Luiza: O intuito da obra foi o de agrupar e reunir narrativas investigativas com práticas de leitura múltiplas em especial pensando a instituição escola.
Portal: O que você pode nos dizer com relação à leitura de imagem e a escola?
Ana Luiza: Apreender a ler imagens e interpretá-las em sua visualidade, visibilidade e legibilidade é ainda uma questão tênue na escola. São apresentadas diferentes perspectivas do uso da imagem como forma de educação estética mas também de conceber a educação escolar que, através da leitura de imagem proporciona a compreensão crítica da arte visual e da visual cultura mais ampla, tão presente na sociedade.
Portal: Quais os aspectos que você pretendeu destacar, enquanto organizadora do livro?
Ana Luiza: Demos ênfase às narrativas investigativas.
Portal: Qual seu objetivo privilegiando este olhar?
Ana Luiza: Estas narrativas expostas nessa obra convidam os leitores a rever e reinventar o já instituído, visualizando possibilidades para a compreensão do campo de conhecimento em Artes Visuais, em especial, sobre a e da imagem e da leitura de imagem tendo como foco o campo da educação na escola. O percurso das narrativas refere-se à temática "Artes Visuais, leitura de imagem e escola" e reflete as preocupações demarcadas, num primeiro momento, no campo das Artes Visuais na particularidade imagem e num segundo momento, na relação das Artes Visuais e da leitura de imagem com a área da Educação na particularidade escola.
Portal: Portanto, há uma intencionalidade clara, não é mesmo?
Ana Luiza: Certamente! Esses momentos se entrelaçam e são processuais, tencionando referenciais que se põem a dialogar entre si e falam do outro, de nós e com os outros. Precisamos compreender as imagens, lê-las e interpretá-las como leitores críticos. As imagens muitas vezes têm a função de persuadir o leitor para formar o consumidor e se não soubermos ler e interpretar as imagens elas podem nos manipular e desumanizar. Mas a arte criativa do homem livre, humaniza porque está a serviço da formação humana humanizada, daí o significado das artes visuais como conhecimento que tem como objeto do mesmo - o humano.
Portal: Qual o público mais receptivo ao seu livro?
Ana Luiza. Pensei que seriam exclusivamente os pesquisadores, professores e artistas com formação na área de Artes Visuais e suas interfaces. Mas profissionais de áreas diversas como da Saúde, da Comunicação, de História, de Tecnologia, têm procurado o livro. Isso surpreende positivamente porque traduz a abrangência da temática na contemporaneidade. Entretanto, não há dúvida de que o interesse prepondera na área das Artes Visuais.
Portal: O lançamento de seu livro se deu por ocasião do Prêmio Extensão Universitária, em 20 de novembro de 2012, no salão da Proex, com expressiva participação no evento. O que foi para você este momento?
Ana Luiza: Uma satisfação pessoal muito grande. Houve a oportunidade de destacar o propósito maior desse livro e socializar essa produção científica em âmbito local. Compartilho o mérito desta obra com a instituição pela qual trabalho. O mérito dessa obra é da instituição em que trabalho.
Portal: Este livro já teve lançamento em outros momentos? 
Ana Luiza:Tive a oportunidade de lançar esse livro na ANPEDSul - UCS/RS; ANPAP/UERJ/RJ; no CONFAEB/UNESP/SP; na FEIRA DO LIVRO/UFPR/CURITIBA/PR; na FAP/UNESPAR/CURITIBA/PR;
Portal: O que mais lhe sensibiliza em relação ao livro ?
Ana Luiza: Me emociono muito em pensar o ensino das Artes Visuais na formação humana. Penso que o livro contribui nessa direção.
Portal:O que mais você gostaria de destacar?
Ana Luiza: Agradecer a Editora da UEPG e toda sua equipe e seu empenho em finalizar o livro. Aos autores do livro e da capa do mesmo.