quinta-feira, 22 de novembro de 2012

60 ANOS DA BANDA LYRA DOS CAMPOS


Banda Lyra dos Campos / 60 anos


Criada em 1952, a Banda Escola Lyra dos Campos tem como objetivo promover apresentações para a comunidade e ensinar jovens de todas as classes sociais, visando a formação de novos músicos. Seu fundador e primeiro regente foi o Maestro Paulino Martins Alves. A Banda iniciou suas atividades no subsolo da Prefeitura, em 1952, e hoje está provisoriamente instalada no Auditório C do Cine Teatro Ópera. Em breve estará no Centro da Música.
         Desde a sua fundação, estima-se que aproximadamente 700 alunos da Banda seguiram a carreira musical e hoje se encontram nas bandas de música do Exército, da Marinha, da Aeronáutica, em Conservatórios e Orquestras em nosso país. A Banda esteve presente em grandes inaugurações no Paraná: Usina Termelétrica de Figueira, Ponte Internacional da Amizade, Parque de Exposições Presidente Castelo Branco e Teatro Guaíra.



ImprimirEnviar por email
Formada por crianças, jovens e adultos, a Banda está dividida em duas unidades:
Escola da Banda
Conta com alunos, de 11 a 15 anos, que aprendem sobre teoria musical, execução de instrumentos e noções de disciplina. Quando as vagas são abertas, os alunos são submetidos a teste seletivo para integrar a Banda de Música.
Banda de Música
São ministradas aulas de teoria musical de ótimo nível, proporcionando um aprendizado que lhes oferece condições para prestar concursos em instituições musicais militares, universitárias e civis com grande chance de êxito. A Banda de Música subdivide-se em três formações:
Banda de Marcha - Participação em desfiles e em solenidades cívicas e militares. Neste conceito são executados somente hinos, dobrados e marchas militares.
Banda de Concerto - Apresentações em concertos em teatros, universidades, instituições beneficentes, feiras, inaugurações e em outros eventos em Ponta Grossa e em diversas cidades do estado. Nesta formação são executadas músicas clássicas e/ou populares conforme a natureza do evento.
Big-Band - Participação em concertos e eventos cuja natureza se aplique esta formação. Nesta modalidade são executadas músicas populares como boleros, baladas, tangos, blues, jazz.  O contingente é entre 20 a 25 alunos e é convidado um cantor ou cantora para compor a Big-Band.
Títulos mais recentes conquistados pela Lyra dos Campos:
  • 1º lugar na categoria Bandas Musicais no Campeonato Paranaense de Bandas e Fanfarras, realizado na cidade de Santa Fé, Paraná.
  • 1º lugar na categoria Bandas Musicais e campeã geral no Concurso de Bandas e Fanfarras na cidade de Rio Negro, Paraná.
  • Campeã geral no 6º Concurso Nacional de Bandas e Fanfarras realizado na cidade de Ponta Grossa.
  • 1º lugar na categoria Bandas Musicais e campeã geral no II Concurso de Bandas e Fanfarras realizado na cidade de Tibagi.
  • 1º lugar no Concurso de Bandas e Fanfarras realizado na cidade de Ponta Grossa, em 1996.
  • 1º lugar na categoria Bandas Musicais e campeã geral no 4º Concurso de Banda e Fanfarras realizado na cidade de Tibagi.
  • 1º lugar no Concurso de Bandas e Fanfarras promovido pela União Cívica Feminina Paranaense na cidade de Curitiba.
  • 1º lugar no Concurso de Bandas e Fanfarras promovido pela Federação Paranaense de Bandas e Fanfarras na cidade de Mandirituba.