|
| |
A ARTE E SUAS INSTITUIÇÕES
Rio de janeiro, 23 a 27 de setembro de 2013
Segunda-feira 23/09 |
| | Credenciamento a partir das 14h00 |
| | |
| | 16h00 |
| | Conferências de abertura |
| | |
| | Ulrich Grossman (Presidente do CIHA) |
| | Institutions for Art – Art for Institutions |
| | |
| | Peter Schneemann (Universidade de Berna/CIHA) |
| | Beholder and Public – Between Abstract Art Historical Reference and Target Group |
| | |
| | 19h00 |
| | Lançamento de livros Coquetel de confraternização |
| | |
| | |
| | Terça-feira 24/09 - manhã |
| | |
| | Mesa-redonda 1 | (9h00 – 10h45) Formas de exibição: lugares e estratégias (I) |
| | |
| | 9h00-9h15: |
| | Elisa de Souza Martinez (UnB/CBHA) |
| | Rembrandt e seu gabinete: naturalia e exotismo |
| | |
| | 9h15-9h30: |
| | Jens Baumgarten (UNIFESP/CBHA) |
| | A re-apropriação da arte colonial entre o local e o global: Brasil e Filipinas |
| | |
| | 9h30-9h45: |
| | Letícia Squeff (UNIFESP/CBHA) |
| | Exposições de arte no Brasil: modos de interpretação |
| | |
| | 9h45-10h00: |
| | Ana Maria Tavares Cavalcanti (UFRJ/CBHA) |
| | Crítica de arte e originalidade artística nos Salões de Paris (1861, 1882 e 1899) |
| | |
| | 10h00-10h15: |
| | Roberto Conduru (UERJ/CBHA) |
| | Brasil: terra de mágicos? |
| | |
| |
10h15-10h45:
|
| | Debate |
| | |
| | 10h45-11h00: |
| | Café |
| | |
| | |
| | Mesa-redonda 2 | (11h00 – 12h30) Formas de exibição: lugares e estratégias (II) |
| | |
| | 11h00-11h15: |
| | Vera Siqueira (UERJ/CBHA) |
| | Wanda Pimentel e o circuito expositivo brasileiro |
| | |
| | 11h15-11h30: |
| | Almerinda da Silva Lopes (UFES/CBHA) |
| | A Arte Experimental e Política de Paulo Herkenhoff |
| | |
| | 11h30-11h45: |
| | Marco Pasqualini (UFU/CBHA) |
| | A Galeria Whitechapel e a internacionalização da arte brasileira: duas exposições |
| | |
| | 11h45-12h00: |
| | Nara Cristina Santos (UFSM/CBHA) |
| | Arte Contemporânea: exibição/disponibilização em redes colaborativas/telemáticas |
| | |
| | 12h00-12h30: |
| | Debate |
| | |
| | |
| | Terça-feira 24/09 - tarde |
| | |
| | Mesa-redonda 3 | (14h00 – 15h45) Crítica e curadoria: construções de sentido |
| | |
| | 14h00-14h15: |
| | Bianca Knaak (UFRGS/CBHA) |
| | Construções de sentidos em curadorias de acervos artísticos institucionais |
| | |
| | 14h15-14h30: |
| | Helouise Costa (MAC/USP e CBHA) |
| | A fotografia moderna no Brasil: do fotoclubismo ao sistema de arte |
| | |
| | 14h30-14h45: |
| | Claudia Valladão de Mattos (Unicamp/CBHA) |
| | Hileia Amazônica no MASP: Arte e Ecologia na década de 70 no Brasil |
| | |
| | 14h45-15h00: |
| | Marília Andrés Ribeiro (UFMG/CBHA) |
| | A crítica institucional e a estética da existência |
| | |
| | 15h00-15h15: |
| | Ana Maria Albani de Carvalho (UFRGS/CBHA) |
| | Curadoria e potencialidade crítica na arte pós-autônoma |
| | |
| | 15h15-15h45: |
| | Debate |
| | |
| | 15h45 – 16h00: |
| | Café |
| | |
| | |
| | Mesa-redonda 4 | (16h00 – 17h30) Mestres e artistas: práticas, formação e ensino (I) |
| | |
| | 16h00-16h15: |
| | Ângela Brandão (UNIFESP/CBHA) |
| | Sobreposição de tarefas: uma leitura do Dicionário de Judith Martins |
| | |
| | 16h15-16h30: |
| | Elaine Dias (UNIFESP/CBHA) |
| | Le Breton entre Humboldt e Bachelier: referências para o ensino artístico brasileiro |
| | |
| | 16h30-16h45: |
| | Raquel Quinet Pífano (UFJF/CBHA) |
| | Felix da Costa e a Defesa da Nobreza da Pintura |
| | |
| | 16h45-17h00: |
| | Sonia Gomes Pereira (UFRJ/CBHA) |
| | Paisagem e Academia: Agostinho José da Mota |
| | |
| | 17h00-17h30: |
| | Debate |
| | |
| | |
| | Terça-feira 24/09 - noite |
| | |
| | 18h00 – 20h00 |
| | Apresentação presencial de pôsteres |
| | |
| | |
| | Quarta-feira 25/09 - manhã |
| |
|
| | Mesa-redonda 5 | (9h00 – 10h30) Narrativas e interpretações: inclusões e exclusões(I) |
| | |
| | 9h00-9h15: |
| | Cybele Vidal Neto Fernandes (UFRJ/CBHA) |
| | As estratégias da arte nas celebrações luso-brasileiras |
| | |
| | 9h15-9h30: |
| | Maraliz Christo (UFJF/CBHA) |
| | A Revolução Francesa no Chile e a pintura histórica de Raymond Monvoisin |
| | |
| | 9h30-9h45: |
| | Paulo Knauss (UFF/CBHA) |
| | Índios no salão: Louis Rochet e a escultura etnográfica entre a França e o Brasil |
| | |
| | 9h45-10h00: |
| | Mirian Nogueira Seraphim (IFMT/CBHA) |
| | Por uma cronologia das Artes Plásticas no Brasil do Dezenovevinte |
| | |
| | 10h00-10h30: |
| | Debate |
| | |
| | 10h30-11h00: |
| | Café |
| | |
| | |
| | Mesa-redonda 6 | (11h00 – 12h30) Imagens da arte e interpretações do passado (I) |
| | |
| | 11h00-11h15: |
| | Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho (CBHA) |
| | O programa escultórico da Catedral de Salvador – igreja do antigo Real Colégio da Bahia |
| | |
| | 11h15-11h30: |
| | Maria Elizia Borges (UFG/CBHA) |
| | Aspectos do revival egípcio e classicista na arte funerária brasileira |
| | |
| | 11h30-11h45: |
| | José Augusto Costa Avancini (UFRGS/CBHA) |
| | As Pinacotecas Municipais de Porto Alegre: A cidade na pintura de paisagem |
| | |
| | 11h45-12h00: |
| | Renato Palumbo Dória (UFU/CBHA) |
| | Retratos à Margem: imagens invisíveis da arte no Brasil |
| | |
| | 12h00-12h30: |
| | Debate |
| | |
| | |
| | Quarta-feira 25/09 - tarde |
| | |
| | Mesa-redonda 7 | (14h00 – 15h45) Inventários, coleções e arquivos |
| | |
| | 14h00-14h15: |
| | Maria Inez Turazzi (IPHAN/CBHA) |
| | Entre negociações e disputas: a doação da coleção Geyer ao patrimônio público |
| | |
| | 14h15-14h30: |
| | Neiva Maria Fonseca Bohns (UFPel/CBHA) |
| | A vitrine invisível. Um estudo sobre o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo |
| | |
| | 14h30-14h45: |
| | Mônica Zielinsky (UFRGS/CBHA) |
| | História da arte como instituição e como arquivo. A pintura de Marilice Corona |
| | |
| | 14h45-15h00: |
| | Sandra Makowiecky (UDESC/CBHA) |
| | Experiências intermitentes: arquivos, inventários e coleções em Santa Catarina |
| | |
| | 15h00-15h15: |
| | Maria do Carmo Freitas Veneroso (UFMG/CBHA) |
| | Livros de artista: seu lugar de produção e difusão no campo da arte contemporânea |
| | |
| | 15h15-15h45: |
| | Debate |
| | |
| | 15h45 – 16h00: |
| | Café |
| | |
| | |
| | Mesa-redonda 8 | (16h00 – 17h30) Mestres e artistas: práticas, formação e ensino (II) |
| | |
| | 16h00-16h15: |
| | Adalgisa Arantes Campos (UFMG/CBHA) |
| | Aprendizagem artística, pintura colonial mineira, pintores coloniais |
| | |
| | 16h15-16h30: |
| | Luiz Alberto Ribeiro Freire (UFBA/CBHA) |
| | As maquinetas dos Humildes como representação do universo religioso feminino |
| | |
| | 16h30-16h45: |
| | Ana Mae Barbosa (USP/CBHA) |
| | Cecília Meireles e o Ensino da Arte: o cinema e a educação infantil |
| | |
| | 16h45-17h00: |
| | Angela Ancora da Luz (UFRJ/CBHA) |
| | O ateliê de Bandeira de Mello. Lugar de memória, de práticas e formação de mestres |
| | |
| | 17h00-17h30: |
| | Debate |
| | |
| | |
| | Quarta-feira 25/09 - noite |
| | |
| | 18h00 – 20h00 |
| | Conferências |
| | |
| | Glória Ferreira (UFRJ) |
| | A querela da abstração e a formação dos museus de arte moderna no Brasil, anos 40 |
| | |
| | Silvia Dolinko (Instituto Torquato de Tella) |
| | El Instituto Di Tella y su programa de modernización cultural y experimentación artística en Buenos Aires en los años sesenta. Devenir de un proyecto institucional y actualidad de un archivo |
| | |
| |
Jantar por adesão
|
| | |
| | |
| | Quinta-feira 26/09 - manhã |
| | |
| | Mesa-redonda 9 | (9h00 – 10h45) Instituições, fronteiras e marginalidade |
| | |
| | 9h00-9h15: |
| | Paula Ramos (UFRGS/CBHA) |
| | MAC-RS: 21 anos de algumas conquistas, muitas crises e permanentes indefinições |
| | |
| | 9h15-9h30: |
| | Sílvia Miranda Meira(USP/CBHA) |
| | A reflexão crítica como estratégia e proposição da Jovem Arte Contemporânea no MAC da USP nos anos 60 |
| | |
| | 9h30-9h45: |
| | Dária Jaremtchuk (USP/CBHA) |
| | CONTRABIENAL: exposição impressa ou manifesto político? |
| | |
| | 9h45-10h00: |
| | Emerson Dionísio Gomes de Oliveira (UnB/CBHA) |
| | O público como instituição: interdependência e criação na arte contemporânea |
| | |
| | 10h00-10h15: |
| | Maria Angélica Melendi (UFMG/CBHA) |
| | Ocorrências de arte contemporânea na natureza habitada |
| | |
| | 10h15-10h45: |
| | Debate |
| | |
| | 10h45-11h00: |
| | Café |
| | |
| | |
| |
Mesa-redonda 10 | (11h00 – 12h30) Narrativas e interpretações: inclusões e exclusões(II)
|
| | |
| | 11h00-11h15: |
| | Marize Malta (UFRJ/CBHA) |
| | A trivialidade da arte em casa: a coleção artística do Museu Casa de Rui Barbosa |
| | |
| | 11h15-11h30: |
| | Ana Gonçalves Magalhães (MAC/USP e CBHA) |
| | Bienal de São Paulo/MAM: Revisitando a Constituição de um Acervo Modernista |
| | |
| | 11h30-11h45: |
| | Felipe Soeiro Chaimovich (FAAP) |
| | Os museus de arte moderna e o conceito de moderno |
| | |
| | 11h45-12h00: |
| |
Rosana Pereira de Freitas (UFRJ/CBHA)
|
| | Orientalismo de vanguarda |
| | |
| | 12h00-12h30: |
| | Debate |
| | |
| | |
| | Quinta-feira 26/09 - tarde |
| | |
| | Mesa-redonda 11 | (14h00 – 15h45) Crítica e curadoria: construções de sentido |
| | |
| | 14h00-14h15: |
| | Ana Paula Nascimento (Pinacoteca do Estado de São Paulo/CBHA) |
| | A contribuição editorial de Virgílio Maurício no jornal Gazeta de Notícias em 1923 |
| | |
| | 14h15-14h30: |
| | Maria Lúcia Bastos Kern (PUC/RS e CBHA) |
| | A Revista Martín Fierro e o projeto de arte moderna |
| | |
| | 14h30-14h45: |
| | Maria Luisa Luz Távora (UFRJ/CBHA) |
| | A Gravura Informal no RESUMO - JB (1963-1972) |
| | |
| | 14h45-15h00: |
| | Maria de Fátima Morethy Couto (Unicamp/CBHA) |
| | Rejeições ao pop: arte e crítica na América Latina dos anos 1960 |
| | |
| | 15h00-15h30: |
| | Debate |
| | |
| | 15h30 – 16h00: |
| | Café |
| | |
| | |
| | Mesa-redonda 12 | (16h00 – 18h00) Imagens da arte e interpretações do passado (II) |
| | |
| | 16h00-16h15: |
| | Sheila Cabo Geraldo (UERJ/CBHA) |
| | Transversalização da arte e da história |
| | |
| | 16h15-16h30: |
| | Ângela Maria Grando Bezerra (UFES/CBHA) |
| | Persistência do passado na arte presente de Bill Viola |
| | |
| | 16h30-16h45: |
| | Paulo Silveira (UFRGS/CBHA) |
| | Reavaliando um insucesso de Ulises Carrión: o caso “O roubo do ano” |
| | |
| | 16h45-17h00: |
| | Stéphane Huchet (UFMG/CBHA) |
| | Os três passados/clichês de Vik Muniz: a participação, a iconografia e o artista |
| | |
| | 17h00-17h30: |
| | Debate |
| | |
| | |
| | Quinta-feira 26/09 - noite |
| |
|
| | Conferências de encerramento | (18h00 – 20h00) |
| | |
| | Chantal Georgel (Institut National d’Histoire de l’art) |
| | O papel das coleções particulares na história das instituições museais na França |
| | |
| | Philipe Sénéchal (Institut National d’Histoire de l’art) |
| | Publier ce que l'on vend : le marchand d'art ancien et son réseau scientifique |
| | |
| | |
| | Sexta-feira 27/09 - manhã |
| | |
| | Assembleia do CBHA | (09h30-12h00) |