quinta-feira, 19 de maio de 2016

ESPAÇO CULTURAL DO HOSPITAL IPO - EXPOSIÇÃO "AURORA BOREAL" DE FERNANDA ALONSO


Foto: Divulgação
A artista Fernanda Alonso e suas obras.

Aurora Boreal batiza a mostra e a nova série da artista visual Fernanda Alonso, que também
 é arquiteta e engenheira de segurança do trabalho.

Inspirada neste típico e sazonal fenômeno das regiões polares, seus trabalhos comungam
 em movimentos e similaridade de cores com o evento, resultando em uma explosão
 de acrílicas, que como o magnetismo terrestre e ventos solares, gênese das auroras, 
refletem nos seus bidimensionais o ar e as nuances policromáticas que imantam de sua
 paleta, formando faturas e manchas plásticas que interagem entre si e geram novos 
padrões visuais abstratos, que ao olhar do observador podem sugerir 
paisagens contemporâneas.  

Foto: Divulgação
Fernanda iniciou sua experiência artística aos oito 
anos de idade. Durante sua trajetória 
experimentou diversas técnicas e estilos. 
Apaixonada por arte contemporânea, identificou­se
 com o abstracionismo que em suas telas 
reflete sua personalidade forte.

Seus trabalhos ambientalizam e compõem 
contextos, satisfazendo a demanda de 
arquitetos e designers. Participou de diversos 
eventos e exposições de arte pelo Brasil. 
Atualmente freqüenta o curso de extensão a
Prática da Cor na Escola de Belas Artes do Paraná.
Ao longo dos anos recebeu orientação de 
renomados professores, sendo alguns deles:
Carla Schwab, Ana Müller e Edilson Viriato 
que contribuíram para evolução e descoberta 
de sua própria linguagem visual.

Curadoria: Eloir Jr.
Orientação Carla Schwab


Foto: Divulgação
AB-FA 01


Foto: Divulgação
AB-FA 06

Foto: Divulgação



SERVIÇO:

Exposição: “AURORA BOREAL” por Fernanda Alonso
Local: Espaço Cultural do Hospital IPO
Visitação: 20/05/2016 a 20/08/2016 
Horário Livre
Endereço: Avenida República Argentina, 2069 - Água Verde
Térreo
41 – 3314-1500
Curitiba-PR



Logo: Divulgação


Compartilhado: http://sztukacuritiba.blogspot.com.br

EXPOSIÇÃO "SONHANDO COM O PARANÁ" no Museu Paranaense.


No últim dia 17 de maio aconteceu a abertura da Exposição “Sonhando com o Paraná”, com curadoria de Carlos Zemek. A mostra coletiva faz parte da 14ª Semana Nacional dos Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), e reuni pintura, poesia e arte digital e permanece até 17 de julho de 2016. 



A exposição tem como objetivo mostrar e incentivar diferentes leituras sobre as cidades do Paraná. As pinturas são de artistas plásticos cujos trabalhos têm estilos próprios e mostram seus olhares peculiares sobre algumas cidades paranaenses. No total, são 18 telas de 13 artistas, sendo eles: Carlos Zemek, Dirce Polli, Di Magalhães, Eloir Jr., Isabel Sprenger Ribas, Ivani Silva, Liana Maria, Maria Antonieta Gonzaga Teixeira, Naotake Fukushima, Osmar Carboni, Roberto Bona, Rogério Bittencourt e Van Zimerman, que retratam as paisagens, a arquitetura, os costumes, as personalidades do mundo cultural, literário e artístico do Paraná.
A mostra foi recepcionada pelo Secretário da Cultura do Estado, Sr. João Luiz Fiani, o Diretor do Museu Paranaense, Sr. Renato Augusto Carneiro Junior, o Presidente da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná, Osmar Carboni, o Curador da mostra, Carlos Zemek, colaboradores do Museu, convidados e artistas presentes. 

Curador da Mostra Carlos Zemek e o Artista Eloir Amaro



Em outra parte da mostra, a mistura de poesia e arte digital possibilita aos visitantes realizar uma leitura dupla – de texto e imagem. Cada poeta convidado para a mostra escolheu uma cidade do Estado para homenagear em versos. Os poemas foram ilustrados com arte digital por Carlos Zemek, e emoldurados especialmente para a exposição.

Artistas Maria Antonieta Gonzaga, Carla Schwab e Eloir Junior.

São homenageadas as seguintes cidades: Caiobá, Cascavel, Castro, Cianorte, Curitiba, Foz de Iguaçu, Guarapuava, Lapa, Londrina, Mandirituba, Maringá, Morretes, Paranaguá, São José dos Pinhais, Toledo, União da Vitória, Ponta Grossa e Querência do Norte.




Colaboradores: Eloir Amaro (proprietário), Isabel Furini, Carlos Zemek e Carla Schwab.

terça-feira, 10 de maio de 2016

Por que obras de arte são tão caras?

Por que obras de arte são tão caras?

Para começar, temos que encarar que o valor tem pouca relação com a complexidade da obra e/ou as habilidades do artista, tampouco o valor dos materiais que ele usou.

 Então o que as tornam tão caras?

O que não é novidade pra ninguém, é o renome do artista, a marca que sua assinatura atribui na obra.
É só associar com pessoas que tomam café no Starbucks, ou preferem comprar um Iphone ao invés de um smartphone de qualquer outra marca, você adquire mais do que o produto, você é inserido num grupo e tem o reconhecimento dos integrantes desse círculo.
“Quando um artista se torna uma marca, o mercado tende a aceitar como legítima qualquer coisa que ele apresente” diz Don Thompson, economista, colecionador e autor de O Tubarão de 12 milhões de dolares.

Don Thompson e seu precioso TubarãoDon Thompson

 Quando viram marca, os artistas adquirem o toque de Midas, capaz de transformar qualquer coisa em ouro (quando digo qualquer coisa, é qualquer coisa mesmo! Basta olhar (ou cheirar) as criações do inglês Chris Ofili, feitas com COCÔ de elefante, vendidas por mais de R$ 5 milhões).

chris ofili
Chris Ofili

Mas como o artista ganha esse toque de Midas?

Com o suporte de gente especializada em lançar marcas e gerenciar valores.
Contam também com pessoas que valorizem suas obras. Por exemplo, Hirst recebeu ajuda do inglêsCharles Saatchio grande colecionador de nossa época, tão reconhecido que ele consegue transferir prestígio aos produtos que consome.
“Um artista pode ser citado em artigos na imprensa como ‘colecionado por Saatchi’ ou ‘cobiçado por Saatchi’, explica Thompson, “e cada uma dessas referências provavelmente aumentará o preço de suas obras”.

Ok, mas como Saatchi consegue valorizar tanto o artista?

Primeiro ele investe em novatos, compra a produção deles que ainda é um valor baixo.
Quando a notícia de que Saatchi está comprando se espalha, devido ao prestígio dele, os valores aumentam e ele vende as obras por um preço mais alto
A segunda estratégia consiste em emprestar os quadros para museus e galerias, que ajudam a aumentar os preços com exposições.
“Os museus são independentes do processo do mercado e por isso raramente têm seus juízos questionados” conta Thompson.

O Charles Saatchi
O Charles Saatchi

Há outros modos de valorizar uma obra:

Quanto menor o número de cópias, mais valorizada ela fica. A obra batizada também ganha um ponto em seu valor.
A obra de um artista que morreu é super valorizada, pelo fato de ser algo único, por mais que alguém consiga reproduzir uma Mona Lisa tão bem quanto o Leonardo Da Vinci, ela nunca terá o mesmo valor.
É como se fosse um simples colar passado de nossa avó pra nossa mãe e depois pra gente, existem colares iguais, mas eles não foram usados pela nossa avó.
E claro, se existem pessoas que podem/querem gastar milhões em arte, sempre terão obras custando esses valores que achamos ser um absurdo.

Veja 4 obras que todo mundo fala que consegue fazer igual, mas vale milhões:



No. 5, 1948 - Jason Pollock No. 5, 1948 por Jason Pollock  – 160,8 milhões de dólares

Woman III, por Willem de Kooning - 154,5 milhões de dólares
Woman III, por Willem de Kooning – 154,5 milhões de dólares

Nu, folhas e busto, de Pablo Picasso - 113,3 milhões de dólares
Nu au Plateau de Sculpteur, de Pablo Picasso – 113,3 milhões de dólares

Orange, Red, Yellow por Rothko - : 86,9 milhões de dólares Orange, Red, Yellow por Rothko – 86,9 milhões de dólares



domingo, 8 de maio de 2016

08 de maio - Dia do Artista PLástico

Oito de Maio é a data que celebra uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade: a pintura. No mundo contemporâneo os artistas plásticos não são somente reconhecidos por suas pinturas, ela transcende e se ocupa além das telas. Estão em tridimensionais, vídeo artes, fotografias e demais suportes e ocupações artísticas, onde o limite é a criatividade.  


 Origem do Dia do Artista Plástico O Dia do Artista Plástico surgiu para homenagear o pintor brasileiro José Ferraz de Almeida Junior, considerado um ícone entre os nomes mais importantes das artes plásticas no século XIX, no Brasil, considerado o precursor do regionalismo brasileiro. José Ferraz de Almeida nasceu no dia 8 de maio de 1850, na cidade de Itu, interior de São Paulo e foi assassinado em 13 de novembro de 1899.

Homem picando fumo

José Ferraz de Almeida Júnior provavelmente foi o primeiro artista plástico brasileiro a retratar nas telas o homem do povo em seu cotidiano, em contraste com a monumentalidade que até então predominava nas artes plásticas do Brasil. A forma inovadora como tratava a luz é ainda hoje comentada e apreciada. Em sua honra, o dia do Artista Plástico Brasileiro é comemorado a 8 de Maio, dia do nascimento do pintor. 
Apenas em 1950 que o dia 8 de maio passou a ser oficialmente declarado o Dia do Artista Plástico Brasileiro. 

sábado, 7 de maio de 2016

Arthur Bispo do Rosário - O filme "O Senhor dos Labirintos"

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Nascido em 1909 na cidade Japaratuba, em Sergipe, Arthur Bispo do Rosário se mudou em 1926 para o Rio de Janeiro, onde se alistou na Escola de Aprendizes da Marinha. Além de marinheiro, era pugilista e acabou sendo contratado pela Light para ser lavador de bonde e borracheiro. Depois de sofrer um acidente de trabalho, processou a empresa e foi defendido pelo advogado Humberto Magalhães Leoni, na casa de quem passou a trabalhar fazendo todo tipo de afazeres domésticos. Até que na noite de 22 de dezembro de 1938, Bispo passou a ser assombrado por misticismos e alucinações.
É esta a história real que conta o filme O Senhor dos Labirintos, dirigido pelo pernambucano Geraldo Motta, que estreia nesta quinta-feira (11) em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e em Aracaju. Baseado no livroArthur Bispo do Rosário - O Senhor do Labirinto (Ed. Rocco, 192 págs.), de Luciana Hidalgo, o longa-metragem apresenta o universo paralelo criado por Bispo durante os 50 anos em que ficou confinado na colônia psiquiátrica Juliano Moreira, no Rio de Janeiro.
A interpretação do ator Flávio Bauraqui no papel principal é minuciosa e emocionante. Diagnosticado como esquizofrênico-paranoico, Bispo tinha certeza de que era a nova representação de Jesus Cristo na Terra e sua arte compunha o cenário do "castelo" que construiu em seu quarto no hospício, onde só entrava quem fosse capaz de ver sua aura. Com a simpatia de funcionários da instituição, especialmente de Wanderley (Irandhir Santos), o artista tinha acesso a agulhas, tesouras, ferramentas e tudo o que precisasse para fazer seus mantos, bordados e assemblages.
A trama toda se desenrola em torno de sua obsessão religiosa, de sua produção artística e da amizade com o guarda Wanderley e com a psicóloga estagiária (Maria Flor). O filme resgata a importância do artista pobre, negro, nordestino e com problemas mentais cujos trabalhos foram exibidos ao público pela primeira vez em 1989, em uma exposição coletiva realizada no Parque Lage.
Depois de sua morte, ocorrida no mesmo ano, toda a obra de Arthur Bispo do Rosário foi tombada e transformada em patrimônio histórico pelo Instituto Estadual de Patrimônio Artístico e Cultural do Rio de Janeiro. Depois, muitas de suas peças foram expostas em museus brasileiros e estrangeiros, como o Jeu de Paume, em Paris, e o Victoria and Albert Museum, Londres, além de representarem o Brasil na Bienal de Veneza e na 30ª Bienal de Arte de São Paulo.
O filme vale o ingresso só pela interpretação dos atores principais, pelo cenário absolutamente convincente e, claro, pela história de Bispo. Os problemas evidentes com a maquiagem fazem com que os telespectadores não se convençam da idade avançada de Bispo e Wanderley ao final do longa. Mas nem isso tira o brilho do filme, que mostra a íntima relação entre a arte e a loucura de um personagem fundamental para a cultura brasileira.


O Senhor do Labirinto
Direção: Geraldo Motta
Co-direção: Gisella de Mello
Roteiro: Geraldo Motta, Luciana Hidalgo
Fotografia: Kátia Coelho
Montagem: Karen Akerman
Direção de arte: Sérgio Silveira
Figurino: Simone Aquino
Trilha sonora: Egberto Gismonti
Som: Toninho Muricy
Produtores: Monica Faria, Luiz Otero, Elisa Tolomelli
Elenco: Flávio Bauraqui, Irandhir Santos, Maria Flor, Odilon Esteves, Eriberto Leão, Luiz Carlos Reis, Rodrigo Riszla, Edlo Mendes, José Carlos Ngão, Andrea Villela, Diane Velôso
Duração: 80 minutos

quinta-feira, 5 de maio de 2016

ARS, GRATIA, ARTIS .... Dia do Artista Plástico ....



Exposição Cultural Comemorativa ao Dia do Artista Plástico Espaço Cultural do Shopping Jardim das Américas “ARS, GRATIA ARTIS” Arte, pela Arte “Ars, Gratia Artis”, do latim, “Arte, pela Arte”, batiza a exposição cultural comemorativa ao Dia do Artista Plástico no Brasil. 


Oito de Maio é a data que celebra uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade: a pintura. No mundo contemporâneo os artistas plásticos não são somente reconhecidos por suas pinturas, ela transcende e se ocupa além das telas. Estão em tridimensionais, vídeo artes, fotografias e demais suportes e ocupações artísticas, onde o limite é a criatividade.  
Com curadoria de Eloir Jr. e Kézia Talisin, e orientação de Carla Schwab, 17 artistas paranaenses realizaram releituras de grandes nomes da História da Arte nacional e mundial. As obras apresentadas em pinturas, desenhos, fine art, aquarelas e instalações artísticas não são somente reproduções, mas sim, o resultado minucioso de uma interpretação daquilo que se vê, originando uma nova criação dentro da técnica e linguagem visual de cada artista, uma análise da própria concepção, ou seja, a “arte, pela arte”. 
Artistas participantes: Ana Lectícia Mansur, Ana Müller, Carla Schwab, Cecifrance Aquino,  Eloir Jr., Kézia Talisin, Luiz Felix, Márcio Prodócimo, Mônica Pailo, Noeli Tarachuka, Raquel Frota, Rodney Rauth, Ruth Mara
Artistas convidados: 
Celso Parubocz, Malu Azevedo, Oswaldo Fontoura Dias e Tânia Leal. 






SERVIÇO: ARS, GRATIA ARTIS – 
Exposição Comemorativa ao Dia do Artista Plástico 
Local: Espaço Cultural do Shopping Jardim das Américas 
Visitação: 15/04 a 31/05/2016 em horário comercial do Shopping Coquetel Comemorativo a data do dia do Artista: 10/05, terça-feira, às 19h30min Endereço: Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63 – Jd. das Américas - 1º. Piso Telefone: 41 – 3366-5885 Entrada Franca 

 Origem do Dia do Artista Plástico O Dia do Artista Plástico surgiu para homenagear o pintor brasileiro José Ferraz de Almeida Junior, considerado um ícone entre os nomes mais importantes das artes plásticas no século XIX, no Brasil, considerado o precursor do regionalismo brasileiro. José Ferraz de Almeida nasceu no dia 8 de maio de 1850, na cidade de Itu, interior de São Paulo e foi assassinado em 13 de novembro de 1899. Apenas em 1950 que o dia 8 de maio passou a ser oficialmente declarado o Dia do Artista Plástico Brasileiro. 

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EXPOSIÇÃO COLETIVA na ESTAÇÃO ARTE,

Neste dia 05 de Maio, ás 20 horas abriu a EXPOSIÇÃO COLETIVA na ESTAÇÃO ARTE,
Comemorativa a 14ª Semana Nacional dos Museus, realização da Fundação Municipal de Cultura.

Um total de 1.236 museus e instituições culturais brasileiras confirmaram sua participação na 14ª Semana Nacional de Museus, que acontecerá entre os dias 16 e 22 de maio com o tema Museus e paisagens culturais.

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para celebrar o Dia Internacional de Museus (18 de maio).

No período, os museus brasileiros são convidados pelo Ibram a desenvolver programação especial em torno de um tema inspirador. A concertação de programações culturais enfatiza importância da ação como instrumento de ampliação do acesso à cultura e de visibilidade dos museus.


Participam da exposição os artistas Beto Carlinhos, Celso Parubocz, Daniel Masetto, Delmy Kapp, Edinaldo de Paula, Fátima Lourenço, José Henrique Rodrigues, Lenita Stark, Luiza Antonieta Taques, Manosso, Mara Toledo, Marcelo Schimaneski, Marco Hansen, Marga Cominato, Marilda Martincoski, Neucy Martins, Ozires Guimarães, Peterson Strack, Roberto Rodrigues, Rosane Volpi, Rute Yumi Onnoda, Sebastião Natálio, Sidnei Mariano, Solange Leminski, Veraliz Cominato (in memoriam), Zelinda Oliveira e Zunir Andrade.

Nesta exposição estou participando com uma obra retratando o belíssimo Espaço Cultural de nossa região a Sesmaria Fazenda Capão Alto ...


O Espaço é aberto para visitação de segunda  a sexta feira das 9 às 18 horas e fica na Benjamim Constant, ao lado do terminal central. Entrada gratuita. 



Artista Marcelo Schimaneski, Patricia Ecave, Presidente da Fundação municipal de Cultura e Celso.









Celso Parubocz, Artista Solange Leminski e o Grande Mestre Sidney Mariano.

A Estação Arte fica localizada na esquina da Rua Benjamin Constant com a Avenida Vicente Machado, em frente ao Terminal Central. 
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30. Visitas monitoradas podem ser agendadas pelo telefone (42) 3901-1209. A entrada é gratuita.

sábado, 23 de abril de 2016

DIA MUNDIAL DO LIVRO E DIA DO AUTOR – 23 DE ABRIL.


Tudo começou na Catalunha, Espanha, em 1926. Um editor local propôs a data em homenagem à Cervantes, o criador do Dom Quixote. Em 1930 a celebração passou a ocorrer no dia 23 de abril, data da morte de Cervantes. 




Em 1995, a UNESCO estabeleceu a data oficialmente como o Dia Mundial do livro e do direito de autor, já que o mesmo dia também marcava o nascimento e falecimento de outros autores importantes, inclusive William Shakespeare, que também faleceu no mesmo ano que Cervantes: 1616.

Mas Cervantes e Shakespeare não compartilhariam o último dia de vida e primeiro dia de imortalidade sem a ajuda do destino: Cervantes na verdade morreu no dia 22 e foi enterrado no dia 23, que, com o tempo, popularizou-se como a data “oficial”. E em 1616, a Espanha adotava o Calendário Gregoriano e a Inglaterra o calendário Juliano, que têm 10 dias de diferença. Porém, é melhor um mundo em que Cervantes e Shakespeare estão unidos do que separados, não?







E o que Cervantes tem a ver com o direito de autor?
Quando Cervantes viveu, não existiam as leis de direitos autorais modernas. Assim, após o sucesso da publicação da primeira parte do Quixote, um autor desconhecido usando o pseudônimo Alonso Fernández de Avellaneda publicou uma continuação, que também fez sucesso e continha vários ataques à Cervantes. O resultado é que Cervantes utilizou da sua segunda parte para responder esses ataques, ironizar e desautorizar a obra de Avellaneda.

E apesar do sucesso de ambas as partes de Don Quixote e até mesmo da continuação apócrifa de Avellaneda, Cervantes jamais conseguiu independência financeira com o seu trabalho autoral, sendo obrigado a realizar toda forma de trabalhos alternativos para se sustentar ....




segunda-feira, 18 de abril de 2016

III FESTIVAL NACIONAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS


Acontece em Ponta Grossa o III FESTIVAL NACIONAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS

Com o tema ‘Para contar e cantar os saberes ancestrais’,

O III Festival Nacional de Contadores de Histórias de Ponta Grossa será realizado no período
de 18 a 20 de abril de 2016, tendo como eixos temáticos:
ANCESTRALIDADE E DIVERSIDADE CULTURAL REGIONAL.


Neste período serão desenvolvidas as seguintes atividades:

Dia 17 de abril – Acolhida: Recepção dos contadores nacionais, palestrantes e oficineiros - Confraternização;
Dia 18 de abril - Momento didático e interativo: com Falas Interativas, Oficinas, Debates e II Jornada Nacional de Práticas Narrativas;
Dias 19 e 20 de abril – Maratona de Contos: sessões narrativas em teatros, escolas, instituições sociais e outros espaços comunitários.


 Estão participando do evento profissionais palestrantes e oficineiros alinhados com a arte narrativa, contadores de histórias nacionais, locais e comunidades étnicas paranaenses.
 As atividades serão direcionadas aos contadores de histórias, educadores, acadêmicos, alunos de cursos técnicos e contra turnos, alunos da Educação Infantil, Fundamental e Média, profissionais afins, grupos da Terceira Idade e comunidade em geral.
Atividades extensivas serão igualmente realizadas em municípios da região Campos Gerais e Centro Sul, envolvendo oficinas e maratona de contos.

Programação completa neste link:

http://www.youblisher.com/p/1386121-Guia-de-Programacao-III-Festival-Nacional-de-Contadores-de-Historias